Ir para o conteúdo
Curiosidades

Desenvolva o protagonismo na vida acadêmica em 4 passos

Sentar em uma cadeira e aprender passivamente não faz parte do papel do aluno do futuro. E, se o conceito de protagonismo se consolidou como um soft skill importante no mercado, nos estudos ele é indispensável. Descubra em 4 passos como acompanhar essa tendência e desenvolver o protagonismo na vida acadêmica para se tornar o herói da sua jornada — dentro e fora da pós-graduação.  

O que significa ter protagonismo na vida acadêmica?

O conceito de protagonismo explica o papel ativo de uma pessoa na condução de sua trajetória. Ou seja, é o profissional ou aluno que se responsabiliza por sua evolução e não deixa seu desenvolvimento como dever de uma empresa ou instituição. 

Isso significa, na prática, ter uma visão desafiadora de si mesmo e um forte senso de autogestão. São pessoas que dificilmente se contentam com o status quo e operam como agentes de mudança em seus espaços de atuação.

Protagonismo na educação = sucesso profissional

O protagonismo é uma das soft skills mais procuradas pelo mercado. Isso acontece porque esse tipo de profissional tem uma postura de alto comprometimento com tomadas de decisão e desenvolvimento, o que eleva o nível de suas entregas. 

Uma das características que viabiliza sua performance é o entendimento de que seu percurso de aprendizado deve ser constante. Eles são também os Lifelong Learners, termo recentemente criado para categorizar os profissionais que nunca param de se aprimorar ou conquistar novas competências por meio da educação continuada

Isso significa trilhar uma jornada acadêmica constante, que vá além da graduação e que seja integrada com seus objetivos profissionais e também adaptável para as necessidades do seu dia a dia. 

4 passos para desenvolver o protagonismo nos estudos

O aluno protagonista é aquele que coloca seus objetivos como centro de suas tomadas de decisão. Ele entende que, se existe um objetivo, existe também um caminho e, por isso, desenvolve uma visão macro para sua trajetória. Esse tipo de estudante participa ativamente de seu processo de aprendizagem e é um questionador de modelos antigos. 

Descubra como se tornar um aluno de alta performance com essas dicas:

  • Se responsabilize por sua trajetória

Para possibilitar a educação continuada, a nossa dica é que você aprenda a considerar as variáveis do seu momento atual, sem perder de vista seus objetivos a longo prazo. Crie um planejamento para escalonar as etapas que deseja cumprir em seus estudos e não perca isso de vista nos momentos de tomada de decisão. 

Lembre-se: esse planejamento precisa ter um propósito bem definido. Por isso, ao decidir as etapas, responda sempre “por que?” e “como?”. Esse mapeamento te ajudará a enxergar os próximos passos. 

  • Busque autonomia sem perder o senso de coletividade

Para se tornar um estudante protagonista, é necessário que você desenvolva um forte senso de autogestão. Porém, por mais autônomo que você seja nos processos de estudo, a nossa dica para potencializá-los é não perder de vista o senso de coletividade.

Desenvolver protagonismo na vida acadêmica significa também entender como se integrar de maneira ativa aos ambientes de estudo. A troca, nesse caso, é indispensável para elevar sua performance de aprendizado. 

  • Traga o espírito empreendedor para a sala de aula

O aluno protagonista não é aquele que se senta em uma cadeira (ou à frente de um computador) e apenas atua como um receptor de informações. 

Comece a ver seu processo de ensino como um projeto e não apenas uma etapa para chegar em algum lugar. Desenvolva um senso crítico para analisar os contextos das informações que chegam até você e não deixe de promover debates relevantes e saudáveis que permeiam os assuntos do seu curso. 

  • Encontre uma modalidade de ensino que se adapte a você 

A educação continuada é um dos segredos desse tipo de aluno. Para atuar em alta performance, ele não se contenta em interromper seus estudos com uma graduação e está em constante processo de aprendizado. 

O segredo para integrar os estudos de maneira contínua é optar por formatos adaptáveis de pós-graduação ou MBAs. Dessa forma, você estará integrando seus estudos a sua vida e não o contrário. Existem opções que podem funcionar de maneira mais prática para o seu dia a dia, como a modalidade EAD ou uma Pós-graduação intensiva. O importante é criar um modelo de estudo que possa ser levado até o fim sem demandar um grande esforço de adaptação. 

Está pronto para se tornar um aluno protagonista? Descubra os cursos de pós-graduação ou MBA que podem impulsionar sua carreira! Acesso ao Portal Pós e confira as oportunidades.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades