Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Carreira em finanças: como se especializar na área?

Antigamente, era muito difícil encontrar um profissional da área financeira formado em Finanças. Afinal, essa faculdade é relativamente nova no mercado. O que normalmente se encontra são profissionais com uma longa lista de experiências no mercado, mas com formação em Administração, Economia, Contabilidade e Engenharia, normalmente com a necessidade de se especializar para poder ocupar o cargo de gerente financeiro. Mas quais as possibilidades existentes da carreira em finanças, se tratando de uma área relativamente nova?

Devemos lembrar que apesar de a formação de Finanças ser nova, a área é ocupada por outros profissionais há muito tempo. A grande chave que mudou totalmente as perspectivas desses funcionários foi a necessidade de se especializar para poder continuar a progredir na função. Isso porque, antigamente, as finanças empresariais apareciam na grade curricular em formato de matéria de determinados cursos, sem o aprofundamento teórico e prático que precisa ter para o desempenho da função.

Banner do marketplace da Cogna

Como evoluir na carreira de finanças

O primeiro passo é ter consciência de que essa área precisa de um planejamento estratégico, tanto seu em relação ao futuro que você quer conquistar quanto para as empresas que você irá atender. Para conseguir ter no currículo profissional o cargo de liderança na área financeira é preciso:

Adquirir conhecimento técnico: antes de fazer o atendimento da empresa, é preciso entender do que ela precisa primeiramente e como montar uma sequência de estratégias para serem aplicadas. Por isso, ter um embasamento teórico e técnico para saber o que oferecer para cada grande desafio que encontrar é essencial.

Poder de negociação: essa técnica já está incluída como matéria em vários cursos de especialização. Conhecer as pessoas e saber como negociar e se apresentar para empresas, sócios e colaboradores é um dos pontos chaves fundamentais para o sucesso de um gerente financeiro.

Visão estratégica: ter um olho clínico para analisar o mercado, concorrentes e como está o desempenho da empresa até o momento é uma das prioridades da carreira na área financeira. Muitas vezes, o gestor financeiro precisa parar de olhar para os desafios internos e precisa ter uma visão mais ampla do mercado para montar uma estratégia eficiente que dê um direcionamento melhor da operação como um todo.

Cada gestor financeiro tem seu jeito. Entenda o seu

Você é mais intuitivo ou mais analítico? Mais objetivo ou mais investigativo? Mais extrovertido ou introspectivo? Trabalha em equipe ou prefere se focar na missão sozinho? Contas de cabeça, calculadora científica ou Excel? Tudo isso faz parte da sua personalidade e precisa ser levado em consideração para você escolher o caminho profissional que te traga satisfação a longo prazo.

Lembre-se sempre que o seu sucesso no mercado de trabalho está totalmente ligado à sua satisfação em fazer o que você faz de melhor. Não vá contra a sua personalidade e respeite as suas limitações. O mercado da área de Finanças é dividido em dois grandes grupos: aqueles que vendem e aqueles que compram, ou seja, os investidores. 

Leia também: 5 canais de finanças para você acompanhar no YouTube

Entre esses dois grupos está a área de sales & trading, que as conectam com a ajuda do setor de pesquisa, que pode ser tanto para compra quanto para venda. Fora o mercado entre empresas, existem os gestores financeiros que oferecem suporte à atividades bancárias, como investimentos, gestão de risco, análise de crédito, complience, backoffice, entre outros.

Entenda melhor:

Sell side (venda): formada por todos aqueles que vendem títulos das empresas. Esse é um setor muito abrangente que oferece inúmeras alternativas dentro do setor financeiro e, depois de muito aprendizado, uma possibilidade de ocupar o cargo de CFO, chefe de setor financeiro da empresa.

Buy side (compra): São todos os compradores do mercado, como fundos de investimento, fundos de pensão, seguradoras, entre outras.

Sales & trading: Atua no meio campo executando as ordens de compra e vendas de títulos. Enquanto a área de vendas se relaciona com possíveis investidores, os traders são responsáveis pela execução. Ambos os perfis têm acesso à equipe de pesquisa para poder direcionar corretamente o investidor para o melhor tempo de compra e o melhor negócio.

Suporte: essa é uma das funções que mais conhecemos. Ela é formada pelas pessoas que fazem transações financeiras dentro do banco, como o backoffice, que analisa e aprova as transações, risk management, que direciona os investimentos para aqueles que possuem menos riscos e o compliance, que faz com que o banco cumpra com todas as regras das quais é obrigado por lei.

Dentro desse novo universo, você só precisa entender qual o melhor curso para que você possa se especializar e trilhar o caminho profissional que te fará mais feliz. Tanto para gestores financeiros de empresa quanto para os funcionários que optam a ir trabalhar dentro de agências bancárias, existe um mundo de possibilidades que só se expande ao fazer uma especialização na área e direcionar melhor a sua energia de trabalho.

Para aprender mais sobre o assunto, confira os cursos de finanças que são oferecidos pela plataforma marketplace, da Cogna Educação. São diversas opções para você aprender a fazer o seu planejamento financeiro e ver o dinheiro render. Confira!

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades