Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Tolerância ao estresse: qual o significado dessa habilidade?

mulher no escritório com as mãos fazendo OK para simular texto sobre tolerância ao estresse

Os últimos meses não têm sido fáceis e são um desafio tanto para a saúde mental quanto para a saúde física. Precisamos reorganizar nossas rotinas e implementar o comportamento de multitarefas. Para lidar com todos os sentimentos que estão tomando conta dos nossos dias, é preciso desenvolver a tolerância ao estresse. Mas, como ser mais tolerante ao estresse e como desenvolver essa habilidade em meio ao caos? Saiba que impossível não é! Essa competência traz diversos benefícios para o dia a dia.

O que é tolerância ao estresse?

Essa é uma capacidade sócio emocional e é algo que pode ajudar a regular a ansiedade e responder a situações estressantes com mais calma, sem deixar que as preocupações impeçam de enxergar a solução para o problema. A tolerância ao estresse compõe a resiliência emocional e é o que nos permite manter um equilíbrio diante de contextos adversos ou situações de risco.

blog banner desconto em pós-graduação

É preciso lidar, por exemplo, com sentimentos como raiva, ansiedade e medo sem que isso abale a confiança. Essa é uma competência para saber lidar com situações que nos tiram da nossa zona de conforto e que exigem calma no que envolve autoconhecimento para se apoiar na própria força interior. Também ajuda a ficar atento ao modo que se reage às pequenas ou grandes frustrações.

Qual a importância em ser mais tolerante ao estresse?

Quando a nossa tolerância ao estresse é maior, nós podemos encontrar o caminho para manter a calma em situações difíceis, manter o equilíbrio e não perder o controle das nossas emoções. Também é possível reconhecer a frustração e saber qual o significado dela para nossas atitudes, mas com um ponto de vista mais positivo, mesmo se as coisas não acontecerem do jeito que estávamos esperando. Desta forma, é possível reduzir a probabilidade de depressão e ampliar as situações de bem-estar.

Como trabalhar a tolerância ao estresse?

Ser tolerante ao estresse não é fácil, mas essa é uma competência sócio emocional que dá para ser trabalhada aos poucos na sua personalidade. Mas, existem algumas coisas para implementar no dia a dia e, assim, ter uma tolerância ainda maior com as situações.

1 – Dê atenção aos seus sentimentos

Mantenha a sua atenção aos seus sentimentos e as demandas internas e, sempre que perceber que está em um estado mais agitado, de nervosismo ou com pensamentos negativos, procure conversar com alguém de confiança e coloque suas emoções pra fora.

2 – Foco na saúde física e mental

Para manter a saúde física e mental em dia, uma boa ideia é aprender novos exercícios físicos para fazer em casa. O exercício constante, o solo regular e uma dieta balanceada ajudam (e muito!) na sua produtividade, saúde e evita um cansaço exagerado.

3 – Tenha um espaço para extravasar pensamentos

Um diário para escrever seus pensamentos e sentimentos é uma boa opção para diminuir a bagagem emocional. Ao colocar no papel, nós conseguimos visualizar o que estamos sentindo e essa é uma forma de elaborar as nossas emoções e ajudar no seu processo de autoconhecimento.

4 – Trabalhe a empatia 

Quando temos empatia, podemos entender as necessidades e os sentimentos de outras pessoas para oferecer apoio ao que elas precisam. Lembre-se que gentileza gera gentileza. Ter empatia é a capacidade de assumir a perspectiva dos outros e utilizar habilidades para entender suas necessidades e sentimentos para agir com generosidade e consideração. 

Leia também: Quais são as habilidades de toda pessoa com alta inteligência emocional?

Uma pessoa empática constrói relacionamentos próximos e consegue ajudar, apoiar e dar assistência, tanto para o material quanto emocional a outras pessoas. É sobre ser uma pessoa generosa e de fácil convívio que, inclusive, ajuda a aumentar a sua tolerância com as demais situações.

5 – Tenha persistência e foco

Outro ponto que gera muito estresse é começar tarefas e não conseguir terminar a tempo, não é? Por isso, é importante trabalhar a persistência e o foco dia após dia. O foco é a capacidade de manter a atenção, concentrar em tarefas e evitar distrações, mesmo que elas sejam ações repetitivas. 

Já a persistência é quando superamos obstáculos para atingir objetivos importantes, persistindo e terminando as ações que foram planejadas. Esses conceitos estão relacionados a conceitos de perseverança e foco. Ou seja, aqui a ênfase é sobre completar tarefas já iniciadas, ao invés de procrastinar ou desistir — coisas que geram estresse e irritação com frequência.

Trabalhar a tolerância ao estresse é algo que requer dedicação e determinação, pois envolve outras capacidades sócio emocionais. Ter controle das nossas emoções e entender o que, de fato, sentimos é uma habilidade e tanto para os dias atuais, pois isso diminui uma carga emocional gigantesca no dia a dia. Por isso, busque os cursos UP Unopar, podem te ajudar,  cada vez mais, a desenvolver essas competências e te ajudar no processo de autoconhecimento. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades