Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Qual a melhor resposta para “Por que saiu do último emprego?”

entrevista em vídeochamada para simular pergunta Por que saiu do último emprego

A entrevista de emprego é um momento que costuma causar muito nervosismo nos candidatos. Afinal, o desejo de toda pessoa que busca uma oportunidade no mercado de trabalho é impressionar o recrutador e conseguir a tão sonhada aprovação no processo seletivo. No entanto, existem algumas perguntas que causam uma certa apreensão – e uma delas é a tão temida: “Por que saiu do último emprego?”.

Na hora de responder essa questão, quando envolve demissão, muitas pessoas ficam com receio de falar sobre o assunto. Isso porque, para o trabalhador que almeja uma vaga, essa questão causa preocupação e pode tirar a confiança até dos mais preparados, mas não é necessário sentir-se assim. O recrutador faz uma análise como um todo e, com questionamento, deseja conhecê-lo ainda melhor e entender seu interesse na vaga atual.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Então, como responder “Por que saiu do último emprego”?

Seja em casos de demissão ou de pedido de desligamento por parte do entrevistado, o importante é evitar citar situações de conflito com a ex-empresa. O discurso, por sua vez, precisa ser feito de forma rápida e sem rodeios. Seja breve e evite se estender sobre o assunto. Por outro lado, a explicação precisa ser honesta e convencer o recrutador.

É importante estar preparado e ter a resposta na ponta da língua, para não deixar a ansiedade tomar conta da situação. No entanto, lembre-se que é importante dizer a verdade, uma vez que a empresa pode ir atrás de referências e ouvir outras pessoas que trabalharam com você. Assim, se você mentir, perderá a credibilidade e a chance de embarcar na nova oportunidade.

Leia também: Os 8 principais erros cometidos em entrevistas

Muitas vezes, a falta de perspectiva de crescimento dentro da empresa e estagnação fazem com que o colaborador seja motivado a pedir demissão. Se este for o motivo, quando o entrevistador perguntar “por que saiu do último emprego”, você não precisa trazer todo o histórico do que vivenciou no passado e criar um momento de lamentações. Uma resposta baseada em “decidir buscar novos desafios em minha carreira” pode ser suficiente.

Já nos casos em que a decisão partiu da empresa, é bom que o candidato faça uma avaliação do que foi falado durante a entrevista de desligamento. Faça uma análise e realize um processo de autoavaliação. Entenda seus pontos fortes e fracos. Na hora do bate-papo, quando precisar responder, diga os ensinamentos aprendidos, de forma madura. Erros acontecem em todo trabalho. O importante é que eles sirvam de aprendizado. 

Quais outras dicas são importantes na entrevista de emprego?

É claro que é importante saber como responder da melhor forma “por que saiu do último emprego”, mas também é importante se mostrar confiante do começo ao fim da entrevista. Para isso, o primeiro passo é pesquisar sobre a empresa. Afinal, é importante saber qual o ramo de atuação e quais os serviços oferecidos por ela.

No bate-papo, mostre seu interesse e ressalte por quais motivos você deseja trabalhar na companhia e como você pode contribuir no dia a dia. Faça um paralelo entre as suas experiências anteriores e o descritivo da vaga, que contém todas as responsabilidades exigida para o profissional que for assumir a função.

Por fim, mostre suas habilidades e traga exemplos. Afinal, nada melhor do que apresentar soluções e mostrar como lidou com os desafios ao longo da sua jornada profissional. Além de conseguir responder “por que saiu do último emprego”, o que pode trazer uma grande vantagem frente aos concorrentes é ter uma pós-graduação no currículo. Conheça os cursos da Pós Unopar e faça uma pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades