Ir para o conteúdo
Você na Pós

Você se sente preparado para ministrar aulas online?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Península e divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, aponta que, oito em cada dez professores não estão preparados para ministrar suas aulas na modalidade EAD (Ensino a distância). Afinal, de uma hora para outra, com a chegada do coronavírus no mundo, muitos docentes se viram diante de um novo esquema de trabalho: o de aulas online.

Segundo a reportagem, o estudo “Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil”, está ouvindo professores desde março e a pesquisa continuará ativa até o final da crise gerada pela pandemia. Foram ouvidos até o momento 7.734 professores de escolas públicas e particulares do Brasil, entre os dias 13 de abril e 14 de maio, totalizando 83% dos entrevistados sem familiaridade com o novo modelo de aulas.

Além disso, a pesquisa ainda avaliou as condições de estresse que o professor está enfrentando, justamente pela pressão ao aprender a nova modalidade de ensino, muitas vezes sem muitos recursos. Neste contexto, apenas 3% estavam realizados com o novo aprendizado e cenário, enquanto que 75,2%, ainda reclamavam sobre a falta de apoio emocional para o período.

Cursos EAD para você se especializar

Em complemento à formação para ser professor, o estudo mostra que o docente da atualidade deve se especializar em modalidades diferentes de ensino. Para tanto, procurar uma pós-graduação, como a em EAD e Tecnologias Educacionais pode reforçar o comprometimento em continuar a ministrar suas aulas, mesmo que em cenários adversos, como o da pandemia.

Destinado a quem possui curso superior e deseja desenvolver competências novas em educação, o curso, com duração de seis meses, no modelo EAD, pretende capacitar e atualizar os profissionais da área para o uso de ferramentas digitais, a fim de que este se profissionalize em Educação a Distância.

Assim, a pós-graduação faz com que o aluno deste curso reflita sobre as novas metodologias de ensino e formas de aprendizagem, além de seu papel como docente, conheça algumas mídias audiovisuais e digitais, saiba roteirizar os materiais didáticos e ainda valorize conceitos como tutoria virtual e ensino afetivo.

Outro ponto abordado pelo curso trata do desenvolvimento do aluno para melhorar suas habilidades digitais em ambientes virtuais, além de considerar o gerenciamento e inovação, como gamificação, simulação, entre outras tendências do EAD.

Além desse, o curso de Metodologias Para a Educação a Distância, tem o objetivo de desenvolver competências relativas a todo o processo utilizados em cursos na modalidade a distância, desde o planejamento, concepção e gestão.

Aplicado na modalidade EAD, o curso ensina ao docente a estudar as diferentes concepções, características, tendências e desafios da EAD, a compreensão de todas as etapas do processo de planejamento, até a produção de materiais, tutoria e avaliação.

E você docente, pretende se especializar ou já faz algum tipo de especialização para se adaptar aos novos modelos de aula? Conte para nós nos comentários. 

 

Conheça nossas faculdades