Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Lifelong learning: entenda o conceito do profissional do futuro

lifelong learning

Uma das principais características do profissional do futuro é a capacidade de acompanhar os movimentos de retração e expansão do mercado. Para isso, a ideia de aprendizado constante e não linearizado, ou seja, que foge do escopo tradicional e vai além do primeiro diploma de graduação, é indispensável. Foi dessa necessidade que surgiu o conceito moderno de “lifelong learning”. Entenda na prática como funciona e como você pode utilizá-lo para impulsionar sua carreira já.

O que é lifelong learning?

Em tradução livre, lifelong learning significa formação contínua ou aprendizado por toda a vida. Isso explica a raiz do conceito e se expande para além das salas de aula. Segundo a Instituição, “Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ)”, a essência do profissional desse tipo está em combinar aprendizados de hard e soft skills. Isso significa se atualizar constantemente sobre seus níveis de atuação por meio de cursos que vão além da graduação.  

Quando hard skills e soft skills andam juntas

Aplicar o conceito de lifelong learning significa olhar para seus objetivos de carreira com uma visão holística. Ou seja: se a sua intenção, por exemplo, é sair do nível operacional de uma empresa e atingir um nível de gestão, quais outras habilidades serão necessárias além de certificações de nível técnico? Talvez você precise desenvolver sua oratória, melhorar sua capacidade de resolução de conflitos de uma equipe ou até mesmo estudar sua postura em reuniões. 

Esse olhar sobre o aprendizado constante vai além do óbvio e é a chave para melhorar suas habilidades técnicas e comportamentais e aplicar o conceito de lifelong learning para acelerar seu processo de crescimento na carreira. 

Tenha acesso ao nosso guia de carreira e confira outras tendências do mercado

 

Os 4 pilares do Lifelong Learning

Para lidar com os novos desafios das flutuações do mercado, o profissional do futuro entende que precisa trilhar um caminho de aprendizado que favoreça também seu crescimento pessoal. É por isso que o conceito de lifelong learning se baseia em quatro pilares fundamentais: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser

  • Aprenda a conhecer

O lifelong learner é também um protagonista em sua vida acadêmica. Ele entende que não basta receber e reproduzir um pensamento, e se envolve ativamente com seus processo de estudo. 

Para isso, é necessário aprender a desenvolver autonomia, curiosidade e prazer pelo processo de aprendizado. Questione as informações que chegam até você, debruce-se sobre novos formatos de estudo e, principalmente, aprenda a reconhecer os contextos de aplicação real do que está estudando. 

  • Aprenda a fazer

O próximo passo, após se envolver ativamente com seus processos de estudo, é entender como aplicar isso na prática. Essa etapa é fundamental para ser um lifelong learner e envolve manifestar suas habilidades por meio de iniciativas, novos desafios, muita proatividade e desenvolvimento de suas relações interpessoais no trabalho. 

Para isso, é preciso combinar seus conhecimentos técnicos com soft skills necessárias como protagonismo, capacidade de resolução de conflitos e espírito empreendedor no ambiente de trabalho. 

  • Aprenda a conviver

Um dos pilares do conceito de lifelong learning é aprender a conviver com os espaços e com as pessoas que compõem seu ambiente de trabalho (ou de estudo). Lidar com as percepções e dores no dia a dia dos seus colegas é fundamental para desenvolver novas habilidades, inclusive em nível técnico. 

Troque percepções com outras pessoas, se interesse por novos processos e ferramentas e expanda seu olhar sobre as possibilidade de aplicação dos seus estudos considerando outras necessidades que não as suas. Isso te ajudará a sempre se manter como um aprendiz, em qualquer espaço em que você esteja. 

  • Aprenda a ser

A educação continuada proporciona também o desenvolvimento pessoal desse tipo de profissional. São pessoas que se aperfeiçoam e atualizam seus olhares constantemente e, por isso, conseguem adquirir maior autonomia e protagonismo de maneira natural em suas trajetórias. 

A nossa dica aqui é ir além da ideia de que você está em processo de aprendizado apenas para conseguir uma vaga, um certificado ou diploma. Interiorize a ideia de que cada conhecimento adquirido é um presente que você dará para você e que isso será efetivamente incorporado em todos os setores da sua vida. 

A importância do e-learning para aprendizado constante

O formato de ensino à distância é um propulsor do conceito de lifelong learning, uma vez que, para se manter em processo contínuo de estudo, é preciso adaptar as necessidades da sua carreira a uma rotina natural de ensino.  

A pós-graduação na modalidade EAD é um dos principais exemplos para quem deseja se manter atualizado constantemente e deseja definir seus próprios métodos e ritmos de aprendizado. Ampliar suas possibilidade de formação para além do diploma de graduação é o primeiro passo para ser um profissional lifelong learner

Você está pensando em continuar seus estudos? Acesse o Portal Pós e descubra o curso que melhor se encaixa em sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades