Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Jornada do profissional: o autoconhecimento e desenvolvimento na carreira

autoconhecimento e desenvolvimento

Dedicar-se ao autoconhecimento e desenvolvimento – pessoal e profissional, pode ser a chave de virada para o sucesso. Sem esses propósitos mais definidos, decidir entre carreiras, estudos, cursos e até mesmo pontos centrais e fundamentais da vida (moradia, emprego, entre outros) pode ser um fardo pesado. Além disso, a tomada de decisão equivocada sobre um curso na educação continuada, por exemplo, muitas vezes impacta negativamente em seu investimento de dinheiro e tempo. 

Por isso, o Portal Pós selecionou alguns pontos que devem ser levados em consideração, em momentos de decisão, para que esse autoconhecimento atribua valores positivos às suas escolhas e a seu desenvolvimento. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Desenvolvimento de capacidades

Descobrir quais são suas qualidades, bem como alcançar o conhecimento sobre suas capacidades faz parte do processo de se conhecer profundamente. Afinal, é por meio desses que podemos entender da melhor maneira quais são nossas dores, dúvidas, pontos de melhoria e o que devemos levar adiante, para escolher um curso de extensão em pós-graduação ou MBA, por exemplo.  

O exercício de se conhecer deve ser diário e praticado em diversas ocasiões. É válido, por exemplo, pensar na vida em geral e se questionar sobre o andamento de tudo o que te rodeia. Aqui, pontos importantes como carreira, família, aprendizados e coisas a aprender, complementam o ciclo do início do desenvolvimento dessas capacidades. 

Autoconhecimento emocional

Ao desenvolver seu autoconhecimento emocional você melhora a capacidade de leitura de si mesmo, além de entender e relacionar seus objetivos principais, metas, desejos e até mesmo as estratégias para cumpri-los. Por isso, a recomendação é que você pare para pensar no que te faz feliz. 

É claro que não somos felizes o tempo todo. No entanto, reconhecer as maneiras como você enfrenta mudanças, qual a hora certa para mudar e ainda procurar entender suas limitações é de extremo valor. Em complemento e igualmente importante, é avaliar internamente como você lida com as emoções e respostas negativas. 

Banner do e-book Lições de atletas para o seu desenvolvimento profissional

Autoconhecimento profissional 

O autoconhecimento e desenvolvimento profissional pode auxiliá-lo a entender quais são os pontos principais para que você conquiste o que deseja e o que possa engrandecer sua carreira. Assim, vale se atentar para o fato de que, muitas vezes, o único responsável por seu sucesso em sua carreira é você mesmo. 

Por isso, preste atenção a como você lida com sua confiança interna e o quanto essa mesma confiança é percebida por seus colegas ou superiores. Além disso, vale criar propósitos, fundamentados em realidade. Está pensando em fazer aquele curso que poderá te ajudar para sempre? Veja o que cabe em seu bolso e o que pode levantar você profissionalmente.

Com a autoanálise e propósitos definidos, o processo de escolha torna-se mais fácil, podendo ser um fator complementar para seu crescimento. Vale lembrar que todo esse processo é recheado de determinação, foco, paciência e vontade de crescer naquilo em que você investe. 

Como praticar o autoconhecimento e desenvolvimento

Entender quem você é pode ser o primeiro passo. É claro que essa questão não é tão simples, e tampouco pode ser acelerada, trata-se de um processo altamente pessoal. No entanto, alguns pontos podem ajudá-lo nessa empreitada para se conhecer. Veja só:

  • Atente-se a seus pensamentos;
  • Se necessário, faça algum tipo de terapia;
  • Construa uma linha do tempo de sua vida;
  • Pratique exercícios que envolvam a mente e o corpo;
  • Não caia na autossabotagem;
  • Relacione o que é passível de mudanças a pequeno, médio e longo prazo;
  • Entenda que cada ser humano tem seu próprio tempo e não se cobre demais. 

Gostou do texto sobre autoconhecimento e desenvolvimento? Deixe seu comentário aqui no Portal Pós e aproveite para conhecer cursos de pós-graduação e MBA.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades