Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Qual a importância da educação continuada?

educação continuada

A educação continuada pode trazer grandes benefícios para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho. Com a competitividade em alta, quem se especializa sai à frente para conciliar demandas e estratégias impostas em posições de destaque. Além disso, quem espera ser promovido, ou mesmo testar novos ares em outra carreira, necessita de preparo e também de estar sempre atualizado.

Mesmo com as adversidades econômicas causadas pela pandemia do coronavírus, investir em educação pode ser a chave para levantar sua carreira. Em complemento, continuar os estudos proporciona a procura de novas oportunidades, bem como o crescimento pessoal e profissional. 

Por isso, o Portal Pós selecionou pontos sobre a importância da educação continuada. Confira!

O que é educação continuada

A educação continuada é um conceito que diz respeito ao indivíduo que busca especialização e está em constante processo de aprendizado. Com foco em crescimento profissional e pessoal, trata-se de uma das ferramentas mais promissoras para que esse engrandecimento aconteça.

Há casos, inclusive, em que a educação continuada é item obrigatório para o cumprimento e exercício profissional, como é o caso de professores, que devem seguir em especialização, conforme a posição que gostariam de ocupar no mercado de trabalho.

Em complemento, os benefícios em continuar os estudos são enormes:

  • Melhoria das habilidades pessoais;
  • Motivação contínua;
  • Aumento da autoestima por meio da valorização pessoal e profissional;
  • Mais capacidade de produção;
  • Exercício de trabalhar em equipe, auxiliando as pessoas diretamente e
  • Qualificação pessoal e profissional. 

Ascensão profissional

Complementar a graduação por meio de um curso de pós-graduação ou MBA, que direcione sua carreira, tornando-o especialista, pode abrir muitas portas, além de construir e fomentar o caminho objetivo para seu sucesso, independentemente de sua área de atuação.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Para o mundo dos negócios e empresas, ter pós-graduação ou MBA em gestão, por exemplo, pode facilitar a ascensão profissional, diante do aprendizado sobre o controle de processos, inovação e adaptação rápida às mudanças. Outro ponto positivo para quem continua a estudar é o networking praticado entre os pares de seu curso, mesmo que este seja na modalidade EaD.

Capacitação e educação continuada

A reciclagem de conhecimento obtida por meio da educação continuada eleva possibilidades de valorização no mercado de trabalho. Assim, o colaborador que opta por continuar seus estudos é muitas vezes bem visto aos olhos de seus superiores.

Além disso, esse colaborador exercita sua capacidade máxima de aprender constantemente e também ensinar aos outros colegas. A criatividade desenvolvida, bem como habilidades em resolver problemas estrategicamente, faz com que os afazeres sejam cumpridos da melhor maneira.

Outro ponto importante é que a educação continuada também colabora com o desenvolvimento de sua inteligência emocional, uma vez que proporciona autoconhecimento, autogestão, melhoria das relações interpessoais e motivacionais.

Você está pensando em continuar seus estudos? Acesse o Portal Pós e descubra o curso que melhor se encaixa em sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades