Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como ser aprovado na entrevista de emprego: 6 segredos

duas pessoas em reunião para ilustrar texto sobre como ser aprovado na entrevista de emprego

Entrevista de emprego sempre gera ansiedade e apreensão, apesar de toda a alegria que vem no combo ao receber a notícia. Afinal, é neste encontro que está a oportunidade de convencer o recrutador e demonstrar que você é a pessoa ideal para ocupar a vaga. Mas como ser aprovado na entrevista de emprego? Quais são os segredos para ser o mais assertivo neste momento tão crucial?

Ao participar do processo seletivo e ser convocado para uma entrevista, antes de tudo, informe-se sobre a empresa, entre no site, conheça a história e os projetos. Desta forma, caso seja questionado pelo entrevistador sobre o motivo pelo qual você quer trabalhar com eles, você já estará mais preparado para essa resposta e poderá alinhar estas informações com o seu objetivo profissional.

Caso a entrevista aconteça no formato online, escolha um lugar da casa adequado, que seja mais silencioso e isolado, garantindo que ninguém interrompa quando a conversa estiver acontecendo. Também é importante checar a conexão da internet e a iluminação do ambiente. Com relação ao cenário, escolha um fundo neutro, como uma parede lisa, por exemplo, que não chame muita atenção.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A comunicação não-verbal também é outro ponto que deve ser levado em consideração. Atente-se ao tom de voz e apresente confiança e clareza ao falar com o recrutador. Mostre entusiasmo ao mencionar as suas experiências mais marcantes, mas sempre com equilíbrio. Além disso, mantenha a postura ereta na cadeira e tente não se mexer muito. Abaixo, confira os segredos e mais dicas de como ser aprovado na entrevista.

Veja os 6 segredos de como ser aprovado na entrevista de emprego

1 – Identifique o perfil do recrutador

Nos instantes iniciais da entrevista, tente identificar o perfil do recrutador, se ele é mais formal ou descontraído e, assim, terá uma ideia da abordagem ideal para seguir a conversa. Geralmente, nos primeiros minutos, quando vocês se apresentam, é possível perceber estas particularidades. Desta forma, você poderá moldar o seu discurso, sempre agindo com naturalidade e gentileza.

2 – Faça perguntas

Não se limite apenas a responder às perguntas que são feitas para você. Sempre que tiver uma dúvida ao longo da conversa, questione. A entrevista também é uma oportunidade de você tirar todas as suas dúvidas e se assegurar de que é algo realmente interessante para a sua carreira e futuro. Desta forma, você também demonstrará mais interesse pela empresa e pela vaga.

3 – Treine o seu discurso

Falar sobre você e sobre sua trajetória profissional costuma ser algo frequente nas entrevistas de emprego, por isso treine antes, pense no seu discurso para que ele tenha fluidez e segurança no momento de usá-lo. Aproveite e adicione conquistas marcantes para a sua carreira, resultados mais relevantes, o que costuma fazer nas horas livres e o que busca para o seu futuro, já alinhado com a expectativa deste novo emprego.

4 – Dê respostas precisas e consistentes

Durante a entrevista, tente se manter calmo, relaxar e demonstrar confiança no que diz. Lembre-se do quanto você quer essa vaga e seja você mesmo. Para conseguir passar segurança, organize-se e treine antes, para que, na hora da entrevista, você se sinta mais tranquilo e tenha um discurso consistente, sem precisar pensar muito no que vai falar. Uma dica é ensaiar em frente ao espelho ou gravar para fazer uma autoavaliação, constatando, assim, se tudo o que você gostaria de mencionar foi contemplado.

Leia também: Qual a melhor resposta para “Por que saiu do último emprego?”

5 – Prove suas competências

Ao mencionar as suas conquistas em experiências anteriores, tente ser mais específico, gerando mais consistência no que fala a partir de fatos ou números. Discorra como chegou nesta meta com dados ou qual foi o processo percorrido até atingi-la. Não precisa se estender demais, mas demonstre as suas competências com solidez.

6 – Tenha clareza dos seus objetivos

É comum em uma entrevista que o recrutador pergunte algo relacionado aos seus objetivos profissionais, questionando, por exemplo, como você se vê daqui a alguns anos. A empresa, muitas vezes, quer ter clareza do que você almeja conquistando aquela vaga e como ela pode contribuir nesse caminho. Por isso, pode ser, inclusive, que ele pergunte como a instituição pode ajudá-lo no seu desenvolvimento profissional.

Esses são alguns dos segredos de como ser aprovado na entrevista de emprego. São dicas que, quando seguidas pelo entrevistado, fazem toda a diferença durante a conversa. A formação é um item que também deve ser destacado, pois ele é fundamental para o dia a dia da prática profissional. Por isso, destaque-se sempre buscando se atualizar, tanto com relação ao mercado quanto na parte acadêmica. Confira os cursos de pós-graduação Anhanguera. Invista em você e tenha toda a flexibilidade que uma pós-graduação online oferece, estudando no seu tempo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades