Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Quais são as habilidades mais procuradas pelas empresas?

mulher simulando anotação das habilidades mais procuradas pelas empresas

Não há como negar: com tamanha concorrência e pessoas disputando as mesmas vagas, saber quais as habilidades mais procuradas pelas empresas é essencial para se destacar. Por outro lado, não basta apenas conhecê-las. É preciso desenvolver essas características para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho e evoluir profissionalmente. 

Cada vez mais, o mundo corporativo exige que os profissionais estejam preparados e qualificados para enfrentar os desafios do dia a dia. Atualmente, não basta apenas ter conhecimento técnico e saber executar as tarefas atribuídas a você. Afinal, hoje, o critério de avaliação das empresas envolve as habilidades comportamentais dos colaboradores.

Para se ter ideia, pesquisa feita pela consultoria de recrutamento Page Personnel indica que 90% dos funcionários são contratados pelo perfil técnico, mas acabam demitidos por conta do comportamental. É claro que ter uma pós-graduação e cursos no currículo ajuda a ganhar destaque, mas, ao mesmo tempo, é preciso ter soft skills bem desenvolvidas.

Então, quais são as habilidades mais procuradas pelas empresas?

Para ajudar você, separamos uma lista com as características mais desejadas pelas organizações. Vamos conferir?

1 – Inteligência Emocional 

A inteligência emocional faz parte das habilidades mais procuradas pelas empresas. Desenvolvê-la é importante para conseguir analisar seus sentimentos e utilizá-los de forma saudável no dia a dia. Portanto, é fundamental avaliar suas emoções e se autoconhecer. Compreender o que está sentindo é um passo essencial durante esse processo.

2 – Comunicação

Saber se comunicar é essencial para evitar ruídos e maus entendidos nas conversas. A boa comunicação ajuda na construção dos relacionamentos interpessoais. Portanto, quando a linguagem corporal não puder ser colocada em prática, certifique-se que as mensagens estejam objetivas e com clareza. Lembre-se da importância da comunicação não-violenta

3 – Trabalho em equipe

Além das habilidades já mencionadas, é importante saber trabalhar em equipe. Afinal, em muitas ocasiões, você precisará atuar junto com outras pessoas na resolução de problemas – e todas devem trabalhar em prol do mesmo objetivo. Esse processo contribui para a troca de conhecimentos e experiências. Em muitas empresas, o individualismo pode trazer prejuízos. 

4 – Flexibilidade

Muitas rotinas de trabalho são dinâmicas e exigem que os profissionais se adaptem rapidamente a diferentes cenários. Nesse processo, a flexibilidade é importante para que a pessoa possa conseguir lidar com mudanças repentinas sem agir de forma negativa.  Um indivíduo flexível no mundo corporativo tem mais chances de assumir novas responsabilidades e alcançar o sucesso desejado.

5 –  Resiliência

Como você lida diante de situações inesperadas e dos problemas que surgem? Enfrentar esses cenários sem se abater é ter resiliência. Ela mostra que a pessoa tem maturidade emocional e consegue enfrentar com facilidade circunstâncias adversas. Para desenvolvê-la, é importante praticar o autoconhecimento e não deixar que a insegurança tome conta de você.

Essas são algumas das habilidades mais procuradas pelas empresas e que você deve ficar de olho. Agora, conheça os cursos de pós-graduação Anhanguera e aproveite a pós-graduação EAD intensiva para se tornar um especialista em apenas 6 meses. Com a pós-graduação EAD, você recebe o certificado digital em um dia útil após o fim da especialização. 

Conheça nossas faculdades