Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como aprender com os erros e usá-los de aprendizado?

É bem provável que você já tenha cometido um erro, prometido que nunca mais repetiria e, tempos depois, tenha se flagrado fazendo a mesma coisa. Se isso já aconteceu, saiba que é hora de aprender com os erros e colocar esse aprendizado em prática.

Sabemos que ninguém está imune a errar – pelo contrário, esse ato faz parte da natureza humana. O problema é quando persistimos nele e isso acaba nos custando muito dinheiro, coisas que gostamos ou relacionamentos que valorizamos.

blog banner desconto em pós-graduação

A boa notícia é que o pesquisador e professor de Harvard, Shawn Acho, já comprovou cientificamente que temos a oportunidade de aprender com nossas falhas e evitar erros futuros. Quer saber como transformar seus equívocos em aprendizado e evoluir na sua vida profissional e pessoal? Então, acompanhe esse artigo até o fim.

Por que é importante errar?

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que o erro é fundamental para o nosso processo de aprendizado. Falhar nos permite aprender o que não gostamos, o que precisamos valorizar e a persistir.

Já parou para pensar como os bebês aprendem a andar? Eles tentam, falham e nas tentativas seguintes, ajustam o equilíbrio, a velocidade e a força até conseguirem caminhar. Com os adultos, não é muito diferente. O problema é que, muitas vezes, deixamos a frustração tomar conta e acabamos não prestando atenção no que podemos ajustar.

Em outras palavras, errar é importante quando podemos utilizar as nossas falhas para fazer algo melhor. Saiba como fazer isso a seguir.

Conheça 4 passos para aprender com os erros

1 – Admita que errou

O primeiro passo para aprender com os próprios erros é admitir que errou e, então, assumir a responsabilidade. Não é uma atitude fácil de ser tomada, mas é muito necessária para o aprendizado.

Em seguida, avise as pessoas que foram afetadas pela sua falha e diga que você está trabalhando para encontrar uma solução. E lembre-se que existe a maneira certa de pedir desculpas quando você assume o erro. Nada de usar termos como “desculpe se você se ofendeu”.

Minimizar a sua responsabilidade não vai ajudar no processo. Embora seja desconfortável, enquanto você não conseguir dizer “desculpe, eu errei”, você não estará pronto para mudar.

2 – Tente ressignificar o erro

Sabia que a forma como você enxerga o seu erro impacta em como você reagirá a ele e na atitude que tomará em seguida? Por isso, depois do choque inicial da descoberta, é preciso que você pare de vê-lo como algo muito negativo.

É necessário desenvolver uma mentalidade positiva. Isso só será possível se você puder enxergar as suas falhas como oportunidades de crescimento que te ajudarão a ser mais resiliente e motivado.

Para ajudar, comece a pensar no que causou a falha. Se foi durante um processo no trabalho, por exemplo, que tal mapear as etapas e fazer um checklist no final?

3 – Examine a fundo o seu erro

Se você está realmente disposto a aprender com os próprios erros, já sabe que a tarefa não é muito confortável, mas o único caminho é encarando-a de frente. Nesse passo, você analisará seu erro fazendo perguntas a si mesmo como as seguintes:

  • O que aconteceu?
  • Por que isso aconteceu?
  • Quando começou a dar errado?
  • Eu poderia ter evitado?
  • Se eu pedisse uma opinião, poderia ter sido diferente?

Comece a procurar por padrões nos seus erros. Quando você identifica a causa da maioria deles, fica muito mais fácil aprender e evitar que aconteçam de novo.

4 – Transforme o aprendizado em prática

Esse é o passo que finaliza o ciclo. Por isso, é muito importante que você se lembre de seguir todos os anteriores. Sabemos que não é fácil chegar até aqui. Afinal, esse processo exige sair da zona de conforto, além de dedicação e motivação, mas o retorno do aprendizado pode ser muito satisfatório. Então, vamos lá!

Para transformar o seu aprendizado em prática, você precisará identificar os recursos, as habilidades, ações e ferramentas que te ajudarão a evitar o erro novamente. Por exemplo, vamos dizer que o seu erro tenha acontecido por uma falha de organização e, por conta disso, um projeto da empresa será entregue depois da data combinada.

Você já reconheceu o erro, se desculpou com os afetados por ele, trabalhou para amenizar os impactos, analisou, identificou o ponto de falha e entendeu que poderá evitá-lo futuramente se puder se planejar. Nesse caso, um planner, uma agenda ou um aplicativo de organização poderá prevenir que cometa o mesmo erro.

O importante, nesse passo, é identificar a causa raiz dos seus erros e utilizar o melhor recurso para que eles não ocorram novamente. Concluindo, vimos que o processo para aprender com os erros pode ser longo, mas, além de gratificante, vai colaborar muito para que você se torne uma pessoa melhor no trabalho e em outras áreas da sua vida.

E se você quer evoluir na carreira, outra boa dica é fazer um curso de pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades