Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como colocar trabalho voluntário no currículo

Imagem Artigo Como colocar trabalho voluntário no currículo

Uma pesquisa da consultoria Delotite realizada em 2013 mostrou que quatro em cada cinco recrutadores se atentam aos trabalhos voluntários realizados pelos candidatos. Isso porque o trabalho voluntário pode ser uma experiência de desenvolvimento profissional muito relevante, além de demonstrar iniciativa, vontade de aprender e compartilhar, compromisso com a sociedade e com a capacidade de se comprometer com uma causa maior independente de retorno financeiro.

Mas, é preciso ressaltar que para um trabalho voluntário ser apresentado no currículo, ele precisa estar alinhado com as exigências da vaga e a cultura da organização. Por isso é tão importante incluir no currículo apenas trabalhos voluntários que te ajudaram a desenvolver competências relevantes para o cargo almejado e que são coerentes com os valores organizacionais. Se esses critérios forem atendidos, o trabalho voluntário pode se tornar o seu maior diferencial.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

No seu currículo você pode incluir o trabalho voluntário tanto junto com as demais experiências profissionais, quanto na seção de atividades complementares. Se você não tem muitas experiências profissionais e/ou o trabalho voluntário te ajudou a desenvolver diversas habilidades e competências, a melhor posição no currículo será junto com as experiências profissionais. Mas, se o trabalho voluntário realizado foi mais relevante em termos de seu crescimento pessoal é melhor colocá-lo junto com as demais atividades complementares.

Não esqueça de que o currículo deve ser enxuto, de no máximo duas páginas. Então, avalie a relevância do trabalho voluntário quando comparado a outras informações. E se você acabou de entrar no mercado de trabalho e não possui muitas experiências profissionais, o trabalho voluntário deve refletir sua postura proativa e a forma que encontrou de iniciar sua trajetória profissional.

O trabalho voluntário pode também ser uma forma interessante de preencher lacunas temporais no seu currículo caso tenha vivido algum período fora do mercado, mas realizando tarefas não remunerada que te mantiveram ativo e em constante desenvolvimento.

Outro ponto importante é incluir o trabalho voluntário em suas redes sociais, especialmente no LinkedIn. Muitos recrutadores utilizam essas redes para conhecer mais a fundo os candidatos e, caso fique muito extenso deixar todas as suas experiências no currículo, nessa rede o recrutador poderá ter acesso a todas as suas experiências.

Um último ponto de atenção: toda informação presente no seu currículo deve ser possível de ser comprovada. Então, se quiser que seus trabalhos voluntários sejam reconhecidos pelo recrutador, busque por declarações e documentações que comprovem sua dedicação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades