Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Inovação: a palavra de 2021 para impulsionar sua carreira

inovação

Muito além de se equipar tecnicamente, por meio de uma pós-graduação ou MBA que reforce o seu trabalho, desenvolver um perfil voltado para inovação e criatividade, pode ser a mola propulsora que faltava nas suas skills.

Ideias criativas, antecipação de problemas, olhar atento e mente questionadora: todas essas são habilidades de um profissional inovador. Não à toa, os mais variados nichos do mercado de trabalho têm buscado pessoas com este perfil para somar nas equipes, e assim, otimizar o andamento de projetos. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

De acordo com os especialistas, existem 4 principais perfis profissionais: comunicadores, executores, analistas e planejadores. Portanto, inovação é mais uma característica – que se manifesta de diversas formas nestes perfis – do que um perfil profissional propriamente dito. 

Entendendo a inovação como uma característica que pode ser adquirida ao longo da vida, separamos 3 hábitos que podem estimular o fluxo de ideias.

1. Google it: observe, respire e se inspire

A observação e aprendizagem são ferramentas poderosas para alcançar a inovação. Pode parecer que não, mas o hábito de observar ao redor nos ajuda a ampliar as possibilidades e referências. 

Antes de fazer uma entrevista de emprego, iniciar um novo projeto ou pedir aquela promoção, esteja munido das informações necessárias para ter um argumento embasado e diferenciado. 

Busque manter seu olhar atento desde os pequenos detalhes, como o formato das sombras com a luz do sol, até aos dados, pesquisas e contextos da sua área profissional. 

2. Na dúvida, questione

Com a informação adequada e um pensamento crítico é possível levantar questionamentos relevantes que podem fazer toda a diferença no resultado final de suas entregas. Isso vale também para sua experiência contínua de estudo: Desenvolva o hábito de questionar e se envolver com o processo de aprendizado, inclusive durante sua pós-graduação.

Leia também: Síndrome do impostor: como impedir que ela afete sua carreira

É importante identificar os problemas antecipadamente e traçar uma estratégia de ação. Por isso, ao menor sinal de dúvida, não hesite em perguntar – é a partir deste ponto que você estará pronto para propor novas soluções. 

Entender qual é o objetivo final e o próximo passo em direção a essa resolução é uma maneira de organizar os pensamentos e referências para extrair o produto final: uma ideia criativa, prática e tangível. 

3. Assuma uma postura única diante do mundo

Sair do óbvio, pensar em algo além do proposto, solucionar um problema que nunca antes existiu: é esse o espírito vanguardista que se deve adquirir para 2021 se quiser dar aquela guinada na carreira. 

Ainda há muito território a ser demarcado no “novo normal” e apenas com uma postura inovadora, que visa ampliar os horizontes e ir além do que já se tem, é possível essa conquista. 

Lembre-se sempre: o que é novo já está dentro de você. Basta o estímulo adequado para desbloquear de vez suas ideias. 

E você já pensou em atualizar seus estudos? Acesse o Portal Pós e conheça cursos que irão turbinar sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades