Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como dar a volta por cima no trabalho ao encontrar dificuldades?

São muitas as situações que podem gerar certo desânimo em um profissional. Cometer um erro, entrar em atrito com o chefe ou um colega ou até mesmo estar desanimado com a carreira. Mas como dar a volta por cima no trabalho ao se deparar com essas dificuldades?

Confira abaixo dicas de como superar essas adversidades, recuperar seu fôlego e continuar caminhando em direção aos objetivos da sua carreira. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como dar a volta por cima no trabalho?

1 – Entenda seu valor

Tenha sempre em mente que um erro não define o profissional que você é. A culpa pode afetar de forma negativa o seu desempenho, então é bom entender o seu valor como parte da sua equipe e, de maneira mais geral, na empresa.

A verdade é que todas as pessoas estão sujeitas a falhar, então não é o fim do mundo. Comece a enxergar os erros como oportunidades de aprendizado. Assim, poderá aproveitar ao máximo a experiência para agir diferente na próxima vez.

2 – Identifique e encare o erro

Depois de entender que todo mundo está passível a errar, é importante encarar esse erro. Refaça sua trajetória para identificar onde você errou e em que ponto as coisas desandaram. A partir daí, seja honesto: o que realmente aconteceu? Assumir sua responsabilidade lhe dará o poder de aprender e de desenvolver meios para resolver e lidar com tal situação. Vale mais a pena encarar a situação do que tentar fugir. 

3 – Aprenda com a experiência

Ao lidar com uma situação adversa, o ser humano adquire experiência e isso serve para todos os âmbitos da vida, inclusive no ambiente profissional. Tire lições desse momento de dificuldade que você enfrentou e aplique o que aprendeu em suas atividades futuras. Dessa forma, você evolui pessoal e profissionalmente. 

4 – Trace novas metas

Um erro no trabalho pode ser resultado de metas que não foram bem estabelecidas. Por conta disso, reveja e trace novas metas para que você consiga retomar a sua rotina. Ter um norte para direcionar suas ações é muito importante para se manter motivado. Isso porque uma pessoa que não tem metas definidas pode acabar se perdendo e se deixando levar pelo desânimo. 

5 – Transforme o erro em oportunidade

Procure se reinventar diante do erro e identifique quais são as oportunidades de crescimento a partir dele. Com isso, você será capaz de evidenciar todo o seu potencial.  Um tombo pode representar a chance de enxergar a situação através de uma perspectiva diferente. Isso te ajuda a ter novas ideias, pensar fora da caixa e jamais permitir que a lamentação pelo que aconteceu te impeça de olhar além.

6 – Invista em capacitação

Busque investir na sua carreira e adquira uma nova perspectiva após o erro. Existem inúmeras formas para fazer isso: palestras, workshops, cursos, conversas com outros profissionais ou até mesmo leituras de conteúdos da sua área de atuação. 

É importante mencionar que deve-se evitar buscar se capacitar apenas quando cometer um erro. Sele o compromisso consigo mesmo de investir na melhoria contínua e sempre se aperfeiçoar. Isso também irá ajudar na sua evolução. 

Dica extra: trabalhe o seu desenvolvimento interior

Potencializar questões como autoconhecimento, autoestima e resiliência são importantes saídas para quem busca dar a volta por cima no trabalho. 

Autoestima

Fortalecer a sua autoestima e o amor próprio é um canal bastante potente e irá te ajudar a deixar para trás as coisas que não lhe fazem mais feliz. Como consequência, você conseguirá enfrentar seus desafios pessoais e profissionais com mais leveza e segurança. Portanto, desapegue do passado e dos hábitos nocivos – estas são peças-chave nesses processos de reconstrução – e crie novas experiências com foco no seu bem-estar.

Autoconhecimento

Faça uma análise das suas experiências e compreenda as atividades que mais despertam seu interesse. Parece algo simples, mas, especialmente no mundo corporativo, é muito comum encontrar profissionais que não reconhecem suas potencialidades, não sabem quais são suas afinidades e não compreendem qual é sua verdadeira missão.

Uma dica que pode ajudar a entender com clareza sua essência é criar novos objetivos de acordo com as coisas que você realmente gosta de fazer, entendendo o que te comove dentro e fora da sua profissão. Se achar necessário, você pode entrar em contato com especialistas no assunto, como coaches. 

Resiliência

A resiliência trata da habilidade de um material voltar ao seu estado original depois de sofrer uma deformação, segundo as leis da física. Entre as pessoas, se torna resiliente aquele que tem a capacidade de se reinventar após viver frustrações.

Isso quer dizer que pessoas com alto nível de resiliência são capazes de usar os traumas vividos a seu favor, aprendendo com aquelas lições e refazendo o seu caminho com positividade, flexibilidade e disposição para enfrentar adversidades. Com isso em mente, veja como desenvolver novas habilidades no seu dia a dia.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades