Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

4 tendências para a área de educação

educação

Há alguns anos, o modelo tradicional de educação (com uma sala de aula, professor, aluno e quadro) vem sendo substituído, ou complementado, por novas tecnologias que ampliam as possibilidades de ensino. Essa transformação se dá, principalmente, por conta dos novos meios de comunicação e comportamento de uma sociedade que exige renovação constante.

blog banner desconto em pós-graduação

Hoje, as crianças já crescem em um ambiente totalmente tecnológico com smartphones, tablets e computadores a disposição. Alguns anos atrás, a tecnologia era presente em apenas alguns momentos específicos, como em aulas de informáticas e jogos de videogame. Com este aumento, cada vez mais as instituições de ensino vêm inserindo a tecnologia e novas formas de ensinar, seja para crianças, adolescentes ou adultos. 

Se você está curioso sobre o que vem por aí, confira quatro tendências para a área de educação.

BYOD (Bring your device)

Bring your device significa “traga seu próprio dispositivo”. Utilizado em cursos presenciais, incentiva os alunos levarem seus notebooks e tablets para sala de aula. O intuito é dinamizar a aula com conteúdos digitais, pesquisas e matérias digitalizadas pelos professores. Tudo isso, para que o foco não seja em apenas anotar a matéria, mas sim realizar debates e exercícios.

Aprendizagem colaborativa

Neste modelo, alunos e professores trabalham de maneira conjunta. É uma forma de os estudantes desenvolverem suas habilidades construir conhecimento junto aos colegas e mestres, por meio de debates e pesquisas. Nesta prática, também é possível realizar trabalhos interdisciplinares formando um ensino complementar.

Gamificação

Muitas escolas têm adotado este método como forma de ensino. Com ele, de maneira lúdica e divertida. O conteúdo é passado para os alunos que se veem desafiados a conquistar novas etapas do jogo em questão. Os níveis só são atingidos com os acertos, assim como uma prova, mas mais estimulante. É possível desenvolver games digitais e analógicos, o importante é construir uma narrativa que seja coerente à matéria e instrutivo.

EAD

O ensino a distância já é uma realidade presente para milhões de alunos. E, suas vantagens, são muitas, principalmente no ensino superior, pós-graduação e cursos livres. Os principais benefícios são a flexibilidade de horários, autonomia e custo. 

Ainda é preciso desmistificar este tipo de ensino. Por isso, é importante ressaltar que seu diploma tem a mesma validade dos presenciais. Funcionam também, para cursos práticos e suas provas são realizadas em um campus sob supervisão de um responsável pela instituição, e não em casa como muitos pensam.

Uma das maiores facilidades do EAD é poder iniciar o curso em qualquer momento do ano, sem precisar abrir novas turmas. Se você não tem tempo a perder, conheça nossas variedades de especializações e comece a estudar já. 

Conheça nossas faculdades