Ir para o conteúdo
Carreiras e Mercado

Netflix: três documentários para inspirar a buscar novos objetivos

Netflix

A Netflix pode ser considerada um dos serviços de streaming mais famosos do mundo. Mesmo ao lado de nomes como Spotify ou Amazon Prime Video. Em uma divulgação feita pela própria empresa em julho de 2018, já são mais de 130 milhões de assinantes nos cinco continentes.

Dividido em mais de 210 categorias, o serviço vai muito além do entretenimento puro e simples. Lá é possível aprender outras línguas, absorver novas culturas e, por que não, inspirar-se em uma nova caminhada profissional ou até pessoal?

Sem dúvidas é na sessão de “Documentários” em que podemos buscar esse tipo de impulso criativo para ampliar visões. Abaixo, estão três títulos selecionados como sugestão para quem deseja sair do lugar comum e explorar mais temas como inspiração, consumo e arte.

Senna

Este documentário quase dispensa apresentações se considerarmos o seu protagonista. Produzido em 2010 pelo britânico Asif Kapadia, o longa ganhou dois prêmios BAFTA, sendo um de melhor documentário e outro de melhor edição.

Ao longo da sua 1h30, o documentário traz uma interessante visão externa sobre um herói que foi muito forte na nossa cultura, apesar de ser ídolo no mundo inteiro. Ele mostra todas as fases da carreira do piloto Ayrton Senna, as suas primeiras experiências no kart, suas polêmicas, a rivalidade com Alain Prost e, claro, suas vitórias.

Senna foi uma figura inspiradora e mostrou como a busca por seus objetivos pessoais aliada a uma personalidade gentil podem promover experiências pessoais ricas e de sucesso.

Minimalism: um documentário sobre as coisas importantes
O que realmente tem valor para você? Foi partindo dessa premissa que os amigos Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, ambos californianos, começaram o chamado movimento minimalista.

Quando estavam no topo de suas carreiras, ganhando a média de US$ 50 mil por ano, os amigos começaram a questionar suas escolhas profissionais, cujos ganhos provinham basicamente do consumo excessivo de suas cadeias de clientes. Ao se darem conta dos rumos das suas escolhas e de como isso os afetava em todo meio social, decidiram rever tudo o que estava estabelecido. Passaram a viver com menos, desejar menos, comprar menos.


Durante o documentário vamos nos deparando com diversas histórias de outras pessoas que decidiram se reinventar, e não exclusivamente às questões ligadas ao consumo financeiro, mas também em como isso impacta nas nossas relações humanas.

Abstract: a arte do design (em tradução literal)

Nem só de pão vive o homem, não é mesmo? Esta série-documentário, já muito popular no catálogo da Netflix. Profissionais de várias áreas dão seus depoimentos sobre a importância do desenvolvimento do design criativo.

Grandes nomes, como da designer Paula Scher (criadora do logo do Windows8, por exemplo), Tinker Hatfield (desenvolvedor dos tênis da Nike) e a cenógrafa Es Delvin, entre outras figuras, narram em oito episódios suas visões inspiradoras. Incluindo, como enxergam linhas e curvas e qual a importância delas na valorização dos seus trabalhos ao olhar humano.

Abstract é um documentário para ser assistido com a fome das coisas bonitas.

Ficou instigado para colocar toda essa inspiração em prática? Nós temos diversos cursos, presenciais e a distância, que podem te ajudar nesta caminhada.

Conheça nossas faculdades