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Mercado de Trabalho

A importância do branding em todos os setores do mercado

imagem com a palavra brand para representar texto sobre branding

Quando falamos sobre Branding ou Gestão de Marcas, pouco se sabe sobre o tema através dos profissionais brasileiros. O assunto é amplamente discutido fora do país, mas aqui, ainda está em estágio embrionário e tímido. O Branding abraça as iniciativas de Marketing e se faz presente mesmo sem que os profissionais da área, colaboradores de uma empresa ou até mesmo aprendizes do ramo, a percebam. Contudo, o segredo do sucesso está em saber exatamente onde está e como se quer chegar.

Para os que trabalham diretamente com comunicação, o termo não gera estranhamento e sim embasamento para diversas inciativas que se mostrem necessárias dentro de uma empresa. Mas o que poucos sabem é que o branding não está presente apenas no círculo fechado das estratégias de marketing, e sim, em tudo que a empresa e seus colaboradores fazem, falam e são. Essa percepção ultrapassa as barreiras do ambiente interno e impacta também na percepção dos clientes.

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Dando um passo para trás, para os que não estão habituados com os termos aqui citados, Branding é um conjunto de estratégias e inciativas que têm como objetivo manter a saúde da marca. Ou seja, buscam mostrar ao público quem a marca realmente é, como pensa, como fala e age, para que as pessoas certas – e por certas, digo quem realmente tem sinergia com a empresa – se aproximem, se relacionem, consumam e até se apaixonem pela marca.

Mas a pergunta que deve surgir é: por que eu deveria querer que alguém se apaixonasse pela minha marca? A resposta é simples e está à nossa volta em todo lugar. As marcas hoje não vendem apenas produtos, elas vendem emoções, sensações, sentimentos e pertencimento. O ser humano sempre foi um ser coletivo e que buscou formas de viver em sociedade. E ser parte de um grupo, se sentir parte de algo, é uma parcela desse sentimento.

E antes de gerar todos esses sentimentos em quem observa ou segue sua marca, é preciso olhar para dentro. É nesse momento então que percebemos que, independente do setor da empresa ou da área de atuação, a preocupação em gerir a marca deve ser constante. E aqui não falamos de um Happy Hour virtual, um e-mail de feliz aniversário ou uma publicação de feliz Dia das Mães; é algo muito maior.

Aqui vai um exemplo prático para te ajudar a visualizar com mais clareza: você trabalha no setor de suprimentos de uma empresa que comercializa sistemas de gestão. Até aí, você jamais se preocupou com nada relacionado à comunicação ou imagem da marca, pois sua rotina basicamente é pautada em analisar números. Contudo, já parou para pensar que a forma como você responde um e-mail, faz uma ligação ou conversa no café com seus amigos, faz parte da imagem que a empresa tem no mercado, também?

As grandes startups do mercado são famosas por, entre outros motivos, sua cultura organizacional. São ambientes onde todos sonham em trabalhar pois, de boca em boca, é possível conhecer como é a rotina, como os funcionários se relacionam, como são administradas as burocracias inevitáveis, entre outras características.

E a construção dessa imagem grandiosa que essas empresas têm no mercado, começa de forma bem simples e com pequenas atitudes. O jeito que o recrutador falou com um candidato em uma entrevista de emprego, um almoço entre pessoas de diferentes equipes, iniciativas que promovem a colaboração entre todos, etc.

Além disso, é preciso saber se tudo que a empresa comunica e diz se preocupar, faz sentido com sua essência e se realmente é praticado. Uma empresa de metais não pode se posicionar como sustentável, uma vez que é de conhecimento geral que esse segmento é responsável por diversos impactos ao meio ambiente. Ao invés disso, a partir da análise real das atitudes dela, é possível dizer que a empresa se preocupa em reduzir impactos. Tudo está na forma como é comunicado e na conexão que tem com a realidade. Caso contrário, criamos um discurso vazio e raso, que não dá sustentação à longo prazo para a marca.

Por isso, se aprofundar nos estudos sobre comunicação e gestão de marcas é tão importante para qualquer profissional, independente do ramo da empresa. É conhecendo como sua empresa pensa e fala com você, que a cultura do lado de dentro vai se refletir do lado de fora, trazendo bons resultados como um todo.

Espero que tenha gostado da leitura e que tenha despertado o interesse para saber mais. Nos vemos em breve!

 

Autor: Raissa Couto

Formada em Design Gráfico e atuante na área por mais de 10 anos, especialista e constante estudiosa de Branding. Pós-Graduada em New Branding Innovation pela Rio Branco e em Design Instrucional pela Anhanguera. Especialista em Branding Aplicado pela LAJE (escola de estudos da empresa Ana Couto Branding), possui diversos projetos de gestão de marcas e Design nos setores de educação, alimentação, entretenimento, indústria e outros.

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