Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Entenda o conceito de vantagem competitiva e sua importância

aviões de papel com um em destaque para ilustrar texto sobre vantagem competitiva

As estratégias de negócios geralmente se concentram em como uma empresa pode melhorar sua vantagem competitiva no mercado.

Por isso, a equipe de liderança de uma organização geralmente desenvolve estratégias para várias operações de negócios a fim de aumentar sua vantagem competitiva e atrair a atenção dos clientes.

Conheça agora o que é vantagem competitiva e melhore o desempenho de vendas e as margens de lucro de sua empresa!

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva refere-se às maneiras pelas quais uma empresa pode produzir bens ou fornecer serviços melhor do que seus concorrentes. 

Esse tipo de vantagem permite que uma empresa alcance margens superiores e gere valor para a organização e seus acionistas.

Ou seja, é algo que não pode ser facilmente replicado e é exclusivo de uma empresa ou negócio, com seu valor tendo sido criado internamente, diferenciando o negócio da concorrência.

Os principais elementos de uma vantagem competitiva inclui:

  • Acesso a recursos naturais não disponíveis para concorrentes;
  • Mão de obra altamente qualificada;
  • Forte conhecimento da marca;
  • Acesso a tecnologia nova ou proprietária;
  • Liderança de preço.
Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quais os componentes de uma vantagem competitiva?

Para que uma vantagem competitiva seja estabelecida, é importante que ela tenha o seguinte:

Proposta de Valor: uma empresa deve identificar claramente as características ou serviços que a tornam atraente para os clientes, oferecendo um valor real para gerar interesse;

Mercado-alvo: uma empresa deve estabelecer seu mercado-alvo para consolidar ainda mais as melhores práticas que manterão a competitividade;

Concorrentes: uma empresa deve definir concorrentes no mercado e pesquisar o valor que eles oferecem; isso inclui tanto a concorrência emergente tradicional quanto a não tradicional.

Para construir uma vantagem competitiva, uma empresa deve ser capaz de identificar sua proposta de valor que será buscada pelo mercado-alvo, que não pode ser replicada pelos concorrentes.

Importância da vantagem competitiva

Uma vantagem competitiva é o que diferencia uma empresa de seus concorrentes. 

É essencial para o sucesso de um negócio, seja garantindo maiores margens, seja atraindo mais clientes ou conquistando maior fidelidade à marca entre os consumidores existentes.

Margens mais altas, um melhor perfil de crescimento e menor rotatividade de clientes também tendem a ser muito populares entre investidores, tornando o capital mais disponível para empresas capazes de manter uma forte vantagem competitiva entre seus concorrentes.

Quais são os tipos de vantagens competitivas? 

Ter noção dos exemplos de vantagem competitiva pode auxiliar na melhor compreensão desse conceito, ajudando a desenvolver estratégias mais eficientes para a empresa ou organização.

Confira agora 5 exemplos de vantagem competitiva! 

1. Cultura da empresa

Muitas empresas criam culturas atraentes e dinâmicas para aumentar seu apelo a colaboradores e clientes em potencial. 

Ou seja, uma organização pode oferecer benefícios exclusivos a seus profissionais, desenvolver diversos valores ou criar estratégias atraentes para atrair a atenção de futuros colaboradores e consumidores. 

Isso pode auxiliar na criação de uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes no mercado consumidor e na força de trabalho!

2. Inovação

A inovação pode ajudar uma empresa a se manter atual no mercado. 

Além disso, também pode ajudar uma empresa a obter uma vantagem competitiva sobre outras se o negócio criar novas tecnologias, processos ou outras técnicas inovadoras. 

Por isso, algumas empresas criam departamentos de pesquisa e progresso, desenvolvem programas e agregam a inovação como parte dos valores da empresa para fomentá-la dentro da organização.

3. Experiências do cliente

As empresas que oferecem experiências positivas ao cliente tendem a aumentar suas vendas e a fidelidade do consumidor. 

Isso pode melhorar a vantagem competitiva da organização já que os clientes podem se tornar recorrentes ao invés de procurar outras empresas para suas necessidades. 

Criar cargos de atendimento ao cliente e hospedar treinamentos na área pode ajudar a melhorar as experiências do cliente e aumentar a satisfação do consumidor.

4. Tecnologia

A tecnologia pode ajudar uma empresa a melhorar sua eficiência, entregar produtos e melhorar a satisfação do cliente. 

Afinal, a combinação de práticas manuais com tecnologia em desenvolvimento auxilia a organização a aumentar sua vantagem sobre outras empresas, já que pode analisar dados, atender clientes ou rastrear remessas com mais rapidez ou precisão. 

Além disso, pesquisar soluções de tecnologia e analisar os processos atuais da empresa pode ajudar um negócio a identificar quais soluções de tecnologia podem beneficiar a empresa.

5. Qualidade

A qualidade contribui para a satisfação do cliente e para a reputação de uma organização, fatores que contribuem para a vantagem competitiva de uma empresa. 

Por isso, programas de controle de qualidade, manutenção, tecnologia e feedback do cliente podem ajudar uma empresa a melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços. 

Além disso, analisar outras empresas no mercado também pode ajudar uma organização a determinar onde pode melhorar seus produtos ou serviços.

Invista em uma especialização de negócios

Agora que você já conhece tudo sobre vantagem competitiva, que tal investir em uma especialização de negócios e colocar esse conceito em prática?

Por meio da pós Anhanguera Educacional, você pode finalizar uma especialização em 4, 6 ou 10 meses, de maneira totalmente online!

Ingresse agora no mercado de trabalho com uma especialização EAD!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades