Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn?

como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn: ícones de várias redes sociais

O LinkedIn é o principal local para quem está buscando emprego, novas oportunidades de trabalho e deseja fazer networking. A rede social possui 43 milhões de usuários no Brasil e muitas empresas usam o canal para encontrar candidatos que estejam alinhados às vagas disponíveis. Mas, você sabe como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn

Antes de tudo, é importante destacar que o LinkedIn é o seu currículo online e deve ser preenchido corretamente. Portanto, é preciso prestar atenção nos campos existentes e inserir todas as informações necessárias. Há espaço para inserir experiência profissional, formação acadêmica, certificados, competências, idiomas, recomendações e muito mais.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

De maneira geral, uma das dicas dos especialistas é: mantenha o seu perfil na plataforma sempre atualizado. Você ainda pode ir além e publicar artigos, compartilhar publicações, seguir empresas do seu interesse e se conectar com pessoas da sua área para trocar experiências e conhecimentos e criar uma rede poderosa de contatos.

Como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn?

Além das orientações já mencionadas, existe um campo na rede social que precisa de uma atenção especial e faz muitas pessoas se perguntarem o que colocar no título do LinkedIn. Esse é um espaço extremamente relevante e que precisa ser preenchido com atenção para ajudar o recrutador a encontrar o seu perfil diante da concorrência.

O título no LinkedIn traz uma pequena descrição dos assuntos em que você é especialista e diz muito sobre a sua área de atuação profissional. Por isso, é importante que as informações inseridas no local sejam relevantes e mostrem aos profissionais que estão buscando por candidatos exatamente o que eles desejam encontrar.

Leia também: Etiqueta no LinkedIn: 10 ações que você deve evitar na rede social

Diante disso, se você quer saber o que colocar no título do perfil profissional da rede social, saiba que uma das formas de deixá-lo mais atraente e assertivo nas buscas é apostar em palavras-chaves. Aqui, é essencial deixar de lado termos genéricos, como “desempregado”, “em busca de  recolocação” e “à procura de um emprego”.

Aqui, o segredo é trazer as keywords certas, de acordo com a sua área de atuação. Vamos pensar em uma pessoa que tenha estudado Engenharia de Software ou Ciência da Computação e trabalhe como desenvolvedor. 

No lugar de trazer os nomes dos cursos, é necessário dizer se atua como full stack, front-end, back-end ou mobile e as linguagens de programação que domina, como C#, .NET, JavaScript, Python e Swift.

Quer um exemplo? 

Desenvolvedor mobile | Android | Java | Kotlin | C++

Se você atua na área financeira e procura cargos em nível de gerência, pode utilizar: 

Gerente Financeiro | Contas a pagar e receber | Fluxo de caixa | Pagamento de tributos

Assim, você apresenta as funções em que tem experiência, mas em formato de palavras-chave para facilitar que o recrutador encontre o seu perfil e entre em contato para conversar sobre propostas. Afinal, o seu desejo é ser convidado para processos seletivos e dar um upgrade na sua vida profissional. 

Bom, agora que você já sabe como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn, é importante ter um currículo de destaque. E sabe o que pode te ajudar? Ter uma pós-graduação. Com a especialização, você tem acesso às melhores oportunidades e pode conquistar salários mais atrativos. Confira os cursos da Pós Unime e faça uma pós-graduação EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades