Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

5 filmes para inspirar os profissionais de engenharia

filmes

Quando pensamos em filmes que representam alguma profissão, raramente nos vêm à mente os relacionados à engenharia. Mas sabia que existem diversos títulos inspiradores para estes profissionais? São títulos com diferentes temáticas e estilos, uns bem antigos e outros mais recentes, mas todos interessantes para quem se interessa pelo assunto, sendo engenheiro ou não.

blog banner desconto em pós-graduação

Tempos Modernos

Muito provavelmente você já tenha assistido este filme na escola, na faculdade ou na televisão. Ele é um clássico de Charlie Chaplin que faz uma crítica ao sistema de produção em série criada pelo engenheiro Frederick Taylor e difundida pelo Henry Ford. O longa é indicado, principalmente para engenheiros de produção. 

Diretor: Charlie Chaplin

Ano:1936

Duração: 87 min

Apollo 13

O filme, que conta a história da missão de mesmo nome realizada pela NASA, é uma aula de engenharia. Isso porque nele é possível ver aplicações de conceitos de física, criatividade, construções e reconstruções além do trabalho em equipe.  Em uma passagem, os engenheiros da NASA constroem um filtro de ar apenas com materiais existentes nas naves, para que os astronautas possam reproduzir, se necessário, um grande ensinamento. 

Diretor: Ron Howard

Ano: 1995

Duração: 140 min

A Ponte do Rio Kwai

Este é um outro clássico. De 1957 foi premiado e conta a história de prisioneiros britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. No longa, os prisioneiros precisam construir uma ponte sobre o Rio Kwai, localizado na Tailândia e dá uma lição de trabalho em equipe, engenharia civil e liderança. Ele também mostra como é possível realizar um projeto mesmo em situações adversas com falta de recursos.

Diretor: David Lean

Ano: 1957

Duração: 161 min

Banner do e-book Inovação e Sustentabilidade na Engenharia

Piratas da Informática

O filme conta a história de dois dos maiores influentes da informática: Steve Jobs, um dos fundadores da Apple e Bill gates, da Microsoft e como eles transformaram as comunicalções com as duas maiores, e concorrentes, empresas de informática do mundo com seus sistemas operacionais. No longa é possível perceber muitos conceitos de administração de empresas, gestão de negócios, engenharia eletrônica, sistemas  operacionais, design de sistemas e muito mais. 

Diretor: Martyn Burke

Ano: 1999

Duração: 95 min

A Rede Social

Outro título indicado para aqueles que gostam de tecnologia. A Rede Social conta o surgimento da maior rede social do mundo, o Facebook. Nele é possível tirar lições sobre segurança da informação, sistemas operacionais, programação, gestão de negócio, administração e economia, ideal para profissionais da área de engenharia da computação. 

Diretor: David Fincher

Ano: 2010

Duração: 121 min

Se você é engenheiro e quer se especializar ampliar seus conhecimentos, conheça nossos cursos de especialização e escolha aquele que vai decolar a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades