Ir para o conteúdo
Você na Pós

EAD: como criar uma rotina de estudos

rotina de estudos

A ideia de cursos a distância, os chamados EAD, é facilitar a vida do estudante, dando-o a possibilidade de acompanhar as aulas quando e onde quiser. Mas toda esta facilidade e autonomia, pode acabar atrapalhando algumas pessoas, isso porque criar uma rotina de estudos produtiva não é tarefa das mais simples. Se você está considerando iniciar um curso neste formato, siga nossas dicas. 

Entenda seus horários

Ter noção real da sua rotina é muito importante para realizar um curso EAD. Trabalho, família, academia e o trânsito demandam muito tempo de um dia. Por isso, entenda se você tem um horário livre no seu dia a dia para se dedicar aos estudos e se ele é de fato o ideal. 

É essencial saber que, além do tempo para assistir as aulas, você precisa separar um período para os estudos e atividades requeridas. 

Faça um cronograma

Entendida a sua rotina, é hora de selecionar os períodos que serão dedicados aos estudos. Então, faça um cronograma, reserve um período do seu dia – não precisa ser todos da semana – para assistir às aulas e realizar as atividades. 

Muitos aproveitam o transporte para estudar. Essa é uma otimização do tempo que pode ser benéfica para uns, mas improdutiva para outros. O importante é entender o formato que melhor se adapta à sua rotina e perfil de estudos.

Os cursos EAD têm um período no qual as atividades precisam ser realizadas. Portanto, não deixe para os últimos dias o que pode ser realizado no início. Quanto antes o conteúdo for absorvido, melhor será o seu rendimento. 

Acompanhe seu progresso

Como você não terá um acompanhamento pessoal de um professor, é importante que você seja disciplinado e observe o seu desempenho. Caso haja dificuldades no entendimento do conteúdo, consulte o seu tutor, muitas instituições oferecem este apoio para sanar as dúvidas dos alunos. 

Tenha um bom espaço para estudos

Um local organizado é fundamental para um bom desempenho, ainda mais quando se trata de ensino individual. Caso não tenha o lugar ideal para se concentrar na sua casa, você pode optar por cafés, coworkings, ou até um parque. O importante é que seja um ambiente confortável para você. Um local onde seja possível produzir e ter atenção. 

Descansar é preciso

Entre uma leitura e outra, reserve momentos de descanso. Por mais que muitas vezes você queira correr atrás do tempo perdido, ter um tempinho de descanso entre os estudos é essencial para evitar a fadiga mental. Muitas vezes, até no descanso você pode aprender, por meio de séries, filmes, passeios culturais. Mas sem a pressão de prazos e provas.

Se você ainda não decidiu qual curso EAD quer fazer, confira as nossas especializações e busque a que melhor combina com a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades