Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

5 dicas de Empreendedorismo Digital para impulsionar seu negócio em 2021

mulher com uma lâmpada para indicar empreendedorismo digital

Para compreender o papel do empreendedorismo digital, é necessário identificar as oportunidades desse crescente mercado que conta com mais de 134 milhões de brasileiros conectados à internet. Segundo uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 90% dos usuários acessam o universo digital todos os dias. Enquanto 58% da população se conecta apenas através do celular, 59% das informações disponíveis no Google são sobre produtos e serviços.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Com toda essa facilidade de acesso, avanços tecnológicos e mudanças no comportamento de consumo, tornam inevitáveis o fortalecimento e o aumento da credibilidade dos negócios digitais.

Por isso, empreendedor, é fundamental para a sua empresa ou projeto, independente do porte e segmento, não manter suas estratégias de negócio somente no offline. Afinal, todos os seus potenciais clientes e concorrentes também estão presentes no ambiente online.

Agora que você já sabe a importância do empreendedorismo digital para impulsionar seu negócio em 2021, quer ficar por dentro do seu conceito e como aplicá-lo? Confira tudo nas próximas linhas deste artigo!

Empreendedorismo Digital: o que é e por onde começar?

 O empreendedorismo digital deixou de ser um sonho para virar efetivo na vida de milhares de pessoas. Trata-se de um modelo de negócio inovador e escalável ao produzir e monetizar produtos e serviços pela web, no qual consumidores e marcas dialogam em tempo real e estão cada vez mais integrados e conscientes.

Imagina administrar o próprio empreendimento, ter renda extra, flexibilidade de horários e locais de trabalho e liberdade para escolher bons clientes e parceiros recorrentes, tudo isso com baixo investimento inicial e tempo rápido de retorno?

É claro que para tal, medidas assertivas não podem faltar: analisar o nicho que pretende atuar, buscar referências de gigantes digitais, aperfeiçoar conhecimentos e diferenciar as ferramentas e transações virtuais do empreendedorismo físico.

Para você ter uma ideia, muitas empresas já nasceram digitais como Nubank, Netflix, Spotify e Airbnb, e não necessitam de espaços físicos complexos e atendimentos presenciais para que seus resultados sejam além das expectativas.

Sites, blogs, e-commerces, canais do Youtube, aplicativos mobiles, plataformas de interação social, portais EAD e infoprodutos, são alguns exemplos de empreendedorismo digital para você começar a expandir.

5 dicas de como aplicar o Empreendedorismo Digital 

Por mais simples que pareça, tanto o empreendedorismo digital, quanto o tradicional, não se constroem da noite para o dia. A seguir, acompanhe algumas dicas que podem te ajudar a empreender com foco e determinação na rede.

 1 – Plano de Negócios

 Funciona como um dos maiores aliados do empreendedorismo digital, onde se estabelece objetivos e prazos, formalidade jurídica, estratégias de marketing e organização dos cálculos.

Cada passo dado irá consolidar a identidade, o valor e a autoridade da sua marca.

2 – Marketing Digital 

No empreendedorismo digital, investir no marketing de forma orgânica e direcionada para as dores do seu público-alvo, é sem dúvida um diferencial para aumentar o ciclo de vida e lucratividade da sua empresa.

Considere usar variados canais de divulgação e anúncio: redes sociais são uma excelente pedida!

 3 – Networking

 Essa importante ferramenta deve ser utilizada para ampliar a sua rede de contatos com pessoas que compartilham interesses afins, aprofundar relações profissionais e aumentar a visibilidade do seu propósito empreendedor. Lembre-se: relacionamento é uma troca para somar!

4 – Mentoria

 Para colocar em prática o empreendedorismo digital é importante complementá-lo com o suporte de um mentor experiente no ramo, que possa orientá-lo no desenvolvimento do planejamento e como alavancar as metas, evitando erros e imprevistos.

 5 – Convicção

 O ponto de partida da trajetória de sucesso no empreendedorismo digital está em acreditar no seu potencial e capacidade de realizar os seus sonhos. Inovação, sustentabilidade e tecnologia são os pilares dessa nova transformação que o empreendedorismo digital dispõe.

As portas estão abertas para você navegar o seu negócio para um outro nível.

Vamos juntos?

Texto escrito por Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

Autor: Presleyson Lima

Doutorando e Mestre em Sistemas da Informação e Gestão do Conhecimento, Pós-Graduado em MBA Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduado em MBA Gestão Comercial, Pós-Graduado em Risco e Compliance, Graduado em Sistemas de Informação e técnico em processamento de dados. Atualmente Sócio-Diretor de Marketing e Comunicação da Prolinx, Diretor da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais, membro da ANPPD® – Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados, Palestrante e Professor.

Conheça nossas faculdades