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Mercado de Trabalho

DICAS PARA GESTÃO DE TEMPO NO HOME OFFICE

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Trabalhar em casa diariamente pode ter sido uma novidade para muitos há alguns meses, mas para alguns de nós, essa jornada já faz parte da realidade e promete durar um longo período. Embora alguns escritórios estejam começando a reabrir com as medidas de segurança, outras empresas estão anunciando que permitirão que os funcionários continuem trabalhando em casa permanentemente. Então se você faz parte do time que ainda se mantém em home office essas dicas são para você. Saiba como se organizar e administrar bem o tempo em casa.

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  • FAÇA LISTAS 

Seja em uma plataforma digital, um caderno ou post-its, liste seus afazeres do dia. Encontre uma ferramenta de organização que funcione bem para você e adicione sua lista a ela. Existem muitos aplicativos de gerenciamento de tempo que podem ajudar com isso facilmente. Outra dica é separar as atividades na lista por cores para facilitar a visualização.

  • MONTE UM CRONOGRAMA SEMANAL

Se você ainda não faz um cronograma semanal ou um planner, prepare-se para mudar sua vida profissional. Não é exagero, pode parecer uma tarefa simples, mas pegar o hábito de planejar sua semana inteira vai facilitar sua rotina e ainda possibilitará que você enxergue tudo que o precisa realizar nos próximos dias com mais calma e clareza. A dica aqui é utilizar 10 minutinhos de seu domingo para fazer o planejamento da semana, assim durante  a semana você só vai realizando os check list. 

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  • ESTABELEÇA PRIORIDADES

Ao reservar um tempo para definir suas prioridades, você tem a melhor chance de se manter no caminho certo e organizado durante a jornada de trabalho em casa. Além disso, também pode ajudar a reduzir o nível de estresse com alguma demanda que talvez nem valha a dor de cabeça. Priorizar é algo que pode ser a diferença entre o sucesso e o desgaste na rotina do home office.

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  • USE TÉCNICAS DE ESTUDOS 

Existem algumas metodologias de estudos que podem te ajudar a se concentrar e não perder o foco com a primeira distração que aparecer durante o seu dia. E sabe o melhor de tudo? Elas são fáceis de serem aplicadas e garantem resultados fantásticos! Praticamente, você precisa manter alguns períodos de foco absoluto! Quer saber mais? Falamos sobre isso aqui.

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  • INVISTA EM SEU HORÁRIO PREFERIDO

Não dá para negar que haja pessoas que funcionam melhor e conseguem ser mais produtivas em alguns períodos específicos. Há quem ame acordar cedo e já embalar as demandas com o café da manhã e tem quem se sente mais disposto somente a tarde ou até mesmo a noite. 

Um dos benefícios do home office é a possibilidade de, na maioria das vezes,  planejar o seu próprio horário. Use isso a seu favor, aposte no período em que você se sente com mais energia e faça uma imersão em suas demandas. Mas lembre-se que tudo precisa de equilíbrio, então não exagere na carga horária. 

  • MANTENHA A ORDEM

Outra dica de gestão de tempo simples, mas funcional, é manter a ordem no espaço de trabalho. Lugares limpos e organizados ajudam a mente a fluir e evitar distrações momentâneas com objetos, por exemplo. Além disso, você também economiza o tempo que seria gasto para organizar. Inclusive, esse é um dos fatores que fazem os adeptos do minimalismo serem mais proativos e criativos. 

  • DESCONECTAR TAMBÉM FAZ PARTE 

Seja gentil com você mesmo e reconheça que não pode ser tão produtivo o tempo todo. Seja realista sobre o que você pode alcançar diante das circunstâncias, pense em possibilidades quando algo não sair como o esperado e relaxe quando seu trabalho estiver concluído. 

Lembra do cronograma semanal que falamos lá em cima? Além de suas tarefas profissionais, também vale colocar meus momentos de estudos, ler um livro, assistir uma série e fazer exercícios físicos. Nossa mente e corpo precisam alcançar a plenitude juntos. Assim, seremos muito mais produtivos com nosso tempo.

E aí? Conta pra gente como você administra seu home office! Aproveite e confira o curso de pós-graduação que mais combina com você e não perca a oportunidade de alavancar sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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