Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Merlí: uma série sobre filosofia e a vida

Merli

Esta série vai te fazer pensar e não é pouco. Produzida pelo canal catalão TV3, Merlí conta a história de Merlí Bergeron, um professor de filosofia enfrentando os percalços da meia idade ao lado de seus alunos adolescentes cheios de dramas naturais da faixa etária. A trama foi comprada pela Netflix em 2016 e tem 40 capítulos distribuídos em 3 temporadas, e ser tão breve parece ser seu único defeito.

Com um tom próximo e cotidiano, o professor Merlí apresenta os grandes pensadores – dos clássicos aos contemporâneos – à sua classe. E também, mostra como a filosofia é um recurso valioso, inclusive, para ser usado fora da sala de aula. Com esse insumo, o professor bon vivant se aproxima cada vez mais de seus estudantes, a quem chama carinhosamente de “peripatéticos”, nome dado aos seguidores da escola do pensador grego Aristóteles.

blog banner desconto em pós-graduação

Logo no início o professor de filosofia é apresentado como um personagem cheio de questões pessoais, que volta a morar com a mãe após sofrer um despejo. A ideia de que talvez ele possa ser um adulto irresponsável se dissipa logo que a realidade catalã é apresentada e assim segue por vários capítulos.

A série aborda a todo momento os reflexos da crise econômica da Espanha, onde despejos, desemprego e aluguéis impraticáveis figuram como os grandes entraves pessoais das personagens.

Paralelamente à vida escolar, o professor participa da vida dos seus peripatéticos de forma bastante ativa. É ele quem consegue fazer um aluno que sofreu bullying voltar às aulas, que ajuda seu filho Bruno (David Solans) a assumir a homossexualidade de forma leve e que auxilia cada um em seus conflitos existenciais individuais.

Ao longo dos episódios cruzamos com filósofos como Hannah Arendt, Platão, Descartes, Judith Butler e tantos outros, que servem não só de fundo para a trama, mas que despertam o interesse do grande público.  

merli


Imagem: Um filme me disse.

Para sair filosofando

Todas as três temporadas de Merlí já estão disponíveis no serviço de streaming da Netflix, mas se você decidir se aprofundar mais em filosofia, pode conferir as dicas abaixo.

Livro A Filosofia de Merlí, escrito por Hector Lozano e Rebecca Beltran, 2018.

– Livro Introdução à Filosofia, escrito por Miguel Reale, 2007.

Filosofia e Neurociência, por Pedro Calabrez.

Já pensou em fazer uma especialização no que ano que vai começar? Conheça todas as nossas opções presenciais e a distância.

Conheça nossas faculdades