Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 motivos para fazer um intercâmbio

intercâmbio

Hoje em dia não basta ter uma graduação para construir uma carreira sólida. Os processos são muito mais exigentes e, tão importante quanto obter as habilitações formais, é desenvolver uma história pessoal rica em experiências.

Por conta dessa nova característica, opções como o intercâmbio têm sido cada vez mais procuradas. Até mesmo por aquelas pessoas que, teoricamente, não se encaixam na idade de estudar no exterior. “Antigamente, o intercâmbio era visto como algo para adolescentes recém-formados no ensino médio ou no máximo para os jovens adultos. No entanto, isso já não é mais um perfil definitivo”, relatou Thaysa Mattos, consultora de intercâmbio.

blog banner desconto em pós-graduação

Países como Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Canadá têm sido os mais procurados para quem quer aprender ou aprimorar o inglês. E também, ter contato com costumes diferentes dos nossos, o que promove não só uma bagagem acadêmica diversa, mas também material cultural inestimável.

De acordo com um levantamento feito em 2016 por uma agência especializada em intercâmbio, 25,5% de quase 247 mil estudantes que estavam ingressando na universidade ou em cursos de pós, deixaram o Brasil para alçar novos voos.

Quer mais motivos para colocar um intercâmbio no seu roteiro de atividades dos próximos anos? Veja alguns:

Dominar uma nova língua

Em geral, esse é o ponto de partida para quem opta pelo programa e ele é realmente atrativo! Segundo uma pesquisa da revista Exame, o profissional brasileiro que fala fluentemente o inglês, por exemplo, tem chances de receber um salário bastante discrepante em comparação a quem está só com o nível básico. A diferença entre os rendimentos chega a ser 61% maior para quem fala o idioma com tranquilidade.

Aprimorar as relações interpessoais

Quando estamos no nosso país, raras situações nos deixam deslocados. É como de fato se sentir em casa, dada a familiaridade e os laços que temos com as pessoas e os espaços daqui. No entanto, isso muda radicalmente quando passamos uma temporada fora.

“A experiência de morar em outra nação e estar em contato com pessoas que não temos intimidade exige um nível de desenvoltura avançado. E isso não é necessariamente ruim. São em momentos como esse que conseguimos mergulhar de fato em uma cultura diferente e nos abrir para o novo”, disse Thaysa.

Além disso, sabemos que a vida adulta nos complica um pouco com as relações sociais. Mas, um intercâmbio é a oportunidade perfeita para se abrir e criar novos laços. Afinal, praticar o idioma novo vai ser a melhor maneira de desenvolver vocabulário e conhecer expressões específicas, além de se divertir, é claro.

Enriquecer o currículo

O Brasil possui empresas estrangeiras de vários cantos do mundo e isso abre um leque enorme de possibilidades. Se o estudante optar por uma imersão na cultura canadense, por exemplo, vai ser um candidato com muito mais vantagens na hora de pleitear uma oportunidade em uma empresa com raízes lá no Canadá.

Além disso, profissionais com vivências no exterior são vistos como pessoas mais tolerantes à diversidade e, por isso, funcionários potencialmente mais tranquilos para trabalhar em equipe e ampliar a visão do time.

Gerir bem o seu dinheiro

Infelizmente, o real brasileiro figura com alguma desvantagem em comparação a moedas como o euro ou dólar americano. No entanto, isso não deve ser empecilho para um intercambista.

“Gosto de orientar os meus clientes a enxergar esse momento como um exercício prático de gestão financeira. Afinal, estando longe de casa é importante ter todas as despesas na ponta do lápis para que, além de estudar, a estadia no exterior possa oferecer acesso a outras viagens para explorar o lugar, comidas típicas, interação com locais etc. Mais do que economia, no sentido literal da palavra, é o uso inteligente da verba que conta. E isso é uma competência que será levada para a vida”, completou Thaysa.

Descobrir novas habilidades

Por último, mas não menos importante. É muito comum despertar o olhar para outras oportunidades estando em um país diferente. Já pensou em trabalhar com cultivo orgânico ou teatro, por exemplo? Opções muito distantes da nossa área atual podem nos ajudar a conhecer talentos escondidos.

Quer otimizar o seu tempo e fazer uma especialização paralela ao intercâmbio? Nós temos diversas opções de pós e MBA a distância

Conheça nossas faculdades