Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

AMAZON: CONHEÇA A HISTÓRIA DA GIGANTE DA TECNOLOGIA

mão aparentemente femininas segurando um amazon kindle, ao fundo é possível ver uma mesa com um livro em cima

É difícil encontrar alguém que, ao menos uma vez na vida, não tenha ouvido falar da Amazon. Seja pela sua loja online, pelo seu serviço de streaming ou mesmo por produtos como o Kindle, a gigante da tecnologia norte-americana é famosa no mundo inteiro e conta com milhões de clientes em todos os continentes.

Além disso, ela é considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia do mundo (ao lado de Google, Apple, Microsoft e Facebook) e frequentemente é reconhecida como a marca mais valiosa entre todas elas.

Atualmente podemos desfrutar de uma diversidade de produtos e serviços oferecidos pela Amazon, mas sua origem se deu de uma forma muito mais humilde, como uma livraria online. Seu fundador, o norte-americano Jeff Bezos, trilhou um longo caminho de desafios, conquistas e mesmo de fracassos até chegar ao topo do mercado de tecnologia, e sua história é para lá de inspiradora.

Hoje vamos apresentar a vocês a história da Amazon. Continue a leitura aqui, no Blog Portal Pós e se inspire com a trajetória de sucesso da gigante norte-americana.

AMAZON: A ORIGEM DO NOME

Para nós, brasileiros, é quase inevitável questionar a origem do nome Amazon e uma possível ligação com a Amazônia. O nome é uma referência direta ao Rio Amazonas, que serviu de inspiração por ser exótico (especialmente para os americanos) e um dos maiores rios do mundo. Tudo a ver com a ambição de Jeff Bezos em inovar e transformar sua marca em uma das maiores do planeta.

O CAMINHO ATÉ O TOPO

A Amazon foi criada em 1994, na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Seu fundador, Jeff Bezos, era um empresário que trabalhava anteriormente como analista financeiro na famosa Wall Street. Confiando no potencial do então recente mercado de vendas online da internet, ele decidiu criar o seu próprio negócio.

Bezos começou a Amazon na garagem de sua casa, com um investimento de apenas US$10 mil. No início, o site comercializava apenas livros. A escolha se deu pela facilidade em adquiri-los, empacota-los e enviá-los para qualquer destino.

Apesar de um começo humilde, não demorou muito para que a Amazon incomodasse as grandes redes de livrarias dos Estados Unidos. Com disciplina e um eficiente método de comercialização e entrega, as vendas da Amazon dispararam logo no primeiro ano da loja online.

Em 1997 a marca entrou na Bolsa de Valores. Em apenas 3 anos, ela passou a valer US$300 milhões. Com o sucesso, Bezos buscou consolidar e expandir seus negócios. Desta forma, a Amazon passou a comercializar CD’s, DVD’s, jogos eletrônicos, roupas e acessórios utensílios domésticos.

Em 1999, Jeff Bezos deu um novo e ousado passo, criando toda uma estrutura de marketplace que permitia que pessoas e empresas terceiras vendessem produtos usados em sua plataforma.

Logo chegaria o século 21 e a Amazon estava determinada a inovar. E assim a empresa continua até os dias de hoje, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação e serviços.

jeff bezos - fundador da Amazon de terno preto com camisa cinza enquanto fala aparentemente em uma palestra

NOS DIAS DE HOJE: O QUE É A AMAZON?

Se a Amazon começou a sua trajetória sendo uma livraria virtual para evoluir e se transformar na maior loja online do mundo – comercializando de tudo um pouco -, atualmente definir o seu segmento é uma tarefa um tanto complexa. A seguir, vamos conhecer as principais frentes de atuação da Amazon.

Loja Online

A Amazon nunca abriu mão de suas origens, e sua loja virtual é a maior e mais popular do mundo! Lá é possível encontrar e comprar praticamente qualquer coisa, e os produtos são comercializados tanto diretamente pela marca quanto por terceiros.

AWS – Amazon Web Service

Lançada em 2003, a Amazon Web Services foi idealizada e criada para ser um serviço de hospedagem para lojas e-commerces. No entanto, a AWS expandiu a sua frente de atuação e atualmente é a líder no setor de computação e armazenamento na nuvem.

Kindle e eBooks

A Amazon começou sua trajetória vendendo livros físicos e, anos depois, foi a responsável por difundir a cultura dos livros digitais. Conhecidos como eBooks, os livros no formato digital se popularizaram mundo afora e atualmente contam com milhões de adeptos.

Além disso, a marca conta com seu próprio leitor de livros digitais. O Kindle já está em sua 10ª geração e é o gadget mais popular de leitura, muito à frente de seus concorrentes.

Amazon Kindle em cima de uam superfície de madeira avermelhada

Amazon Prime Video e Amazon Music

A marca busca também se consolidar no mercado de serviços de streaming. A Amazon Prime Video é uma das principais concorrentes da Netflix e conta com uma biblioteca com milhares de filmes, séries e documentários.

A Amazon Music, por sua vez, é a resposta da gigante para o sucesso do Spotify. O serviço conta com cerca de 70 milhões de músicas que podem ser escutadas por um serviço de assinatura.

Alexa

Uma das assistentes virtuais mais populares em todo o planeta, a Alexa está disponível em alto-falantes inteligentes da marca e em algumas marcas de smartphones com sistema operacional Android. Além do inglês, a Alexa funciona em idiomas como espanhol, português, alemão, francês e japonês.

A AMAZON NO BRASIL

Ainda que criada na década de 1990, a Amazon chegou no Brasil apenas em 2012. Antes disso, era possível comprar pelo site americano da marca e importar alguns produtos.

Nos primeiros anos, a amazon.com.br comercializava apenas eBooks e o Kindle. Em 2016 chegou em terras tupiniquins o serviço de streaming do Amazon Vídeo, e no ano seguinte, a marca implementou o Marketplace no site brasileiro, que atualmente conta com uma enorme oferta de produtos.

PÓS-GRADUAÇÃO UNOPAR: PARA QUEM, ASSIM COMO A AMAZON, TAMBÉM AMA A TECNOLOGIA

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da Amazon? Reconhecida por ser uma empresa de tecnologia e inovação, ela conta com milhares de profissionais de áreas relacionadas às ciências exatas e à tecnologia. Sem eles, a Amazon jamais poderia inovar e conquistar o topo do mercado tecnológico.

Se você é um recém-formado ou profissional atuando no mercado de tecnologia, sabe muito bem sobre as oportunidades e desafios que esta área é capaz de proporcionar. Estar sempre atualizado para lidar com as novas tendências tecnológicas é a chave para uma trajetória profissional de sucesso.

Uma boa forma de atingir este objetivo é se especializar por meio dos Cursos de Pós-Graduação UNOPAR. Venha conferir nossa ampla gama de cursos, que conta, por exemplo, com a Pós-Graduação em Administração de Banco de Dados, e faça a sua inscrição. Conte com toda a tradição e excelência educacional da UNOPAR para ir mais longe!

Conheça nossas faculdades