Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 escritoras negras que você deveria conhecer em 2021

Escritoras negras

Para você que deseja um momento de escapismo, ama literatura e quer entender ou se aprofundar em vivências negras, listamos 5 escritoras que, se você não conhece, precisa acompanhar este ano. Elas são poetas, dramaturgas, romancistas e acadêmicas e, juntas, ajudam a captar a voz de uma nação literária e traduzem suas vivências e experiências em produções incríveis! 

blog banner desconto em pós-graduação

Caso você queira saber mais sobre alguma delas, basta clicar em seus nomes, que você será direcionado para a página de suas redes sociais.

Leia também: Crescimento na carreira: 5 livros que vão te ajudar a evoluir 

DJAMILA RIBEIRO

Djamila_Ribeiro

Escritora, filósofa e ativista, Djamila Ribeiro ficou conhecida nos movimentos sociais pelos direitos das mulheres. Em seu primeiro livro, “O que é lugar de fala?” (2017), a autora brasileira destaca a necessidade de múltiplas vozes e questiona quem tem autonomia na hora se expor na sociedade. 

Já em seu segundo livro, “Quem tem medo do feminismo negro?“(2018), Djamila aponta o silenciamento sobre o assunto e traz reflexões sobre a população feminina e negra.

Sua obra em destaque atualmente é o “Pequeno Manual Antirracista” (2019), que aborda contextos, críticas e orienta diálogos antirracistas em diversos cenários. O sucesso é tanto, que o livro está sendo aplicado como fonte de estudos em escolas pelo Brasil.

CONCEIÇÃO EVARISTO

Nascida em Belo Horizonte, Conceição Evaristo escreve poesia e prosa, com temas que abordam a discriminação de raça, gênero e classe. Entre seus títulos em destaque está “Olhos d’água” (2014). 

No livro, a autora foca na população afro-brasileira e traz uma narrativa sobre a pobreza e a violência urbana inserida na sociedade. Além de seus livros, Conceição ministra aulas em uma universidade federal e oferta cursos com temáticas que envolvem cultura, diversidade, literatura, entre outros.

Leia também: 5 cursos de pós-graduação em alta em 2021 

RYANE LEÃO

Para quem gosta de “poesia na lata” e desfrutar de textos que conversam diariamente com a gente, precisa conhecer a Ryane Leão. A artista escreve sobre relacionamentos, sentimentos, desapego, recomeços, preconceitos, autoestima e tudo o que seu senso poético permitir. 

 

Seus livros “Tudo nela brilha e queima”(2017) e “Jamais peço desculpas por me derramar”, (2019) reúnem uma sequência de seus textos, mas também é possível acompanhar diariamente seus conteúdos no Instagram. Já prepara o coração porque é um mais intenso que o outro!

CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Chimamanda Ngozi Adichie é um nome notável na literatura sobre feminismo e direitos das mulheres. A escritora e ativista nigeriana tem alcançado sucesso mundialmente com suas obras e palestras. 

Um de seus livros de grande impacto é o “Sejamos Todos Feministas” (2014), que aborda as causas e consequências de uma sociedade patriarcal, debatendo pontos como, por exemplo, o fato de existirem muitas mulheres que se “disfarçam” para não mostrarem seus pensamentos em confronto aos homens. Se você gosta de uma leitura mais desenvolvida, acompanhar as obras de Adichie será uma ótima escolha.

Você sabe quem foram os criadores do Google? 

ALICE WALKER

Provavelmente, você já ouviu falar, ou até mesmo assistiu, o filme  “A cor púrpura” (1985), mas você sabia que ele é uma adaptação do livro original de Alice Walker? A escritora renomada ficou conhecida mundialmente com a obra após ganhar o Prêmio Pulitzer de Ficção, em 1983. Walker é ativista e defensora não apenas dos direitos humanos, mas dos direitos de todos os seres vivos. 

Participa de movimentos de gênero, raça e debates contra o feminicídio. Se você ainda não a conhecia, vale a pena mergulhar em uma de suas obras potentes. Entre seus best sellers estão: “O Templo do Meu Familiar(1990), “Pela Luz do Sorriso do Meu Pai” (1998) e “Possuindo o Segredo da Alegria(1993) .

E você, já conhecia algum desses nomes? Conta pra gente nos comentários!

Aproveite e confira o curso de pós-graduação que mais combina com você e não perca a oportunidade de alavancar sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades