Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Posso perguntar o salário durante a entrevista de emprego?

mulher sorrindo em entrevista de emprego para ilustrar texto sobre salário

Uma das maiores dúvidas e perguntas frequentes durante um processo seletivo é sobre o salário que a empresa está oferecendo para a vaga em questão. É mais do que essencial que a companhia e o candidato estejam alinhados sobre esse assunto, pois assim é possível evitar uma frustração ou até um abandono da vaga após a fase de seleção.

Mesmo que seja uma questão fundamental, muitos recrutadores ainda não abordam esse tema durante a entrevista e a dúvida que fica é: perguntar ou não sobre a remuneração e benefícios

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Perguntar ou não sobre o salário?

A resposta é sim. Você tem a liberdade para perguntar sobre o salário. Porém, é importante que espere pelo momento mais apropriado. A entrevista é um momento de alinhamento entre o candidato e recrutador, mas é importante que o profissional saiba sobre o salário logo no primeiro contato.

E esse assunto pode surgir de forma natural ao longo do processo e alguns recrutadores até questionam sobre a pretensão salarial do candidato. Caso isso aconteça durante a entrevista de emprego, o candidato já pode perguntar se a sua pretensão está de acordo ou não com a vaga em questão.

O interesse pela remuneração e os benefícios da vaga é natural, mas, muitas vezes, abordar o tema logo de cara não é bem-visto pelos recrutadores. Lembre-se: não chegue querendo saber o que a empresa oferece, mas fale sobre o que você tem a oferecer para eles.

Leia também: Como se comportar numa entrevista de emprego?

O perigo não está em perguntar sobre o salário, mas em usar do período da entrevista para falar apenas sobre isso e em querer descobrir os benefícios que a empresa tem. Espere o recrutador abordar o assunto. Mas, se isso não acontecer, tenha calma, pois, ao final, sempre aparece a pergunta se você ficou com alguma dúvida e essa é a hora da verdade.

3 dicas para descobrir o salário na entrevista de emprego

Saber qual o valor estão oferecendo para a vaga em questão é o ponto principal para decidir se você vai ou não seguir no processo seletivo. Mas, se o assunto da remuneração é abordado pelo recrutador e a dúvida continua na sua cabeça, a melhor forma é tomar frente e abordar o assunto. Abaixo algumas dicas para te ajudar nesse momento:

1 – Existe o melhor momento para perguntar

Por mais difícil que seja, é importante se conter e aguardar o momento certo. Não discuta isso logo de cara e nem use do tempo de entrevista para falar somente sobre isso. Você ainda não foi contratado e insistir no assunto pode demonstrar ansiedade e acabar atrapalhando na percepção que a empresa criou sobre você.

Deixe que o recrutador abra o caminho para o assunto, pois cada etapa concluída do processo significa que a empresa já possui certo interesse no seu potencial. Pode acontecer de te perguntarem sobre a sua pretensão salarial logo de cara, mas também pode demorar que a pergunta apareça. Por isso, é necessário manter a calma.

Os recrutadores, na maioria das vezes, sabem os benefícios e salário da vaga, mas acabam não divulgando. Uma coisa muito comum de acontecer é perguntarem sobre sua última remuneração e qual a sua pretensão atual. Nesse momento, você deve responder com muita sinceridade e pode completar perguntando se a sua pretensão está de acordo com a vaga.

2 – Conheça bem a vaga e a empresa que você pretende entrar

Algumas empresas não falam logo de cara e outras não abrem o espaço para negociação de salário. É preciso se preparar para esses cenários. Nesses casos, você deve analisar muito bem se o local de trabalho está de acordo com o que você procura.

Tente descobrir se o local paga mais ou menos o que você busca e a média salarial de outras vagas da empresa. Se você sabe o salário que eles podem oferecer e mesmo assim não faz sentido para o que você procura no momento, é necessário analisar e entender se ainda assim vale a pena. Não adianta ir em uma entrevista de emprego querendo ganhar o dobro do que a empresa pode pagar e, nessa hora, você deve pensar quais são as suas prioridades para o momento.

3 – Esteja aberto a conversar

Se você avançou no processo seletivo, significa que a empresa tem um grande interesse no seu potencial e está disposta a te conhecer ainda mais. Às vezes, o salário não é exatamente o que você queria ou esperava, mas é válido lembrar dos seguintes pontos:

  • Remuneração é o salário mais o pacote de benefícios;
  • Você, enquanto candidato, pode analisar essa questão e ver se faz sentido para o seu momento de vida atual;
  • Entenda outros pontos, como: horário flexível, possibilidade de crescimento e/ou a localização. Essas são informações relevantes e que devem ser levadas em consideração na hora da sua decisão.

Mais do que ter uma remuneração muito alta, tirar as dúvidas durante a entrevista de emprego e saber se vale a pena ou não continuar no processo seletivo é imprescindível. 

Analise tudo que a empresa oferece, pois, muitas vezes, os pequenos detalhes acabam valendo mais do que um grande salário. Para conseguir ter mais oportunidades de remunerações e benefícios bons, mantenha-se atualizado na sua área de trabalho e busque por cursos de pós-graduação Pitágoras para turbinar o seu currículo.

[Infográfico] Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Agora que você tirou algumas dúvidas em relação a processos seletivos e entrevistas. Aproveita e confira outras dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego. Veja no infográfico abaixo:

Imagem do Infográfico 6 dicas de como comportar em uma entrevista de emprego

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades