Quais as habilidades para quem busca trabalho depois dos 50 anos?

trabalho depois dos 50 anos

Já faz alguns anos que o mercado passou a combater o etarismo e dar mais espaço para o profissional que busca trabalho depois dos 50 anos. As empresas precisam da experiência e do know how desses colaboradores, logo até processos seletivos específicos para contratá-los são desenvolvidos atualmente. 

Assim como em todo processo seletivo, existem critérios para contratação e características que são mais procuradas em profissionais mais experientes. conhecer quais são as demandas do mercado vai te ajudar a obter essa recolocação o mais rapidamente possível. 

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Neste artigo, você conhecerá quais são as 6 habilidades principais que tornam profissionais com mais de 50 anos atraentes para o mercado!

As 6 habilidades essenciais para quem deseja trabalho depois dos 50 anos

1 – Inteligência emocional

Normalmente, profissionais que acumulam muitos anos de experiência na carreira sabem como se comportar em situações de tensão extrema, possuem mais confiança ao encarar desafios difíceis e não deixam a emoção falar mais alto do que a razão quando postos sob pressão. Isso é ter inteligência emocional. 

As empresas têm alta demanda por profissionais emocionalmente inteligentes, principalmente para posições de liderança. Isso porque o cargo exige que seu ocupante seja responsável por coordenar equipes com convicção rumo ao sucesso, principalmente em situações adversas.

Comprovar que você possui inteligência emocional será meio passo dado à sua contratação. Em um mercado de trabalho cujo ritmo de produção é acelerado e os obstáculos são desafiadores, ter na equipe um profissional centrado em apresentar um bom trabalho independentemente das circunstâncias é essencial. 

2 – Pensamento estratégico

Um profissional com mais de 50 anos conhece o mercado suficientemente bem para saber analisar bem os cenários e traçar estratégias adequadas para a situação encontrada. E o empregador vai contar que você tenha esse pensamento estratégico para ajudá-lo. 

Ter pensamento estratégico é essencial para encontrar os melhores caminhos no mercado. E profissionais com muitos anos de experiência, principalmente se a maior parte desse tempo é em um mesmo segmento, sabem identificar a melhor coisa a se fazer em cada cenário com muito mais agilidade que um colaborador com menos tempo de carreira. 

A análise de dados, unida ao conhecimento de campo acumulado por profissionais experientes, proporcionam estratégias de atuação mais eficientes. O pensamento estratégico é a habilidade que a empresa mais vai requisitar das suas equipes, para que os projetos sempre estejam adaptados para performar com qualidade.. 

3 – Comprometimento

Um dos fatores que mais pesam na hora de contratar um novo colaborador é o comprometimento que ele vai entregar à empresa. Essa é uma das características dos profissionais com mais de 50 anos. 

Não que o comprometimento seja exclusividade desse público. No entanto, a tendência é que colaboradores com mais tempo de experiência entendam a importância de dar o seu melhor ao projeto e firmar uma parceria a longo prazo com seu empregador. 

4 – Experiência

Ter experiência de mercado é importante no momento de analisar cenários e tomar decisões acertadas, buscando os melhores resultados. O acúmulo de experiências de um profissional é a base para que ele execute um bom trabalho e conclua seus projetos com a qualidade esperada.. 

Ao receber a candidatura de um profissional maduro, a experiência por ele acumulada sempre será o primeiro fator a chamar a atenção do empregador. Todo o conhecimento acumulado pelo candidato será útil no momento de basear ações futuras em cases de sucesso do passado. 

Por este motivo, todo profissional precisa construir currículos que valorizem sua própria experiência, listando seus principais projetos e cargos logo no início do documento.

5 – Persuasão

Profissionais com acúmulo de experiência durante sua carreira desenvolvem a habilidade de persuasão graças às inúmeras reuniões de negociação e know how adquirido na convivência com outros colegas. 

A persuasão é uma característica fundamental para obter sucesso no mercado de trabalho. Essa skill é a principal responsável por convencer parceiros a se tornarem seus aliados e fechar bons negócios. 

6 – Paciência

Profissionais com mais de 50 anos tendem a serem mais pacientes devido ao acúmulo de experiência, agindo com mais cautela mesmo sob pressão. 

Esta habilidade será bem vista nos processos seletivos. Empregadores acreditam que profissionais pacientes analisam melhor o cenário que enfrentam e não tomam atitudes precipitadas.

Fundamentada na experiência adquirida com os anos, a paciência desses profissionais serve para ajudar, inclusive, a controlar a ansiedade dos colegas menos experientes diante de situações adversas, sendo uma skill que agrega não só ao trabalho do próprio profissional como também de toda a sua equipe. 
Para quem deseja obter trabalho depois dos 50 anos, a dica é investir em cursos livres que ajudam a manter o currículo atualizado e adquirir ainda mais conhecimento.

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