Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Esgotamento profissional: entenda como evitá-lo com estas dicas

esgotamento profissional

Você sabia que o esgotamento profissional é um tópico de debate inclusive entre os especialistas de saúde? No início de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a síndrome de burnout na lista da 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), tornando-a um “fenômeno ocupacional”. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Esse distúrbio psíquico tem como principal característica o esgotamento mental, tensão e estresse, provocados principalmente pela sobrecarga e por condições de trabalho desgastantes. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. 

Assim, os principais sintomas são:

  • Sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia; 
  • Redução da eficácia profissional; 
  • Aumento do distanciamento mental do próprio trabalho ou sentimentos de negativismo.

Um estudo da International Stress Management Association (ISMA-BR) afirma que o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pela doença. Além disso, pelo menos 90% das pessoas com burnout alegam seguir trabalhando por medo de demissão. 

Quais são as principais causas do esgotamento profissional?

O burnout é uma consequência do estresse e da tensão gerados no ambiente de trabalho, seja por condições físicas, emocionais ou psicológicas que desgastam o profissional. Por isso, ao pensar nas causas, é preciso analisar o dia a dia nesse espaço e o que pode estar causando transtorno na rotina. Alguns exemplos mais comuns são:

1 – Muitas horas extras de trabalho

Profissionais que têm pouco tempo para descansar ou curtir momentos de lazer, que não possuem horários fixos de trabalho ou que viram a noite realizando tarefas podem ser bastante afetados pelo esgotamento tanto físico quanto mental. 

2 – Metas impossíveis e pressão excessiva

É fato que existem empresas que não possuem recursos ou conhecimento suficientes para chegar aonde gostariam e tentam obrigar os colaboradores a fazer milagre. Porém, é necessário que as metas sejam realistas e a pressão não seja exagerada para evitar que o ambiente se torne hostil e o profissional se sinta esgotado emocionalmente. 

3 – Competitividade

Trabalhar em ambientes extremamente competitivos constrói uma rotina tensa e negativa, já que cria um quadro de colaboradores que se enxergam como inimigos e não como uma equipe colaborativa e aliada ao melhor para a empresa. 

4 – Ambiente inadequado

Espaços com falta de ventilação, mobília inadequada e problemas com equipamentos tecnológicos também são fatores que contribuem para o estresse. 

Como evitar o esgotamento profissional e preservar a saúde mental

Além de mudanças que a própria empresa precisa fazer acontecer para que o trabalhador tenha um dia a dia com mais bem-estar, existem coisas que o próprio profissional consegue colocar em prática na rotina. 

Afinal, com mais organização, é possível ter mais tempo livre fora do trabalho para descansar e não pressionar a sua saúde. Para isso:

  • Liste as tarefas, estabelecendo prioridades;
  • Aprenda a delegar e não centraliza as responsabilidades;
  • Saiba quais são os seus limites e diga “não” para evitar sobrecarga;
  • Se fizer uma jornada mais longa, compense comendo bem e descansando;
  • Aposte em exercícios de respiração para se acalmar;
  • Faça pequenas pausas durante o expediente para oxigenar o cérebro.

Se for possível, crie um diálogo aberto com sua liderança para tentar conversar sobre mudanças e melhorias que trariam mais bem-estar para a equipe. Além disso, separe o seu tempo de trabalho e de descanso: evite ler e-mails e mensagens enviadas pelo time fora do expediente, incluindo durante o seu horário de almoço e intervalos.

Vale lembrar também que existem algumas práticas que tornam a vida mais saudável e ajudam a preservar a saúde física e mental. Por exemplo: 

  • Cuide da sua alimentação e aposte em alimentos saudáveis;
  • Pratique exercícios três vezes por semana, pelo menos;
  • Tenha passatempos que não envolvam telas (computador, celular, televisão, etc.);
  • Garanta momentos de lazer com a família e os amigos;
  • Saia da rotina sempre que possível para descansar a mente;
  • Tenha uma boa rotina de sono e durma, no mínimo, 8 horas por noite.

Caso você se sinta sobrecarregado e com muito cansaço, seja física ou mentalmete, o ideal é procurar especialistas que te avaliem e possam indicar o melhor tratamento.

Outra dica para evitar o esgotamento profissional é apostar em tarefas que possam ser completadas em horários alternativos. Na Unopar EAD, você consegue fazer uma pós-graduação e estudar de onde estiver, com aulas online e professores qualificados.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades