Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como se comportar numa entrevista de emprego?

duas pessoas no escritório para ilustrar texto sobre como se comportar numa entrevista de emprego

Quando você entra em uma sala de entrevista ou dá o play para iniciar a conversa no formato remoto, você já está sendo avaliado pelo recrutador. Por isso, alguns aspectos são fundamentais para saber como se comportar numa entrevista de emprego. A comunicação não-verbal precisa ser levada em consideração, começando pelo tom de voz e pela clareza em cada resposta, que também deve transmitir confiança.

Apesar de muitas empresas estarem mais compreensivas quando a entrevista ocorre a distância, no sentido de entenderem algum barulho externo ou de familiares, preparar-se para este momento para que tudo saia o melhor possível é sempre recomendável. Em cada gesto ou sinal emitido, mesmo no online, o entrevistador já formará uma opinião a seu respeito. Inclusive, é importante ser transparente caso você não esteja em um bom dia, mas enfatizando que dará o seu melhor durante a conversa.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Assegure-se de que você está confortável com a roupa que escolheu usar na ocasião. Prefira um figurino discreto e sóbrio. Quando você exagera nas cores ou estampas é bem provável que o recrutador desvie a atenção para o que você está falando. Do mesmo modo, caso seja uma entrevista online, atente-se à escolha do cenário, dê preferência a uma parede lisa e para um local que tenha uma boa iluminação. Além disso, cheque se está tudo em ordem com a conexão de internet.

Durante a entrevista, mantenha o equilíbrio de suas emoções, ou seja, sem oscilações de humor, para que não demonstre dúvidas com relação à sua inteligência emocional e mudanças precipitadas de comportamento. Outra dica que pode ser simples, mas muito necessária, é o cuidado com as mãos. Caso você tenha o costume de gesticular quando está falando, tente não exagerar para que não vire algo contra você. A moderação e a naturalidade serão sempre o melhor caminho.

Vale destacar aqui que em uma entrevista de emprego é essencial manter o contato visual com o recrutador ao responder as perguntas – novamente, sem exageros, para não o deixar constrangido ou incomodado. Evite abaixar a cabeça durante a conversa, pois esse sinal pode transmitir falta de confiança, mantenha uma expressão neutra e tranquila, a postura ereta na cadeira e tente não se mexer muito.

Segundo especialistas, existem alguns sinais que demonstram nervosismo e insegurança quando o candidato está em uma entrevista, como roer as unhas, mexer no celular, passar a mão no cabelo com frequência, brincar com o relógio ou colar, entre outros. Por isso, caso perceba que está cometendo esses deslizes, volte à posição normal o quanto antes e evite cruzar os braços para se conter, pois essa atitude transmite falta de receptividade.

Dicas sobre o que falar e como se comportar numa entrevista de emprego

1 – Conheça a empresa

Para saber o que falar em uma entrevista de emprego é fundamental se preparar antes. E isso inclui pesquisar sobre a empresa para a qual você se candidatou. Entre no site e conheça a trajetória e projetos. Uma ótima ferramenta hoje para conhecer mais a empresa também é por meio do Linkedin, pois costuma ser atualizado com frequência. É importante obter estas informações antes, porque, desta forma, você terá subsídios caso seja perguntado o motivo pelo qual você deseja trabalhar nesta instituição.

2 – Pergunte

A entrevista também é uma oportunidade de você tirar todas as suas dúvidas no momento apropriado de falar. Isso também ajudará você a decidir se realmente esta oportunidade está alinhada ao que você busca para o seu futuro profissional, além de demonstrar interesse pela vaga e pela empresa, gerando uma impressão positiva. Por isso, estabeleça um diálogo com o entrevistador e questione.

3 – Você e sua trajetória profissional

Falar sobre você e a sua trajetória profissional costuma ser comum em um processo seletivo. Os recrutadores geralmente pedem, no início da conversa, que você fale sobre a sua carreira, conquistas marcantes, principal desafio que enfrentou e como conseguiu superá-lo, resultados relevantes, quais são os seus hobbies e como você se vê daqui a alguns anos. O segredo para esse tópico é: treine antes. Deixe alinhado na sua mente o que você gostaria de falar e chegue preparado para esta resposta.

4 – Qualidades e defeitos

Nesta hora, tenha sinceridade. Não tente disfarçar e dar respostas vazias para impressionar. Ao falar de suas qualidades, busque aquelas que destacam você em um ambiente de trabalho e que possam contribuir neste novo desafio. No caso dos defeitos, que costumam trazer mais tensão, exponha as suas limitações e o que acredita que precisa ser melhorado, destacando, inclusive, como está tentando superá-las.

O que achou das dicas sobre como se comportar numa entrevista de emprego? É sempre importante se preparar antes e pensar, mesmo minimamente, no que você irá falar e seguir essas orientações de como se comportar em frente ao recrutador, seja pessoalmente ou à distância. Assim, você se sentirá mais seguro, confiante e sairá do encontro com a sensação de que deu o seu melhor. Agora, aproveite para ver outras dicas que vão ajudar você a receber a tão sonhada aprovação na entrevista.

Conheça nossas faculdades