Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que muda na hora de procurar emprego em 2021

A migração para o ambiente digital, transformação causada pelo atual cenário, pode ser uma boa possibilidade para quem busca emprego em 2021. Diante disso, se você busca mudança na área profissional ou precisa de uma recolocação, separamos algumas dicas que certamente te colocarão alguns passos à frente. 

Primeiro, olhe para dentro

Um dos principais desafios do trabalho 100% remoto é encontrar o fit ideal com a empresa. Afinal, como saber se você sente compatibilidade com a cultura da contratante sem conhecer o cotidiano e a infraestrutura? 

A alternativa para quem já está empregado mas sente que é o momento de encontrar renovação é buscar por oportunidades em áreas diferentes aonde já trabalha.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Muitas empresas têm bancos de talentos internos e isso pode ser muito positivo, já que suas habilidades e capacidades inatas podem ser conhecidas. Não será necessário fazer grandes adaptações ao novo ritmo de trabalho e, muitas vezes, novas equipes e funções trarão a mudança que está procurando. 

“Network” é o novo networking

É inegável que a prática de networking é fundamental para se manter bem relacionado e ter acesso às melhores vagas do mercado. Para quem procura emprego em 2021, o networking será imprescindível.

Em uma realidade sem isolamento social, era possível frequentar eventos, happy hours e confraternizações com pessoas da mesma área e nicho de mercado. Já com o trabalho remoto, esse tipo de interação se tornou inviável. Mesmo que temporariamente, não sabemos quanto tempo ainda precisamos nos privar de eventos sociais até que seja totalmente seguro. Por isso, a solução é se adaptar ao networking pela internet. 

Você sabia que a pós-graduação ou um MBA na sua área de interesse também pode te ajudar nisso? A nossa dica é escolher a especialização EAD na Unopar, em que é possível focar na sua carreira desejada e ainda estar em contato com profissionais do meio, possibilitando a criação e o fortalecimento do networking.

Leia também: 3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

Uma outra alternativa, ainda mais comum, é se apoiar também em grupos profissionais no Facebook e LinkedIn para conhecer mais profissionais da mesma área que você, participar de webinars e happy hours virtuais sempre que for convidado. Faça um esforço para se manter presente – mesmo que de maneira remota. Só assim seu nome será lembrado para possíveis indicações e projetos. 

Existe vida privada no digital?

Se antes já havia uma forte tendência em analisar as redes sociais de um candidato, hoje em dia isso se tornou regra. 

As contas pessoais nas redes sociais podem e devem ser usadas a seu favor. A dica é fazer uma boa curadoria de conteúdo, atentando-se ao que está sendo falado e as possíveis interpretações. As redes sociais são vitrines, que expõe suas características pessoais e habilidades proeminentes.

Apesar disso, essa tendência não deve ser encarada como uma forma de censura ou da construção de um personagem, que mostrará coisas incompatíveis com sua vida offline. É importante entender esse espaço como um lugar para mostrar o que você tem de melhor e treinar sua articulação sobre diferentes assuntos. 

As novas habilidades para quem procura um Emprego em 2021

Indo além da força bruta de trabalho, funcionários capazes de produzir em larga escala, com inúmeras formações e diplomas no currículo, há uma tendência entre os recrutadores em encontrar e desenvolver integrantes da equipe talentosos. 

Pessoas com grande capacidade de adaptação e resolução de problemas, por exemplo, têm sido mais valorizadas. Hoje em dia, existem softwares capazes de medir essas skills e mapear quais áreas mais precisam de determinado perfil e em que tipo de trabalho esses perfis se encaixam melhor. 

É evidente que, para voltar ao mercado de trabalho e conquistar um novo emprego em 2021, é necessário ter formação e entender tecnicamente, mas se desenvolver como ser humano e ampliar suas capacidades interpessoais pode te levar a outros patamares de sucesso também. 

Seja uma recolocação no mercado, mudança de área ou conseguir uma posição na empresa dos seus sonhos, se manter atualizado para as novas tendências e oportunidades te ajudará a alcançar muito sucesso profissional. É hora de arregaçar as mangas e manter os olhos atentos. Com certeza há uma vaga esperando pelo seu perfil. 

Agora, acesse o canal do Carreira em Pauta no Youtube para mais dicas de recolocação profissional e conte com o apoio da pós-graduação Unopar para se tornar um profissional mais competitivo no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades