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Carreira em Pauta

Persuasão: por que essa habilidade é tão importante?

homem no escritório conversando com outra pessoa para ilustrar texto sobre persuasão

Você já parou para pensar se é uma pessoa boa em persuasão? Provavelmente isso ainda não tinha passado pela sua cabeça, mas você sabia que o poder de persuasão é importante para o mercado de trabalho? Mesmo sem saber se você é ou não uma pessoa persuasiva, você, com certeza, já usou essa habilidade de forma direta ou indireta.

Na comunicação, por exemplo, essa técnica é utilizada para convencer o outro sobre um assunto ou ideia. Algumas pessoas ainda levam essa técnica como algo negativo, mas isso tem sido trabalhado aos poucos e aos poucos estão entendendo que a persuasão tem muito a contribuir com a carreira.

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Mas, por que a persuasão é importante? Isso é o que nós respondemos nesse artigo com dicas para trabalhar essa habilidade na sua carreira.

O que é persuasão?

Essa é uma técnica para convencer e influenciar outras pessoas usando recursos lógicos e racionais, o que faz com que elas concordem ou mudem de ideia diante de determinada situação. Mas, calma! Isso não é manipulação. Persuadir vai além de fazer com que alguém sinta alguma coisa do jeito que você quer. Na verdade, diz mais sobre negociação e convencimento do que manipulação. 

O poder de persuasão está dentro da ética de trabalho e na conexão emocional, pois os argumentos e evidências são acionados para os outros aceitarem uma ideia, atitude ou até evitar algo. Já enquanto manipular é algo que a pessoa manipulada não tem vantagem nenhuma. O ato de persuadir é bem diferente, pois é algo pensado e baseado em uma relação benéfica para todo mundo.

Por que a persuasão é importante?

Essa habilidade é muito importante em empresas que têm lideranças responsáveis, por exemplo. O objetivo é que os setores fiquem sempre em harmonia e os resultados sejam alcançados em colaboração, ou seja, trabalho em equipe. 

Para conquistar as pessoas ao seu redor, os profissionais têm trabalhado cada vez mais nessa característica, principalmente na argumentação. Se destacar nessa competência é um diferencial na hora de conseguir uma oportunidade, pois o mercado, cada vez mais, requer candidatos para vagas desafiadoras e que precisam dessa habilidade.

Como desenvolver a persuasão na vida profissional?

Você deve ter pensado que, por não ter nascido com essa habilidade, não tem solução. E como é possível desenvolvê-la? Existem algumas práticas para desenvolver o seu poder de persuasão. Veja abaixo:

1 – Confiança

Ser confiante é essencial para o mercado de trabalho, pois as empresas buscam um profissional que saiba o que está fazendo e que acredite no seu trabalho e no time. Isso também cria uma relação de segurança e honestidade.

Uma liderança na equipe que tem voz uniforme, entusiasmo e acredita em suas ideias com certeza vai persuadir os demais e, assim, todo mundo ao redor começa a confiar na mensagem que está sendo transmitida. Quanto mais você estudar sobre o tema e tiver certeza do que diz, seus argumentos vão melhorar ainda mais.

2 – Seja uma pessoa objetiva

Imagina dar muita volta em um único assunto e ficar sem foco? Essa pessoa dificilmente vai transmitir confiança ou poder de persuasão. Por isso, é importante treinar a capacidade de selecionar prioridades e filtrar fatos e dados. Só assim será possível ter uma comunicação mais direcionada e eficiente.

3 – Tenha controle emocional

O profissional persuasivo não pode perder a cabeça em uma discussão ou não conseguir controlar seu humor no ambiente de trabalho. Esse controle é necessário para manter a postura e conseguir passar suas ideias e argumentos com mais clareza. Assim, você consegue convencer o outro, sem gritos, choro ou raiva.

Leia também: 6 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

4 – Desenvolva a empatia

Empatia é se colocar no lugar do outro e esse é um ponto fundamental na persuasão, pois você vai lidar com pessoas e elas são feitas de histórias, experiências e sonhos. Ao usar o poder de persuasão sem ter cuidado empático, provavelmente a estratégia será distorcida. Saiba convencer com respeito e de uma forma que todos saiam ganhando no final.

Saiba quais as técnicas persuasivas mais usadas

Já entendemos tudo para praticar o seu poder persuasivo e existem algumas técnicas que funcionam muito bem entre colaboradores, lideranças e gestores. Saiba quais são as técnicas mais usadas no mundo profissional:

  • Linguagem corporal: seu corpo se comunica junto com a voz. Se você quer convencer alguém, o olho no olho é essencial na hora da conversa;
  • Inteligência emocional: você consegue desenvolver o autoconhecimento, mapear e usar suas emoções a seu favor;
  • Repetição: com equilíbrio e ferramentas certas, é possível repetir a mesma ideia várias vezes sem que ela fique cansativa. Reforce seu ponto de vista e varie a linguagem;
  • Apresentações visuais: elementos visuais são aliados no poder de persuasão. Use essa técnica desde o estudo até para apresentações.

Ser persuasivo não acontece da noite para o dia, mas é algo que com treino e estudo é possível adquirir essa habilidade que tem se tornado cada vez mais importante no mercado de trabalho. A persuasão pode te ajudar em diversos âmbitos da sua vida, profissional ou pessoal. Para te ajudar na busca por essa técnica, busque por cursos que podem complementar o seu currículo e acesse o portal pós Pitágoras.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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