Ir para o conteúdo
Você na Pós

Tudo o que você sempre quis saber sobre EAD

Lia Pinotti, 25 anos, era estudante de Administração num curso presencial. No entanto, com o passar dos semestres, começou a sentir que talvez aquela não fosse a escolha definitiva da sua carreira. “Apesar do conteúdo ser muito interessante, eu ainda estava namorando Turismo, que foi uma das minhas opções na época do vestibular. Resolvi começar o curso a distância para tentar levar junto com Administração até definir a minha vida profissional”.

blog banner desconto em pós-graduação

Essa flexibilidade é uma das maiores vantagens desse modelo. Se os objetivos tiverem prazos curtos para serem executados, o ead é a solução perfeita, pois é possível aliar com outros estudos, trabalho ou com a rotina parental, por exemplo.

Para quem busca essa saída, disciplina e organização são as palavras-chave. É possível equilibrar vários eventos em uma rotina, mas cada um deles deve ter horário definido para começar e fluir.

“Eu gosto de manter meu controle de aulas em uma agenda de papel e no calendário do meu celular. Alguns dias exijo mais de mim por conta dos trabalhos do meu curso presencial, ou quando tenho que estudar para as avaliações”, comentou a estudante.

Uma ajuda para sair na frente

Quem está disposto a estudar remotamente pode desenvolver uma expertise muito desejada no mercado de trabalho: a autogestão. Afinal, o conteúdo está a disposição do aluno durante todo o tempo, mas o que conta é como ele distribui as tarefas em harmonia com a sua vida.

“Eu não queria viver para estudar. Tenho um estágio em curso, além de projetos pessoais ligados ao teatro, que é a minha paixão. Eleger minhas prioridades diárias e dar a elas o tempo necessário me permite continuar vivendo uma vida tranquila”, completou Lia.

Presencial X online

Assim como os cursos tradicionais, as opções a distância seguem critérios muito rigorosos do MEC para que seja garantida a qualidade, e claro, para que o aluno, independente da modalidade em que esteja, tenha acesso a um conteúdo realmente transformador.

Os cursos ead tem a mesma validade e exigências muito próximas de um curso presencial. Tudo aquilo que a gente já conhece do formato tradicional.

Como ficam as conexões?

O networking é um assunto muito importante para profissionais de qualquer carreira. Fazer contatos e amigos, mostrar as habilidades e estar por dentro de oportunidades de trabalho e crescimento são essenciais para a evolução de uma carreira. Para quem é aluno a distância isso também é possível. Mesmo que você opte por um curso totalmente online, ainda vai poder frequentar o polo da sua instituição e interagir com outros colegas pessoalmente também, além de poder tirar dúvidas ou pedir auxílio para os tutores da unidade com total flexibilidade, online, cabendo a eles retornarem sempre que possível.

Dicas valiosas

Escolher uma especialização a distância pode ser uma boa pedida, principalmente para quem já está inserido no mercado de trabalho. Se você está cogitando se tornar um aluno remoto, confira essas dicas:

  • Como falamos acima, disciplina e organização em primeiro lugar. Lembre-se que você tem uma meta clara e só depende de você cumprir os steps para chegar lá. Anote, coloque lembretes no email para não deixar nem um dia estudos passar em branco.
  • Cuidado com as distrações. Procure um cantinho onde você consiga se concentrar para absorver as novas informações. Dê preferência a lugares silenciosos, iluminados, e claro, com uma boa internet.
  • Deixe as redes sociais para depois. A gente sabe que sempre tem muitas coisas interessantes acontecendo por lá, mas uma olhadinha pode virar uma hora perdida.
  • Mantenha contato constante com os seus professores e tire as suas dúvidas assim que elas aparecerem. Eliminar as prioridades é a melhor maneira de evitar o acúmulo de tarefas.

Quer investir na sua carreira e se especializar com uma pós-graduação? Conheça as nossas opções e programe-se para voltar aos estudos ainda este ano.

Conheça nossas faculdades