Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como fazer uma apresentação pessoal em um processo seletivo

Imagem Artigo Como fazer uma apresentação pessoal para processo seletivo

Uma apresentação pessoal é um momento do processo seletivo em que os candidatos contam sua história aos recrutadores que querem conhecer mais a fundo o perfil e potenciais de cada um. Esse momento é uma excelente oportunidade para que um candidato “venda” os diferenciais de seu perfil e indique para o recrutador porque é o melhor candidato para a vaga.

Mas como se sair bem na apresentação pessoal?

Antes de tudo, você precisa ter um bom nível de autoconhecimento. Sem se conhecer, dificilmente conseguirá falar bem sobre você. Por isso vale se dedicar em parar por um tempo para rever sua história e construir uma linha do tempo que justifique suas escolhas profissionais.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Na sua linha do tempo, explicite suas experiências, o que você aprendeu com elas, as habilidades que desenvolveu, responsabilidades que assumiu, erros que cometeu e o que aprendeu com eles, e suas principais conquistas. Tente também conectar uma experiência a outra e relacioná-las a seus objetivos de vida e suas características pessoais.

Depois de construir esse panorama geral da sua carreira, selecione o que você vai priorizar na hora de se apresentar para os seus recrutadores já que o tempo disponibilizado costuma ser bem restrito. Uma dica válida é ampliar e não repetir o que está no currículo, pois o recrutador já teve acesso a essas informações e poderia ficar repetitivo.

Outra dica é selecionar as informações que são mais relevantes de acordo com a cultura da empresa e a vaga em aberto. Deixe claro como poderá fazer a diferença, justifique porque escolheu aquele cargo e aquela empresa e como isso se conecta com sua história e objetivos futuros.

Já no momento da apresentação, lembre-se que sua história deve ser interessante e captar a atenção do recrutador. Preste atenção em toda a sua linguagem não-verbal, pois sua postura, gestos e expressões são grandes auxiliares para contar a sua história. Lembre-se também que o treino leva a perfeição. Então, conte sua história para você mesmo, várias vezes. Fazer isso em frente ao espelho ou para amigos e familiares pode te gerar feedbacks decisivos.

Por fim, fique atento ao tempo que terá para se apresentar e seja fiel a isso. Saiba priorizar as informações para não precisar falar muito rápido ou ultrapassar o tempo estipulado. Também vale lembrar que muitas empresas não exigem formalmente uma apresentação pessoal, mas, no momento da entrevista, podem pedir que você fale um pouco sobre si mesmo. Esteja preparado!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades