Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL: UM EXEMPLO DE DEDICAÇÃO E PERSEVERANÇA

Atleta Profissional Negro Cabelo Crespo Bonito Vestindo Roupas Esportivas Se Preparando para correr

O dia 10 de fevereiro representa uma data muito importante para a sociedade. É neste dia em que celebramos o Dia do Atleta Profissional, uma das profissões mais admiradas e estimadas por todos nós. Afinal, o atleta profissional representa a realização de sonhos, a constante busca pela conquista e a superação de desafios.

A bem da verdade, muitas pessoas não idealizam a atuação de atleta como uma profissão, regulamentada e dotada de direitos e deveres. Especialmente quando nos espelhamos em grandes nomes do esporte, seja qual for a modalidade esportiva, é difícil fazermos a associação com a ideia de um “trabalhador convencional”. No entanto, o universo dos atletas profissionais é muito mais amplo, envolvendo um número muito maior de pessoas e modalidades que, muitas vezes, não possuem o alcance midiático de esportes como o futebol.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Mas o fato é que o atleta profissional é, sim, uma profissão – reconhecida pela Lei nº 9615 de 1998. Não faz muito tempo, de fato, mas essa lei transformou a realidade de muitos atletas no país, que passaram a ter um amparo na lei para garantir seus direitos. Além disso, com a lei, mais pessoas viram seu sonho de viver da prática esportiva poder tornar-se realidade.

ATLETA PROFISSIONAL: TRANSFORMANDO SONHOS EM REALIDADE

Para a maioria das pessoas, se tornar um atleta é, antes de mais nada, um sonho. Você provavelmente conhece alguém (ou talvez tenha sido o seu próprio caso) que sonhou em ser um esportista desde muito cedo. Essa é a história de muitos atletas profissionais atualmente: tudo começa com um sonho, um hobby ou diversão que se torna cada vez mais importante até que surge a oportunidade de transformar isso em uma profissão.

Fazer um sonho virar realidade demanda dedicação, esforço e sacrifícios. Isso tudo é uma verdade ainda maior para quem deseja ser um atleta profissional. Nosso país não conta com uma estrutura de apoio e incentivo para atletas na maioria das modalidades, e dar o primeiro passo rumo à realização deste sonho pode ser difícil. Nessa hora, a persistência é fundamental para manter a saúde física, mental e buscar apoio de pessoas e instituições dispostas a patrocinarem a sua jornada. Isso porque o dinheiro é importante para custear treinamentos, tratamentos, viagens e demais gastos intrínsecos à profissão de atleta. Mais uma vez: persistência é o caminho.

PÓS-GRADUAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE TAMBÉM PARA ATLETAS

Entre os atletas profissionais, há quem opte por seguir o caminho de uma graduação em cursos ligados à sua prática, como Educação Física e Nutrição. É uma alternativa que atrai cada vez mais pessoas, especialmente por ampliar os horizontes de atuação e aprofundar os conhecimentos acerca do próprio corpo.

Para esses atletas profissionais, a Pós-Graduação, especialmente a Pós-Graduação EAD e o MBA EAD, surge como uma possibilidade de dar continuidade aos estudos e se especializar ainda mais. A modalidade de Educação a Distância oferece a vantagem de poder realizar os estudos a partir de um cronograma próprio, conciliando com suas práticas esportivas. Outro ponto positivo é a chance de estudar de onde estiver, sem a necessidade de se deslocar diariamente para salas de aula.

Gostou do nosso conteúdo do Dia do Atleta Profissional? Se você deseja conhecer mais sobre a Pós-Graduação EAD, acesse o site do Portal Pós e fique por dentro de todas as opções de cursos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades