Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Por que a diversidade no mercado de trabalho é tão importante?

bandeira LGBT para ilustrar texto sobre diversidade no mercado de trabalho

Você já notou que toda empresa tem um papel social muito importante e, em uma sociedade com tanta diversidade cultural, é importante que as organizações tenham postura para lidar com todas as possíveis diferenças. E a diversidade no mercado de trabalho é algo que precisa de bastante atenção, além de gerar uma série de benefícios se a companhia desenvolver uma boa abordagem sobre o tema.

A Getting to Equal 2020: Pride, uma pesquisa internacional realizada pela consultoria Accenture, mostra que a comunidade LBGTQIA+ tem notado um progresso no ambiente de trabalho, mas os profissionais que pertencem à essa comunidade ainda enfrentam desafios silenciosamente.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Esse estudo foi realizado com empresas de diferentes áreas ao redor do mundo, entre outubro e novembro de 2019. Um dos questionários foi aplicado a mais de 1.700 gestores, e o outro foi respondido por mais de 30 mil funcionários.

Afinal, o que significa diversidade e inclusão no mercado de trabalho? Isso é o que vamos explicar durante este artigo, além de entender a importância dessa inclusão.

O que significa diversidade no mercado de trabalho?

Não é novidade para ninguém que nosso país tem uma sociedade totalmente diversificada. São várias etnias, pessoas com deficiência, a comunidade LGBTQIA+, homens e mulheres, e não tem como fechar os olhos para todas essas variedades. Mas, uma coisa é certa: devemos aceitar os profissionais como eles são e apoiar o aprendizado com as diferenças.

Diante da pluralidade da nossa sociedade, ter diversidade no ambiente de trabalho significa o desenvolvimento de uma postura cada vez mais madura (e melhor) por parte da empresa. Também diz muito sobre acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com todas as diversidades culturais.

Leia também: Glossário LGBTQIA+ e PCD: Aprenda termos importantes de diversidade e inclusão

A Getting to Equal 2020: Pride também mostrou que a maior parte das empresas ainda não possuem um ambiente acolhedor e seguro o suficiente. Até o dia que o estudo foi realizado, apenas 31% dos entrevistados LGBTQIA+ se sentiam à vontade para se abrir sobre sua orientação sexual ou sua identidade de gênero no ambiente de trabalho. E o número não muda tanto em países mais abertos à causa LGBT e chega só a 40%.

Mas, por que é tão importante ter a diversidade e representatividade no ambiente de trabalho? É o que vamos entender a seguir.

A importância da diversidade e inclusão no mercado de trabalho

A diversidade no mercado de trabalho é algo que traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para o profissional que se sente acolhido e representado. A pesquisa ainda apresenta dados sobre isso na comunidade LGBTQIA+: 71% dos funcionários acreditam que ver outros gestores LGBT em suas empresas é algo que os ajuda a prosperar. O mesmo percentual também destaca que ter o apoio de colegas não-LGBTQIA+ é importante para o seu engajamento na empresa.

Listamos abaixo os pontos positivos da inclusão no mercado de trabalho:

  • Melhores resultados

A diversidade nas empresas contribui para que a equipe alcance resultados ainda mais positivos, e isso acontece devido ao ambiente de trabalho ser estimulante e acolhedor. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados para cumprir suas atividades.

Quando a qualidade de vida da equipe melhora, todos trabalham ainda melhor e com mais efetividade. Isso contribui para resultados melhores e traz consequências benéficas, além da equipe ficar mais estimulada — o que gera um ciclo positivo no negócio.

  • Redução dos conflitos

Nas empresas que têm cultura de respeito à diversidade, os conflitos acabam sendo bem menores e menos recorrentes. Por haver uma política de boa convivência entre as diferenças, os colegas de trabalho acabam tendo mais facilidade para lidar com divergências. A política de respeito e tolerância também estimula a capacidade de escutar, assim as diferenças de opinião não desencadeiam em forma de brigas, rompimentos ou atritos.

  • Aumento da criatividade no ambiente

O ambiente que valoriza e coloca a diversidade como um elemento que acrescenta ao negócio e faz com que os colaboradores se sintam com mais liberdade, aumenta a autenticidade e a genuinidade no trabalho. Isso também contribui para que tenha mais originalidade na produção. Um ambiente diversificado proporciona condições para que novas ideias circulem entre os times, pois os profissionais ficam mais engajados e criativos.

  • Melhoria na imagem da empresa

E os pontos positivos também beneficiam a própria empresa, pois uma organização que valoriza a diversidade cumpre com o seu papel social e faz com que seja bem-vista, pois essa é uma postura de responsabilidade para com a sociedade.

Além disso, também contribui com o aprendizado sobre a multiplicidade que os colaboradores têm no trabalho e é difundido no meio pessoal pelos próprios profissionais. Quando vão para outros lugares, eles reproduzem os comportamentos de tolerância que aprenderam no trabalho e se tornam exemplos para outras pessoas.

Mesmo com os mais diversos pontos positivos em incluir a diversidade no mercado de trabalho, ainda é uma luta diária para conquistar cada vez mais espaços. Ainda de acordo com o Getting to Equal 2020: Pride, apenas 13% dos funcionários LGBT+ se sentem confortáveis para falar sobre sua orientação sexual com seus gestores, e somente 6% falam sobre isso com o setor de Recursos Humanos (devido ao receio de serem rejeitados logo no início).

O estudo ainda mostra que 57% dos participantes LGBTQIA+ acreditam que sua identidade de gênero ou orientação sexual acabou diminuindo seu progresso no trabalho, e somente 14% se sentem completamente apoiados por sua empresa, quando se trata de melhorar a diversidade no ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a live sobre diversidade no mercado de trabalho que vai acontecer no dia 28/06/2021, às 19h, no Facebook da Pós Unopar. Convidamos participantes especiais para compartilharem suas experiências e vivências. Você também vai participar de pautas relevantes sobre preconceitos, barreiras vencidas e superações vividas ao longo de suas vidas. Uma coisa é certa: o mercado precisa de mais diversidade e os profissionais precisam continuar se atualizando. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades