Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Resiliência: a importância no ambiente corporativo

resiliência no trabalho

Em uma época onde trabalhamos muitas vezes mais do que o recomendado, quase não sobra tempo para cuidarmos da nossa saúde e pensar na vida social. Se você se identificou com a frase anterior, saiba que não deveria. É comum querermos cumprir com todas as metas, se destacar e se desenvolver profissionalmente, mas ficar sobrecarregado não vai resolver. Por isso é tão necessário ter resiliência! O termo que vem se tornando mais evidente nos últimos tempos, tanto na sociedade como em ambientes corporativos, é mais importante do que muitos imaginam.

Leia também: Dicas para gestão de tempo no Home Office 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é resiliência?

Em latim a palavra é escrita “Resilire”, que significa “voltar atrás”, mas seu conceito é mais relevante e impactante. A resiliência está relacionada à capacidade que cada um possui em lidar com situações inesperadas, mudanças e possíveis problemas. Resiliência é se adaptar às circunstâncias de maneira simples.

Qual é a sua importância no ambiente corporativo

Ser resiliente é uma tarefa que precisa ser aplicada em todos os âmbitos da vida. No ambiente corporativo não é diferente, sendo, de fato, importantíssimo. Como profissionais, frequentemente precisamos lidar com situações que fogem do nosso controle. Assim como muitas vezes seguramos barras que nem deveriam ser nossas responsabilidades.

Manter um comportamento resiliente é o mínimo de garantia que temos de que tudo vai ficar bem. E, acredite, realmente vai. Um profissional resiliente, que consegue passar por diferentes situações sem se abater, demonstra maior maturidade emocional e facilidade para lidar com situações adversas. Essa é uma das características mais buscadas pelas empresas, principalmente para os cargos de gestão. O profissional resiliente consegue analisar com calma diversas situações e não permite que o medo ou insegurança tome conta.

Leia também: 5 escritoras negras que você deveria conhecer em 2021 

Então, bora de adaptar?

Aprenda a lidar com as mudanças, dificuldades e novos desafios. Tente olhar as situações, por outro lado. Confira algumas dicas e características básicas que podem fazer de você um profissional mais resiliente!

Confiança

Pode parecer um “bicho de 7 cabeças”, mas o primeiro passo para alcançar a plenitude da resiliência é ter confiança. Do que adianta você fazer um trabalho grandioso com excelente qualidade se você mesmo não confia no que está produzindo? Confia em você mesmo! Receber feedback é importante, mas a mudança e valorização precisa começar na gente.

Autocontrole

Se você já confia, agora é o momento de mostrar que autocontrole também faz parte de sua essência. Afinal, se você está confiante, não deveria ter motivos para se estressar. Leve as coisas com calma, dentro do seu tempo. Dentro da sua organização. Quando encontramos um fluxo que faz sentido dentro dos nossos afazeres, se adaptar é muito mais fácil!

Flexibilidade

Já falamos que a adaptação aqui é uma das coisas primordiais, né? Então não há segredos, a flexibilidade deve estar incluída naturalmente “nesse role”. Algo não saiu como esperado? Pense em como resolver. O cliente não deu o retorno que você aguardava? Veja como melhorar a estratégia e foque nos próximos resultados. Seja flexível com suas entregas e com você mesmo. Sua mente também precisa disso!

Você viu? 10 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho 

Persistência

Aqui temos um ponto importante (mesmo que todos sejam). Ser flexível não significa não persistir, e sim demonstrar constância, mas de maneira fluída e saudável. Se você deseja se desenvolver e crescer dentro de uma empresa é importante ter persistência. Mas lembre-se que ela precisa ser acompanhada de esforço, dedicação e desempenho, e não ser confundida com teimosia. Às vezes queremos tanto algo que tentamos sempre alcançar aquilo pelo mesmo caminho, quando, na verdade, adaptá-lo pode ser a solução.

Empatia

Por último e não menos importante, tenha empatia! Com todos que estão envolvidos no seu ambiente de trabalho e consigo mesmo. Todas essas características serão muito mais eficazes se você aplicá-las pensando no melhor. A empatia envolve segmentos afetivos, cognitivos e reguladores de emoções. Entenda, compreenda e se adapte, assim você será um profissional mais resiliente.

E você, pratica a resiliência em sua carreira profissional?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades