Ninguém gosta de uma avaliação ruim no trabalho, não é mesmo? No mundo ideal, todos os profissionais só teriam retornos positivos sobre suas atuações, mas essa não é a realidade. No mundo “de verdade”, todos os colaboradores podem errar e ainda estão se desenvolvendo, o que significa que devolutivas não tão boas vão acontecer. Só que você pode transformar feedback negativo em grandes oportunidades, sabia?
Além do sabor amargo de ouvir avaliações negativas sobre sua performance profissional, essas situações são ótimas para transformar o desconforto em movimento. Ou seja, enxergar esse feedback chato como uma maneira de impulsionar a sua carreira, entendendo o que você precisa ajustar e que habilidades precisa desenvolver para crescer.
Afinal de contas, quem nunca ouviu que “é errando que se aprende”? Quando algo dá errado, temos a chance de refletir sobre o que aconteceu e identificar como é possível melhorar. E, para te ajudar a fazer isso na sua próxima devolutiva com “pontos a melhorar”, desenvolvemos a lista abaixo.
Nela, você vai encontrar um verdadeiro passo a passo. Assim, você saberá o que precisa fazer para acelerar sua carreira a partir dos seus deslizes.
Como transformar feedback negativo em oportunidade em 6 passos
1 – Baixe a guarda para ouvir o feedback negativo e absorver as percepções passadas
Em primeiro lugar, esteja aberto a ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Nós sabemos que não é nada legal e confortável estar nessa posição. Contudo, se ela é inevitável, você precisa “fazer do limão uma limonada”, começando com a guarda baixa para conseguir ouvir, de forma franca e dedicada, ao feedback negativo.
Assim, você será capaz de absorver todos os pontos que o profissional abordou sem uma postura reativa e defensiva.
2 – Agradeça pela avaliação e faça mais perguntas para entender cada detalhe
Depois de ouvir toda a devolutiva, não se esqueça de agradecer, porque é melhor saber os pontos negativos e conseguir mudá-los do que passar anos repetindo os mesmos erros, e de fazer perguntas.
Pode ser que você fique com dúvidas, não tenha entendido algum ponto, precise de mais detalhes e queira explicações maiores sobre os ocorridos. Inclusive, é ótimo que você aproveite esse momento para extrair tudo de quem está te avaliando. Não será uma situação confortável, mas ela é necessária para que você consiga, de fato, “aparar as arestas” e crescer.
3 – Reflita sobre os pontos levantados de forma franca
Após a finalização dessa comunicação, você vai entrar em uma etapa bastante importante. É o momento de refletir, de forma franca e honesta, sobre a devolutiva que você recebeu.
Anote os pontos que foram abordados, relembre as situações, coloque-se no lugar do outro para ter uma nova visão das suas atitudes e faça a sua própria análise das ações. Depois de tudo isso, você concorda com a avaliação? Consegue identificar que não agiu como deveria? Percebe que existem padrões profissionais que você precisa mudar?
4 – Entenda como você poderia ter evitado os erros e problemas
Depois dessa reflexão, você vai passar para a segunda parte do processo: agir para mudar e conseguir crescer na sua trajetória profissional.
Nessa etapa, o primeiro passo é fazer o exercício de “voltar no tempo”. Nele, você vai analisar as suas ações e pensar no que deveria ter feito para evitar os erros, vícios, problemas e atritos que, na vida real, aconteceram. Isso é muito importante para identificar onde, exatamente, você escorregou.
5 – Monte um plano de ação para corrigir as falhas
Ao longo do passo anterior, você provavelmente vai identificar alguns pontos que se repetem e foram críticos. Por exemplo, talvez os seus erros tenham se originado na falta de atenção, na ausência de uma habilidade técnica específica, por falta de planejamento e muitas outras possibilidades.
Então, ao perceber essas variáveis, você vai montar um plano de ação para “atacá-las”. Ou seja, vai pensar em maneiras estratégicas de crescer e se desenvolver para que elas não voltem a atrapalhar a sua performance no trabalho.
Esse plano, idealmente, é bastante detalhado e conta com várias atividades que vão te ajudar nessa jornada. Como fortalecer soft skills específicas, se atualizar, aprender novas habilidades técnicas e se especializar.
6 – Continue se atualizando e aprimorando para minimizar as chances de errar novamente
Quanto mais você se expõe a novos aprendizados, menores são as suas chances de errar. Sendo assim, ao buscar novos conhecimentos, com técnicas, metodologias e conceitos atualizados para a sua área, pensando justamente nos gaps das avaliações, você reforça seu perfil profissional e minimiza a probabilidade de cometer deslizes.
Então, aproveite para transformar feedback negativo em oportunidades com os cursos completos de pós-graduação Anhanguera. Com eles, você vai mergulhar em um tema específico da sua área, se atualizando e aprendendo cada vez mais para se tornar um profissional especialista, pronto para se fortalecer cada dia mais.