Ir para o conteúdo
Curiosidades

4 dicas para combater o sedentarismo

homem praticando atividade física para evitar sedentarismo

A diminuição da quantidade de movimentos que realizamos por dia, associado à evolução tecnológica, tem provocado o desenvolvimento de alguns problemas a população. Hoje, as crianças e adolescentes usam os meios eletroeletrônicos (tablet, celular, computador) cada vez mais constante, até mesmo para brincar, o que acaba transformando-as em sedentárias. O grande problema, é que o sedentarismo acarreta várias doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, diabetes, hipertensão e ansiedade, doenças que podem se agravar e levar até à morte.

Como evitar o sedentarismo?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças pratiquem atividades físicas diariamente, com duração mínima de 60 minutos, e intensidade moderada a vigorosa, para a manutenção de uma vida saudável, prevenindo doenças e aumentando a qualidade de vida.

Para os adultos, a recomendação é de 150 minutos de atividades moderadas a vigorosas, ou, 300 minutos de atividades leve a moderadas semanalmente. Essas atividades podem incluir musculação, futebol, natação, basquete, esteira ou bicicleta, aulas de dança, educação física, ou até mesmo, brincadeiras.

É importante que os pais acompanhem atentamente quantas horas as crianças passam na frente da televisão ou no vídeo game? Os minutos gastos com atividade física são o suficiente para manter uma vida saudável? Se a sua resposta for não, confira aqui algumas dicas para estimular um estilo de vida mais saudável entre as crianças:

1 – Incentive a brincadeira ao ar livre

A atividade física contribui para a diminuição da ansiedade, excesso de peso e açúcar acumulado no sangue, minimizando as chances de desenvolver diabetes e obesidade ainda na infância.

2 – Desperte o interesse para seu filho ter uma alimentação saudável

A criança deve se alimentar de forma saudável, para manter o bom funcionamento do organismo. É importante evitar que os alimentos gordurosos (batata frita, hambúrguer, salgados) e ricos em açucares (refrigerantes, sucos industrializados, achocolatados), façam parte do dia a dia. A recomendação é trocar por opções mais saudáveis, como frutas, legumes e sucos naturais.

3 – Modifique a rotina

Brincadeiras e a prática de esportes devem fazer parte da rotina da criança. Através de atividades simples, como brincar de pular corda, pega-pega e amarelinha, é possível sair do sedentarismo e estimular o desenvolvimento motor.

4 – Mudança de hábitos diários

Mudanças simples, como trocar o uso de meios de transporte por caminhadas ou corridas, utilizar as escadas no lugar do elevador, pode fazer toda a diferença para virar a chave para uma vida mais saudável e ativo. A frequência na prática de exercícios, mesmo que de baixa intensidade, é essencial para melhorar a qualidade de vida.

Viu só como é fácil! O estímulo de hábitos saudáveis para crianças e adultos faz total diferença. Não só para combater o sedentarismo, mas para um pleno desenvolvimento nos aspectos físicos e comportamentais.

Texto escrito por Nysherdson Fernandes de Barros

Licenciado e Bacharel em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar e Atividade Física e Mestre em Biotecnologia e Inovação em Saúde.

Conheça nossas faculdades