Como transmitir confiança no trabalho em 5 passos

como transmitir confiança no trabalho

Para se destacar profissionalmente, é preciso desenvolver habilidades comportamentais que ajudem nas relações interpessoais e melhorem a reputação. Isso inclui saber como transmitir confiança no trabalho. A falta de segurança ao lidar com uma tarefa pode acabar gerando o mesmo sentimento nos colegas e tem impacto no resultado final.

Além disso, uma postura de dúvida ou hesitação pode transmitir para os líderes e gestores inabilidade para lidar com os afazeres. A confiança é uma característica que impacta a maneira como o profissional se apresenta e pode ser o diferencial para avançar na carreira. 

A importância da confiança

A confiança é positiva tanto no aspecto pessoal, ou seja, como um profissional é visto dentro da empresa, quanto no geral, influenciando na forma como o time é visto ou até mesmo impactando na confiança da empresa em geral. Entenda como isso afeta o ambiente profissional:

Melhora o trabalho em equipe

Transmitir confiança significa que os colegas sabem que podem contar com você para resolver algum imprevisto, ou realizar os trabalhos dentro do prazo. Isso contribui para uma equipe em sintonia, que consegue realizar as tarefas com mais fluidez. Ainda ajuda a criar relações interpessoais pautadas na credibilidade de que cada um fará sua parte da melhor forma para atingir os objetivos do coletivo. 

Aumenta a produtividade

O processo de transmitir confiança não parte somente dos colaboradores. Líderes também têm impacto em como isso se reflete na equipe e, quanto mais confiantes forem em seus times, melhor os resultados. 

Um profissional que sabe que pode contar com seu gestor e tem abertura para dar opiniões e oferecer novas ideias terá mais segurança em suas realizações profissionais e poderá tomar decisões e avaliar cenários com mais facilidade, aumentando a produtividade. 

Contribui para um bom clima organizacional

Nos últimos anos, o tema da saúde-mental no trabalho tem crescido pois a alta pressão e o ambiente hostil ou tóxico tem tido impacto negativo nos profissionais, o que afeta sua vida, sua saúde e, consequentemente, seu desempenho. 

Ao criar um time confiante em si mesmo e em suas contribuições, a empresa também está pensando em um bom clima organizacional, focando em uma convivência harmoniosa.

Amplia as chances de crescimento

Um profissional confiante não tem medo de dizer o que pensa, ser proativo e buscar inovações. Ele consegue falar com prioridade e transmitir confiança para os outros. Com isso, ele também é notado pelos líderes por sua capacidade técnica e habilidade em relação aos colegas. 

Quem pretende fazer carreira em uma empresa e está de olho em uma promoção se beneficia desse comportamento pois é notado pelos superiores e transmite a segurança de que é capaz de assumir novos desafios. 

Como transmitir confiança no trabalho em cinco passos

Como vimos, a confiança impacta a carreira individual e também os resultados do time. Entenda, então, como transmitir confiança e colher os benefícios desse traço comportamental: 

1 – Liste seus pontos fortes e fracos

O autoconhecimento é o caminho para transmitir confiança, pois deixa o profissional mais consciente de suas características e de como contribui para a realização de uma tarefa e para os resultados finais. 

Assim, ele segue trabalhando seus pontos positivos para se tornar cada vez melhor e ainda tem clareza sobre as características que precisa melhorar. O caminho para trabalhar essas questões já oferecerá mais confiança no trabalho. 

2 – Saiba seu valor

Um profissional confiante sabe exatamente o que oferece na empresa. Portanto, veja como avaliar seus resultados de forma a identificar sua contribuição individual para as conquistas da empresa. Isso também serve para o grupo, e saber o que a área fez de relevante para alcançar as metas deixará mais claro para todos seu papel e sua importância na empresa. 

3 – Peça feedback

Muitos profissionais têm medo do feedback, mas essa é uma forma eficiente de se conhecer melhor e visualizar que pontos precisam ser adaptados para atender as expectativas da empresa e do mercado. 

Mesmo que ouça algo ruim sobre si mesmo, essa é uma oportunidade de aperfeiçoar certos comportamentos e habilidades. Ao fazer isso, a pessoa irá notar uma melhora do desempenho e sentirá mais confiança. 

4 – Desenvolva suas habilidades técnicas

Um dos pilares da confiança é a certeza de que está fazendo seu melhor. E isso é alcançado através do conhecimento. Quanto mais informado o profissional estiver sobre seu mercado, formas inovadoras de atuação, tendências e outras especificidades de seu cargo e profissão, mais confiante será em suas realizações. 

Fazer especialização como pós-graduação, MBA ou cursos livres ajudam o profissional a se preparar adequadamente e adquirir novos conhecimentos necessários para sua evolução profissional. 

5 – Desenvolva novas habilidades comportamentais

Como falamos, parte da capacidade de transmitir confiança vem do desenvolvimento comportamental. Isso se aplica a questões como postura, vestimenta e até a forma de se comunicar. 

Falar com clareza com colegas ou respondendo questões ou apresentando em reuniões, são oportunidades para demonstrar confiança, o que pode ser trabalhado com um curso online de Oratória, por exemplo. 

Com o curso, o profissional aprende técnicas para aperfeiçoar sua oratória e observar essas questões físicas que o ajudarão a ter mais segurança, afinal, saber como transmitir confiança no trabalho melhora a reputação do profissional e aumenta suas chances de crescimento.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!