Ir para o conteúdo
Curiosidades

4 exercícios de alongamento para relaxar o corpo no dia a dia

mulher com a perna esticada fazendo exercícios de alongamento

Fazer atividade física é importante para diversos fatores da vida, como já é comprovado e constantemente recomendado. Mas, hoje em dia, diante de algumas mudanças de hábitos – e isso inclui o aumento de pessoas trabalhando de casa – fazer exercícios de alongamento tornou-se algo que merece, do mesmo modo, atenção. A prática possui inúmeros benefícios não só para o corpo, mas também para a saúde mental, pois alivia a ansiedade e o estresse e proporciona relaxamento.

O alongamento promove o estiramento das fibras musculares quando a pessoa fica determinado tempo em uma postura, aumentando, assim, o seu comprimento. Por isso, ao fazer esses exercícios com constância, você evita também os desconfortos musculares, como dores nas costas ocasionadas, por exemplo, por ficar muito tempo sentada na cadeira trabalhando. Além disso, é uma atividade mais tranquila, prazerosa, que traz bem-estar e pode ser realizada em casa, na academia ou ao ar livre.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Quais os benefícios dos exercícios de alongamento?

Quando realizado com qualidade e frequência, o alongamento contribui para o melhor funcionamento do corpo, ativa a circulação do sangue e aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais leves e soltos. Ele é essencial, inclusive, para pessoas que se exercitam de forma mais intensa ou com uso de pesos, pois prepara o músculo no início da atividade física e evita lesões e problemas futuros quando realizados depois.

Leia também: 7 tecnologias e tendências que vão transformar a saúde nos próximos anos

Outro ponto que vale ressaltar é que o alongamento previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo), tão recorrentes em pessoas que trabalham todos os dias em frente ao computador. É um exercício que contribui para o aumento da consciência corporal e melhora a postura. Para quem não tem o costume de fazer atividade física e quer começar, alongar-se pode ser um bom início, sendo realizado ao acordar, antes de dormir ou no horário que achar melhor.

4 exercícios de alongamento para relaxar e ter uma rotina mais saudável

1 – Alongamento para coluna

Para aliviar a dor na coluna, fique de joelhos no chão, em cima de um tapete ou como preferir, encoste as nádegas sobre os calcanhares, aproxime o tronco do chão e mantenha as mãos esticadas para a frente. Outra opção é ficar em pé com as pernas juntas, dobrar o corpo para frente, como se estivesse olhando para os pés – se puder tocá-los, siga em frente – e continue com os joelhos esticados por 30 segundos.

2 – Alongamento para lombar

Para fazer esse exercício, deite-se de barriga para cima em um lugar confortável, posicione os braços acima da cabeça, estique-os e faça o mesmo com as pernas. Siga nesta posição por 10 segundos e volte ao normal. Você também pode fazer outro alongamento de uma série de 5 repetições e de 10 segundos cada: afaste os pés, contraia o abdômen e levante o quadril o máximo que puder, mas sem forçar.

3 – Alongamento para nervo ciático

Um dos alongamentos que ajudam a aliviar a dor no nervo ciático é o do bíceps femoral. Para fazê-lo, deite-se de barriga para cima, dobre os joelhos e continue com os pés no chão. Com as duas mãos, traga um joelho para frente na direção do peito e se mantenha nesta posição por 30 segundos, depois com a outra perna também.

4 – Alongamento para pescoço

Para começar, incline a cabeça para frente e encoste o queixo no peito. Depois, levante a cabeça e incline-a para trás – fique por 5 segundos em cada uma das posições. Após finalizar, repita o exercício, mas, desta vez, inclinando a cabeça para a esquerda e depois para a direita. Por último, relaxe os ombros, mantenha as costas retas e faça movimentos circulares, de 360 graus, com a cabeça para um lado e para o outro.

A falta de exercícios de alongamento pode refletir na mobilidade e prejudicar as articulações. Não mexer o corpo implica, com o tempo, na possibilidade de obter problemas posturais, riscos de lesões, limitação dos movimentos de atividades do cotidiano e ocasionar dores na lombar. Por isso, os benefícios de programar alguns minutos do dia para praticar e adquirir mais qualidade de vida, aliado a todos os outros citados para o corpo, são muitos e podem ser conquistados a qualquer momento.

Como vão os seus exercícios? Tem se alongado durante o dia? Separe alguns minutinhos para você e cuide-se. Aproveite para conhecer também os cursos EAD de pós-graduação Unopar na área da educação. Caso prefira opções voltadas à tecnologia, há também uma variedade de cursos de pós Unopar com duração de 6 e 10 meses. Quem sabe esta também seja a hora de alavancar a sua carreira assim como a prática de novas atividades na sua rotina. Dê o primeiro passo!

Conheça nossas faculdades