Nada melhor do que uma competição como as Olimpíadas para lembrar de como o trabalho em equipe é fundamental, não é mesmo? Em todos os contextos profissionais, saber unir forças e habilidades para entregar o melhor resultado possível faz toda a diferença, e deve ser um dos seus objetivos de carreira.
Então, se você quer aprender mais sobre projetos em equipe, que tal se inspirar nos atletas olímpicos?
Seja em esportes individuais, seja nos coletivos, os Jogos Olímpicos mostram que todos nós precisamos de colaboração, suporte e apoio para atingir os nossos objetivos. Pode ser com colegas de time, mas também pode ser com o treinador, equipe técnica, suporte psicológico e tantos outros profissionais que compõem a dinâmica de equipe dos atletas.
Sendo assim, abaixo você vai descobrir algumas lições da maior competição esportiva do mundo, que vão te ajudar na carreira.
Olimpíadas e trabalho em equipe: 6 lições para a sua carreira
1 – Trabalho em equipe demanda muita estratégia
A primeira lição é entender que o trabalho em equipe vai muito além de juntar vários profissionais para realizar uma tarefa. As estratégias de equipe, assim, estão por trás do sucesso dos times vitoriosos nos Jogos Olímpicos.
Elas incluem conseguir identificar talentos e habilidades entre os atletas. Contar com uma liderança que consiga motivar o time. Desenvolver uma visão comum, que ajude na busca de um mesmo objetivo. E também entender que trabalhar em equipe é extremamente positivo, mas demanda bastante gerenciamento para que tudo funcione de forma harmônica.
Percebeu que tudo isso se aplica aos projetos em grupo da sua carreira?
2 – Sem uma comunicação eficaz, não há trabalho em equipe
Falando em gerenciamento de equipes, um de seus pontos cruciais é a comunicação. Passar mensagens de forma clara, objetiva e direcionada é fundamental para que as estratégias funcionem.
A mesma situação ocorre em ambientes corporativos e outras profissões. Caso a liderança não seja capaz de manter uma comunicação eficaz, é possível que os colaboradores se sintam perdidos, confundam demandas, alimentem fofocas, fiquem desalinhados profissionalmente e sem compreender as estratégias. O que pode impactar profundamente a dinâmica de equipe.
3 – Confiança é a base para o sucesso em grupo
Se você não confiar em seus colegas de time, em um jogo de vôlei, por exemplo, a partida não vai fluir e todos os jogadores vão se desencontrar em quadra. Isso acontece porque, tanto nesse esporte quanto em todos os outros coletivos, cada membro tem a sua função, e os colegas confiam uns nos outros para garantir que todas as responsabilidades serão cumpridas.
Quando a confiança mútua acontece, todos conseguem focar em seus papéis, contribuir para o desenvolvimento de equipe e ajudar na busca pelo sucesso. Sendo assim, o trabalho em equipe precisa da confiança para acontecer de forma harmônica, inclusive em ambientes corporativos.
4 – Apoio e cooperação não podem faltar
Estar em uma competição de alto nível não é nada fácil. Você precisa passar por diversas etapas, com treinamentos, outros eventos e testes, para conseguir a sua tão sonhada vaga. Sendo assim, o desgaste físico e emocional do processo pode te afetar, o que faz com que ter apoio e cooperação de outras pessoas seja fundamental.
Em um ambiente com outros atletas ou colegas que te entendem, te apoiam e estão ali para oferecer todo tipo de suporte, fica muito mais fácil e leve passar por todos os momentos do evento. Seja nas vitórias, seja nas derrotas, ter pessoas genuinamente ao seu lado é a chave para manter a motivação no trabalho, independente de qual seja ele.
5 – Quanto mais diversidade em equipe, melhor
Em uma partida de futebol, todos os jogadores sabem “jogar bola”, certo? Contudo, cada um tem as suas características e habilidades, que são cruciais para cada posição em campo. Por exemplo, ser um goleiro é bastante diferente de ser um atacante, que também tem as suas peculiaridades em relação a um zagueiro.
Sendo assim, fica claro que a diversidade é um dos grandes trunfos dos esportes coletivos. Unindo atletas de alta performance, cada um com suas competências únicas, você consegue montar times fortes e completos, que se complementam a cada participante.
Nas empresas, as estratégias de equipe não podem ignorar esse fator. Quanto mais diversos os times, com profissionais com habilidades, experiências, vivências e histórias diferentes, maiores as chances de desenvolver um trabalho primoroso e único.
6 – Equipes fortes permanecem unidas nas vitórias e nas derrotas
Por mais que o trabalho em equipe seja maravilhoso, nem sempre é possível vencer. Especialmente quando falamos de Jogos Olímpicos, as derrotas são muito mais possíveis do que as vitórias. Por isso, os times precisam ser fortes e unidos para passar pelas frustrações e pelos momentos difíceis.
Isso inclui o desenvolvimento de equipe com base em várias skills. Algumas delas são a partilha da responsabilidade, quando todos sabem que são responsáveis pelo resultado esperado, e a capacidade de resolver conflitos e problemas. Elas fazem com que a dinâmica de equipe funcione de forma robusta, contribuindo para uma parceria que pode durar muitos anos.
Agora que você aprendeu tudo sobre trabalho em equipe e colaboração, nas Olimpíadas e na sua vida profissional, que tal melhorar ainda mais as suas habilidades, entregando o melhor desempenho individualmente e em grupo? Para isso, inscreva-se agora mesmo na pós Anhanguera e comece a sua especialização.