Como lidar com a insegurança no trabalho? Confira 6 dicas!

insegurança no trabalho

É bastante comum que até os profissionais mais experientes tenham momentos de dúvida ou de ansiedade. No entanto, quando a insegurança no trabalho é algo constante, é preciso entender suas causas e buscar meios de lidar com ela.

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Se você costuma vivenciar essa sensação, saiba que ela pode prejudicar os seus resultados e te impedir de demonstrar todo o seu potencial.  Mas a boa notícia é que existem meios práticos de diminuir a sua insegurança e ajudar a sua carreira a continuar evoluindo.

Quer saber quais são? Então, acompanhe este artigo até o final.

Confira 6 dicas para lidar com a insegurança no trabalho

1 – Encontre propósito no seu trabalho 

Sabia que encontrar propósito no trabalho que você realiza pode te deixar mais seguro?

Quando você consegue entender que o seu trabalho serve para um bem maior, a sua autoconfiança aumenta e a autocobrança tende a diminuir.

Não importa se você trabalha em um banco, em uma agência de marketing, com tecnologia ou na área de psicologia – sempre é possível identificar algo que você está fazendo e que está ajudando alguém.

Por mais que você acredite que o seu trabalho é monótono, passe a se perguntar “como esse trabalho ajuda outras pessoas?” ou “como ele ajuda seus clientes, os seus colegas de trabalho ou a sua família?”

Com certeza, você encontrará uma resposta que provará que o que você faz é importante para alguém.

2 – Peça feedback com frequência 

O feedback é simplesmente a maneira mais prática de saber se a sua insegurança tem ou não algum fundamento.

Caso você esteja fazendo um bom trabalho, a resposta do seu gestor te dará mais confiança para continuar. Mas se você tiver alguns pontos para melhorar, você saberá exatamente quais são eles e poderá contar com a ajuda da sua liderança para chegar nos resultados esperados. 

Para isso, você pode combinar feedbacks com ele a cada trimestre, por exemplo. Nesses encontros, vocês poderão analisar a sua performance e ver o que ainda falta para alcançar os objetivos traçados.

3 – Mantenha contato com pessoas que te fazem bem

Se você já se sentiu inseguro no trabalho, sabe que, às vezes, esse sentimento vem acompanhado de uma sensação de solidão e isolamento. E isso é ainda mais comum quando você é novo na empresa ou no cargo.

Caso você ainda não tenha construído relações no seu emprego, uma boa dica é conversar com pessoas que são próximas de você, como amigos e familiares.

Que tal usar as suas pausas e horário de almoço para falar com e pessoas que se importam com você?

Contar com uma boa rede de apoio fará uma grande diferença na sua ansiedade e na sua sensação de insegurança.

4 – Saiba reconhecer seus esforços

É natural duvidar de si próprio quando as coisas não estão indo bem ou quando você comete um erro no trabalho.

Nesses momentos, também é importante se lembrar de todas as coisas boas que você já fez no seu cargo. Refletir sobre essas conquistas pode ser uma das melhores saídas para lidar com a insegurança.

Então, que tal fazer uma lista de coisas positivas que aconteceram durante o dia ou a semana? Pode ser uma meta atingida, um elogio, uma apresentação em que você tenha se saído bem, a entrega de um projeto ou uma tarefa antes do prazo determinado.

Acredite, listar essas conquistas é uma forma prática de lembrar a si próprio que, embora nem todos os dias sejam perfeitos, você é totalmente capaz de ter um bom desempenho.

5 –  Encontre um mentor 

Se você está sentindo insegurança no trabalho em relação às suas atividades, que tal encontrar uma pessoa que seja uma referência para trocar ideias e expressar suas preocupações?

Essa pessoa pode ser alguém da sua empresa com mais experiência do que você ou uma pessoa da sua rede de contatos, mesmo que trabalhe em outro lugar.

O importante é que ela tenha conhecimento nos pontos em que você sente que precisa melhorar e esteja disposta a te ajudar e conversar de forma regular.

Algumas empresas já possuem programas de mentoria, mas se não for o caso da sua, você pode procurar um mentor profissional da sua área e contratar seus serviços.

6 – Desenvolva e aperfeiçoe habilidades

É comum sentir-se inseguro ou até mesmo ameaçado quando você não tem algumas habilidades tão desenvolvidas quanto outros colegas de trabalho.

Nesse caso, a única saída é identificar esses gaps (por exemplo, não saber utilizar bem algum software ou ferramenta, ter dificuldade de falar em público ou fazer apresentações etc.), e correr atrás do seu desenvolvimento.

Em algumas empresas, existem programas de incentivo de estudos que oferecem bolsas e parcerias com instituições de ensino para você aprender algo relacionado ao seu trabalho.

Mas se você não tem esse benefício, pode buscar cursos de extensão, certificações, cursos livres e, principalmente, de pós-graduação, como a oferecida pela Anhanguera EAD, que te ajudarão a se tornar um especialista na sua área e um profissional muito mais confiante.

Todos nós teremos momentos de insegurança no trabalho. Seja diante de um novo cargo, de novas responsabilidades ou de uma grande reunião. O importante é saber que dicas como essas que você viu agora podem te dar a confiança que você precisa para seguir em frente.

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