Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como utilizar o WhatsApp para divulgar ofertas

divulgar ofertas

Saber usar diferentes canais de vendas é um diferencial para conquistar novos clientes e aumentar os lucros de uma empresa. E o mesmo vale na hora de divulgar ofertas. Alguns métodos já são mais utilizados no marketing digital, como anúncios nas redes sociais ou e-mail marketing, mas um meio que está ganhando destaque é o WhatsApp. 

A rede de conversas já deixou de ser uma plataforma de uso pessoal e hoje conta com listas de transmissão e outras especificações exclusivas para empresas. Para muitos, é uma oportunidade de facilitar o contato com uma marca e tirar dúvidas e pode ser um canal definitivo para a conclusão da compra. 

O Brasil é o terceiro país que mais utiliza a plataforma, hoje pertencente ao mesmo grupo que o Facebook, mas é o que mais troca mensagens. Com isso, uma estratégia de marketing e vendas deve considerar o WhatsApp e compreender seu potencial. 

WhatsApp Business

Presente em cerca de 99% dos celulares no Brasil, o WhatsApp ganhou uma versão business, com foco em empresas, em 2018. Com isso, é possível que uma organização crie uma conta comercial para falar diretamente com seus consumidores. 

Sua versão mais simples é gratuita e tem foco em pequenas empresas. Além da funcionalidade tradicional de conversa, permite ainda automatizar mensagens, classificar contatos e incluir catálogos de produtos. 

Já a versão mais elaborada e paga, o WhatsApp Business API, permite a integração com outras plataformas da empresa, como site e outros softwares de gerenciamento. 

Além disso, a plataforma ainda criou uma funcionalidade de pagamento que facilita a conclusão da compra sem nem sair do aplicativo. 

Como utilizar o WhatsApp para negócios?

Antes de sair divulgando ofertas no aplicativo, é importante entendê-lo como um canal de vendas. Isso significa que é preciso desenvolver uma estratégia para utilizá-lo de maneira eficiente. Veja como começar:

Dados da empresa

O primeiro passo é deixar claro as informações mais importantes da empresa, como site, e-mail, endereço e horário de funcionamento. Assim como nas redes sociais, também é importante selecionar uma imagem que represente a marca.

Tenha um aparelho comercial

MEIs e pequenos empreendedores podem ativar o WhatsApp Business de seus aparelhos pessoais por ter um orçamento limitado, mas o ideal é que o aplicativo esteja instalado em um dispositivo específico, que pode ser acessado por quem for o responsável dentro do cronograma da empresa. 

Isso ajuda a impedir que arquivos importantes se percam, ou ainda que alguém confunda informações pessoais e envie uma mensagem errada. Além disso, o aparelho pode ser desligado ou silenciado após o expediente, sem causar desconforto para os profissionais fora do horário de trabalho. 

Cadastre seus clientes

Conseguir o número de telefone dos clientes pode ser um desafio e, antes de sair salvando os números, é preciso se atentar às regras da LGPD (Lei Geral e Proteção de Dados). Caso solicite o número no site ou durante uma compra, é necessário ter autorização da pessoa para enviar mensagens. 

Com isso esclarecido, salve os contatos nomeando os clientes adequadamente. Para quem está começando, pode ser um processo demorado, mas é necessário. Salve o número de todos no celular, incluindo o sobrenome. 

Divulgue seu número

Para garantir que sua comunicação seja eficiente, é importante que os clientes tenham seu contato salvo, portanto invista na divulgação do número de WhatsApp, divulgando em outras plataformas e relembrando, sempre que possível, que esse é um canal onde os clientes podem acessar a empresa. 

Como divulgar ofertas no WhatsApp

Com a configuração inicial finalizada, aí sim começa o planejamento para divulgar ofertas pela plataforma. Mas isso não deve ser feito de forma aleatória e, do mesmo modo que é feito com outros canais, é preciso desenvolver um funil de vendas. 

O funil é utilizado no marketing para determinar diferentes estágios de interação do cliente, desde aquele que está fazendo o primeiro contato, até o que já fez uma compra e segue interessado em novidades. 

Isso pode ser feito por meio das listas de transmissão. Essa é a melhor forma de se comunicar em massa, porém só será efetiva se o cliente tiver o número salvo. 

Com isso, é possível dividir as listas de acordo com o posicionamento de cada um, e enviar a mesma mensagem para várias pessoas, economizando tempo. É possível também personalizar as mensagens de acordo com a interação e garantir uma comunicação mais pessoal. 

E é neste momento que inicia-se a divulgação de ofertas. A estratégia pode ser similar às redes sociais, incluindo fotos e vídeos, ou apenas texto. Depende muito do modelo de negócios. 

O grande diferencial é que a mensagem chega diretamente ao cliente, e tem mais chances de conquistá-lo. 

Além disso, a empresa precisa manter um catálogo de produtos atualizado em seu perfil. Isso facilita a busca do cliente e evita até perguntas repetitivas. 

Para complementar, o status do WhatsApp, que funciona como os Stories do Instagram, também devem ser aproveitados para divulgar quando houver um lançamento ou promoção. 

Conquistar novos clientes, ampliar vendas e conhecer a fundo as principais tendências de marketing fazem com que um profissional se torne mais valorizado no mercado de trabalho. Por isso, siga investindo no desenvolvimento profissional com o MBA Anhanguera e se torne um especialista em vendas e marketing, capaz de divulgar ofertas de forma inovadora.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades