Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

A Educação como elemento propulsor da mudança

mulher com notebook para indicar texto sobre educação

Desde sempre há um diferencial entre atitudes quando comparadas com o nível de educação que cada indivíduo recebe. Não basta ter títulos se a pessoa não consegue entender o que lê, o que vê e o que ouve. É a educação, através da produção do conhecimento (o que inclui leitura, interpretação, práticas e repetição), que modifica as atitudes e o modo de visão de cada um, ampliando a dimensão do foco individual e coletivo.

Uma mente que se expande jamais volta ao tamanho original, isso acontece quando o conhecimento penetra no cérebro e amplia a sua área de atuação e a abrangência de suas responsabilidades. A educação é a causa dessa expansão e dessa forma, a mudança é inevitável. O desejo de crescer, de conhecer o novo, o inexplorado é um propulsor de mudança na busca de novos desafios no processo natural de novas necessidades.

blog banner desconto em pós-graduação

Dessa forma, a Instituição de Ensino Superior é o instrumento no qual o conhecimento é fornecido através do trabalho de pessoas qualificadas, que propiciam discussões e soluções no âmbito de cada disciplina, numa miscigenação de ideias que buscam fazer com que o estudante exerça o processo de pensar, questionar, ensinando-os a gerir a mudança que está por vir nas suas vidas.

Toda mudança exige energia inovadora e novos caminhos a serem trilhados e, nem sempre, é fácil visto a estabilidade ser a zona de conforto que poucos ousam transpor. É um processo com grau de dificuldade, independente da sua preparação. Ao adquirir conhecimento o aluno se prepara, muda suas atitudes numa ebulição interna que impulsiona mudanças, que podem ser pequenas ou grandiosas de acordo com a oportunidade e capacidade de cada um. Como diferenciar uma Educação que ensine aos estudantes que tudo tem conexão e são reflexos de ações impactam a sua vida e a de seu semelhante?

A Instituição de Ensino deve dar suporte para que os alunos gerenciem suas mudanças e se preparem o desenvolvimento e evolução, percebendo que fazem parte de um mundo maior.   A Educação é a base para mudança, é a mola propulsora que faz do conhecimento um mecanismo de evolução, onde o questionamento passar a fazer parte do cotidiano e incentiva a quebra de paradigmas. A aprendizagem modifica o individuo que passa a ter uma visão mais ampla e cada vez mais, busca se aperfeiçoar na área que se destina.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

A busca por novos conhecimentos é incessante e contínua. Daí, nasce a procura por novos níveis de graduação numa vontade de aprender cada vez mais para se destacar e ser valorizado, respeitado por trazer consigo os conhecimentos adquiridos. É onde podemos ver claramente o papel da Educação no sentido de aprender a aprender, aprender a ser.

A Instituição de Ensino Superior fornece conhecimentos que podem ajudar os alunos em cenário inusitados e desafiadores, como o que estamos vivendo nesse momento. O aprender a aprender faz com que os novos desafios sejam enfrentados com segurança e certeza de alcançar o sucesso desejado. O aprender a ser é importante no aperfeiçoamento, ajudando cada aluno a ser uma pessoa melhor para lidar com situações inesperadas na certeza de que será vitorioso nas adversidades encontradas.

A educação promove a mudança em cada ser. As atitudes passam a ter senso de responsabilidade, de respeito a si e a outrem tornando a convivência melhor, fazendo com que cada um entenda o seu contexto dentro da sociedade. Por isso, ao comparar atitudes de quem tem educação daqueles que ainda não a possuem em grau suficiente, propicia uma discussão em que a compreensão deve ser um fator preponderante para análise, havendo uma percepção daqueles que não a possui estão em um nível na qual precisam ser ajudados para que possam usufruir do conhecimento e estejam aptos a mudar, enfrentando todas as consequências advindas da mudança.

 

Autor: Milene Claudia Costa

Pós-Graduada em Gestão e Auditoria Pública, Pós-Graduanda em MBA Empresarial e Graduada em Administração. Atualmente, Chefe da divisão de compras da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa/PB.

Conheça nossas faculdades