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Carreira em Pauta

5 dicas de produtividade para usar no trabalho; veja quais são

dicas de produtividade

Conhecer algumas dicas de produtividade é fundamental para conseguir trabalhar de maneira mais efetiva em projetos pessoais e profissionais, conseguindo finalizar o dia de maneira satisfatória.

Afinal, é por meio da organização e do estabelecimento de uma rotina consistente que é possível manter um ritmo de produção no ambiente de trabalho, atingindo metas e entregando as demandas dentro do prazo.

Entretanto, nem todos possuem as habilidades organizacionais necessárias para estruturar e manter uma rotina de trabalho duradoura.

Por isso, confira agora essas 5 dicas de produtividade que preparamos para você usar no trabalho e se manter em dia com seus projetos!

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5 dicas de produtividade para aplicar no dia a dia

1 – Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Uma das principais dicas de produtividade para quem não domina as habilidades organizacionais é concentrar-se em apenas uma tarefa de cada vez.

Embora seja possível fazer diversas coisas ao mesmo tempo, concentrar-se em uma atividade de cada vez é fundamental na hora de ser mais produtivo. 

Quando nos concentramos em mais de uma atividade ao mesmo tempo, tendemos a usar mais desse tempo apenas para fazer a transição entre as tarefas. 

Ou seja, isso pode fazer com que algumas das tarefas permaneçam incompletas ou sejam feitas com qualidade inferior do que se cada tarefa tivesse sido um foco único.

Além disso, concentrar-se em uma tarefa por vez até que ela esteja completamente concluída pode ajudar a aumentar a produtividade, já que, desta forma, apenas um objetivo é definido, motivando-o a finalizá-la antes de partir para a próxima atividade.

Caso você se considere uma pessoa multitarefas, mas percebe que inicia mais tarefas do que consegue terminar, considere priorizar suas atividades de acordo com sua importância, iniciando o dia com as obrigações mais exigentes e terminando com as mais leves.

2 – Faça pausas regulares

Fazer pausas regulares também é uma das principais dicas de produtividade no trabalho.

Pode ser tentador evitar os tempos de descanso com a pretensão de finalizar as tarefas mais rapidamente.

Entretanto, ao deixar de se dar um tempo por alguns minutos, é provável que sua produtividade geral caia, resultando em fadiga ou esgotamento

E, se isso acontecer, não haverá mais energia ou motivação para continuar progredindo! Por conta disso, é fundamental planejar algumas pausas curtas durante o expediente. 

A maioria dos locais de trabalho oferece um horário obrigatório com intervalos dedicados, justamente para que os colaboradores possam fazer uma pausa de cinco a dez minutos após cada poucas horas de trabalho ativo. 

Essas pausas curtas podem permitir que você recarregue suas energias, limpe sua mente e se prepare para a próxima tarefa!

3 – Concentre-se em suas maiores tarefas primeiro

Concentrar-se nas tarefas maiores e mais complexas antes de qualquer outra atividade é uma das regras de ouro em relação às dicas de produtividade!

Desta maneira, é possível finalizar as tarefas que tomam mais tempo e renovar o foco ao iniciar a resolução das obrigações menores e mais curtas. 

Uma dica é planejar seu cronograma diário de acordo com essas atividades maiores, optando por concluí-las durante a manhã ou em algum momento do dia cuja sua energia esteja mais alta.

4 – Defina pequenos objetivos

Definir objetivos menores e mais realizáveis também é uma das principais dicas de produtividade no trabalho.

Ao invés de agrupar grandes metas que exigiriam a conclusão de diversas tarefas para serem verdadeiramente alcançadas, uma boa ideia é estabelecer pequenos objetivos para serem solucionados ao longo do dia. 

Atividades como preencher documentos, responder a alguns e-mails ou definir qual caminho tomar em um projeto de equipe podem parecer insuficientes, mas são totalmente viáveis durante as oito horas de trabalho. 

Além disso, é possível utilizar esses objetivos curtos como marcos para medir seu progresso em direção a uma meta maior!

5 – Use a estratégia Pomodoro

Para quem não conhece, a estratégia de Pomodoro é uma das mais efetivas dicas de produtividade no trabalho e na vida pessoal.

Afinal, ser mais produtivo profissionalmente depende bastante das habilidades organizacionais do colaborador, assim como seu gerenciamento de tempo. 

E o método Pomodoro é uma estratégia fundamental para quem precisa administrar o próprio tempo com mais eficiência e rigidez. 

O método Pomodoro funciona através do uso de um cronômetro, no qual o usuário se dedica a uma tarefa por 20 minutos (ou 30 minutos, de acordo com a preferência da pessoa), trabalhando até o cronômetro disparar e realizando uma pausa de cinco minutos. 

Essa estratégia de produtividade é uma das mais eficazes que existem hoje, simplesmente porque oferece mais tempo para um trabalho ininterrupto e focado, fornecendo, em seguida, uma maneira de se afastar da tarefa por alguns minutos e relaxar a mente!

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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