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Carreira em Pauta

Como deve ser feita a transição para um cargo de liderança?

transição para um cargo de liderança

Ser promovido ao cargo de líder é o objetivo de muitos profissionais. Quando isso finalmente acontece, surge um grande desafio: a transição para um cargo de liderança. Isso ocorre porque ocupar uma nova posição na empresa traz consigo novas responsabilidades. Se você está nesse momento da carreira, saiba como tornar essa transição mais tranquila.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que, por mais que já esteja há anos na empresa, você precisará de um tempo para se adaptar ao novo cargo. Primeiro é preciso entender as demandas que a posição de líder exige na empresa em que trabalha, depois você precisa encontrar a sua própria forma de liderar a equipe. Todo esse processo demanda um certo tempo, então não se desespere. 

Como encarar a transição para um cargo de liderança?     

1 – Celebre a sua conquista

Ao ser promovido, não deixe de celebrar. É importante nesse processo de transição que você deixe claro para si mesmo que irá ocupar esse novo cargo depois de muito esforço. Isso vai te dar mais energia para enfrentar os novos desafios.

Uma dica para celebrar esse momento especial é você se reunir com sua família e amigos próximos. Fique cercado de pessoas que torcem por você e querem o seu melhor. 

2 – Peça conselhos 

Você pode dominar muito bem o serviço do seu setor e saber exatamente como ele funciona na prática, mas o cargo de liderança exige novas responsabilidades. Em um primeiro momento, busque entender quais são as demandas de um líder e proponha conversas com outras pessoas que estão no mesmo cargo que vai ocupar e peça conselhos. 

Também é válido conversar com seus superiores e perguntar de forma direta o que eles esperam de você nessa nova posição. 

3 – Entenda que agora é um líder

É comum achar que você deve continuar entregando o mesmo serviço ao ser promovido para um cargo de liderança, afinal de contas foi seu bom desempenho que te levou ao posto de líder. No entanto, não é bem assim. 

A partir de agora, você vai coordenar uma equipe, com isso, sua postura e atribuições serão diferentes. Não fique preso a sua antiga rotina. Você agora possui um novo cargo e novas demandas. A ideia não é somar suas tarefas novas às anteriores. Entenda que agora você possui uma nova posição na empresa. 

4 – Converse com sua equipe

Se você já está há certo tempo na empresa, sua atual equipe era, até pouco tempo, seus colegas de setor. Como você subiu de cargo, pode ser que essa relação fique conturbada. Isso porque eles precisarão te ver agora como o líder. 

No cargo de liderança, talvez você precise chamar a atenção de algum colega ou negar, por exemplo, uma mudança na escala de trabalho.  

Para manter um bom convívio e para não acharem que você ficou “metido” ao subir de cargo, chame sua equipe para conversar, demonstre que está assumindo o novo posto com humildade e explique sua nova posição demanda novas atribuições. Deixe claro que a relação de amizade não pode afetar as demandas profissionais.

5 – Trabalhe suas soft skills  

O cargo de liderança também demanda jogo de cintura. Você precisa atender às expectativas da empresa e, ao mesmo tempo, motivar sua equipe. Por isso, é importante que você trabalhe alguns pontos da sua personalidade para conseguir lidar com diferentes tipos de pessoas. 

As soft skills são as habilidades de relacionamento de um profissional. Pense em um professor: não adianta ele ter muito conhecimento e não saber transmitir isso. Também não adianta ele ter anos de profissão e não compreender que cada aluno tem seu tempo e uma forma de aprender. 

Ter mais sensibilidade para lidar com as situações do dia a dia, independente da área, vai te ajudar a se tornar um bom líder. É importante saber ouvir, saber se expressar, ter empatia, ser positivo em situações difíceis e trabalhar sua inteligência emocional para lidar com possíveis erros, conflitos e obstáculos.

6 – Não se use como modelo 

Você provavelmente recebeu uma promoção por ter sido muito bom na sua função anterior. No entanto, ao se tornar um líder, não queira que todos da sua equipe trabalhem exatamente da mesma forma que você trabalhava quando estava na posição deles.  

Como foi citado anteriormente, é preciso entender que cada um tem sua forma de trabalhar. A sua função é cobrar resultados e auxiliar no processo, mas não faça isso tentando impor que as pessoas façam as coisas do seu jeito. Saiba ouvir e respeitar sua equipe. Caso o funcionário não esteja rendendo, aí sim proponha que ele faça diferente. 

7 – Invista nos seus estudos

Para compreender as demandas de um líder e saber lidar com os novos desafios, busque ampliar seus conhecimentos. Cursos livres e uma pós-graduação vão te ajudar a desenvolver novas habilidades para assumir um cargo de liderança com mais propriedade. 

Se está pensando em comprar pós-graduação, conheça os cursos oferecidos pela Unopar. Há opções em diversas áreas do conhecimento e com preços que cabem no seu bolso. Também é possível escolher o tempo de duração do curso na modalidade EAD: 4, 6 ou 10 meses. Ter nova formação vai te ajudar nessa transição para um cargo de liderança. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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