Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como fazer trabalho em grupo: dicas para ter o melhor resultado

trabalho em grupo

Os trabalhos em grupo estão presentes em toda a nossa vida escolar e acadêmica. Tem quem goste, mas tem quem prefira trabalhos individuais,  Mas, como muitas vezes, este tipo de interação é inevitável, o que resta é focar para ter um o melhor resultado. Mas como formar um bom grupo, alinhado para desenvolver um projeto? Confira nossas dicas para o seu próximo trabalho em grupo ser um sucesso.

Selecione os integrantes

É muito comum escolher amigos e colegas mais próximos na hora de formar os grupos. Mas será que esta é a melhor estratégia? Para o trabalho ser bem sucedido, é importante que todos os integrantes estejam comprometidos com as entregas. Às vezes aquele seu melhor amigo pode não ser a melhor pessoa para cumprir prazos. Então, tenha uma visão estratégica e selecione quem que tem afinidade com o tema abordado e dedicação. Outra vantagem em escolher pessoas de fora do seu círculo de amizades é a variedade de experiências e visões que podem ser agregadoras ao trabalho.

Esteja aberto

Em um trabalho em grupo, uma das coisas mais importantes é estar aberto a opinião do outro. Se você é uma pessoa centralizadora e gosta de tudo do seu jeito, neste caso é preciso ser mais receptivo e tomar as decisões em conjunto. É a pluralidade que fará o trabalho mais rico.

Divida as tarefas

É comum que cada pessoa tenha afinidade com uma tarefa específica. Por isso, faça uma divisão entre os integrantes sobre o que cada um vai produzir. Mas é essencial que as decisões sejam tomadas em conjunto para o trabalho não ficar incoerente. Na distribuição não sobrecarregue ninguém nem facilite para outros, todos têm que trabalhar na mesma intensidade.

Faça um cronograma – e siga-o

Um cronograma é fundamental para acompanhar as etapas do trabalho, principalmente quando ele que dura muitos dias ou até meses, como é o caso do TCC. Por isso, reúna-se com o seu grupo e faça um cronograma pontuando as datas de entregas gerais e individuais.

Seguindo estas dicas, raramente você terá muitos problemas nos próximos trabalho em grupo. Se você já passou por isto na faculdade e quer voltar a estudar, que tal iniciar uma pós-graduação? No nosso site você pode escolher o curso que vai alavancar a sua carreira, confira.

Conheça nossas faculdades