Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como desenvolver novas habilidades no dia a dia?

mulher estudando na frente do computador para ilustrar texto sobre desenvolvimento de novas habilidades

Aprender é um processo contínuo, pois as possibilidades nunca se esgotam. Ainda mais quando se vive em meio a mudanças diárias. O que é visto hoje pode ser diferente amanhã e acompanhar essas atualizações se tornam cada vez mais necessárias. Por isso, desenvolver novas habilidades é algo primordial na vida de qualquer pessoa. Não só por conta do mercado de trabalho ou pelas adaptações impostas todos os dias devido às constantes transformações, mas também para obter mais autoconfiança.

Quando se adquire novas habilidades, a pessoa se sente mais preparada para o futuro, pois aumentam também as suas perspectivas. Além disso, a curiosidade de aprender cada vez mais gera novas descobertas e avanços em diversas esferas do mundo e da vida.

Se hoje, por exemplo, temos a tecnologia disponível com todas as facilidades (e vem muito mais ainda), foi porque os indivíduos tiveram a curiosidade de descobrir mais, de criar mecanismos que pudessem ir além do que se imagina.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por que desenvolver novas habilidades?

O desenvolvimento de novas habilidades ajudará você a ter mais foco e a se sentir mais preparado para encarar outros desafios. O conhecimento adquirido dará, ainda, subsídios para se comunicar de forma mais segura e ter mais referência para falar de diversos assuntos em uma interação social. E, desta forma, é natural que isso se estenda ao ambiente de trabalho. Caso as suas novas habilidades não tenham a ver com a sua rotina profissional, de alguma forma ela te ajudará no seu dia a dia.

Mas se o objetivo é ter novas habilidades profissionais, pesquise sobre o mercado, as ferramentas mais usadas ou que podem te ajudar no futuro, busque as principais tendências da sua área de atuação. Assim, você saberá decidir quais novas aptidões serão fundamentais para a sua carreira não só hoje, mas daqui a alguns anos e ganhará mais confiança ao enfrentar as mudanças da profissão. Fazer uma especialização ou pós-graduação também pode ser um caminho.

Leia também: Quais são as habilidades mais procuradas pelas empresas?

Em todo caso, trace um objetivo e faça uma análise sobre quais habilidades deseja alcançar e quando irá começar. Reflita sobre as recompensas que almeja obter ao final desta atividade e o que fará com elas. Diante disso, você também terá uma ideia se gostaria de desenvolver essas aptidões para um projeto pessoal ou para conquistar, por exemplo, um novo cargo dentro da empresa que trabalha.

É importante entender também o melhor momento para iniciar esse processo de aprendizagem, pois ele requer dedicação e paciência. Você precisa de concentração para adquirir um conhecimento novo, caso contrário gerará estresse e ansiedade, além de tirar todo o prazer e empolgação do início. Por isso, crie uma rotina, coloque na sua agenda ou elabore um cronograma. Lembre-se que estas habilidades também te farão uma pessoa mais versátil e antenada.

Como adquirir novas habilidades?

1 – Invista em conteúdos

Geralmente, as pessoas curiosas estão sempre fazendo pesquisas e tentando entender de outros assuntos. Faça desta ação um momento de prazer do seu dia, com o qual você criará um hábito e passará a aprender novas habilidades. Uma dica é investir em conteúdos de áreas distintas das que você trabalha na empresa, mesmo que não tenha a ver com a sua rotina. Mas também pode ser sobre diversos outros temas que queira saber mais e se aprofundar. Hoje em dia você tem à disposição muitos formatos de conteúdo, como livros, podcasts, vídeos, lives etc.

2 – Projetos paralelos

Buscar projetos paralelos também é uma boa alternativa para desenvolver novas habilidades, pois você pode fazê-los junto com o seu emprego principal, inclusive para ganhar uma renda extra. Desta forma, poderá colocar em prática outras aptidões ou realizar o objetivo de exercer uma nova função e aprender mais com ela. Esta é uma forma de se conectar com outras paixões e ter uma válvula de escape em meio à rotina comum de trabalho, que muitas vezes não abrange todas as áreas de interesse.

3 – Cursos on-line

Com a quantidade de cursos on-line disponíveis hoje, com certeza há algum que esteja alinhado com o que você procura. Há opções em vários segmentos e custo/benefício, como carreiras, negócios, autoconhecimento, tecnologia e inovação, desenvolvimento pessoal, artes, idiomas, gastronomia e entre outros.

Aproveite a comodidade de fazer as aulas no seu ritmo em casa ou em qualquer lugar, com a flexibilidade de escolher o melhor dia e horário. Além disso, você terá acesso facilitado ao conteúdo, pois geralmente eles ficam disponíveis em uma plataforma para assistir quantas vezes quiser, caso necessário.

Outra opção é investir em uma especialização. Aproveite até o dia 05/07/2021 para garantir a sua pós-graduação EAD com 90% de desconto na primeira parcela e 40% nas demais. A gente sabe que não está fácil, então trazemos essa oferta especial para você se organizar financeiramente e realizar os seus sonhos profissionais. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades